quarta-feira, 10 de setembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Mufasa: O Rei Leão - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Hoje trago a história de Mufasa. 






A HISTÓRIA 

Simba e Nala tem uma filha chamada Kiara. Enquanto Nala está em um oásis para dar a luz, Simba pede a Timão e Pumba que cuidem da filha. Rafiki aparece e para entreter Kiara, conta a história de Mufasa, seu avô.

Mufasa e seus pais estão em busca do mítico Milele, mas uma enchente os separa e Mufasa é arrastado para longe. Em uma área pantanosa, Mufasa é salvo por Taka, um filhote da realeza, mas ao tentar sair da água, são atacados por crocodilos. Eshe, a mãe de Taka, os salva e ouvindo a triste história de Mufasa, decide criá-lo, embora Obasi, o rei, seja contra abrigar desgarrados. 

Assim, Mufasa é criado por Eshe e aprende a arte da caça, enquanto Taka é treinado para ser rei, ou seja, não fazer nada. Durante uma caçada, Eshe e Mufasa são atacados por leões brancos e para defender Eshe, Mufasa mata um deles. Acontece que o leão era filho do temido Kiros, líder dos exilados. Este jura vingança pelo filho e ataca o bando de Obasi. Sendo grato pela coragem de Mufasa ao defender Eshe, ele ordena que ele e Taka fujam. 

No caminho encontram Sarabi,  outra vítima dos exilados e juntos partem em busca de Milele. Eventualmente acabam encontrando Rafiki que os incentiva em encontrar Milele. Porém, os exilados não desistem e partem atrás do bando. Em um determinado momento, Taka trai o grupo e são atacados quando chegam ao destino. 









Ano de lançamento 2024

Duração 1h 58m

Direção Barry Jenkis



Trailer 





Minhas divagações 

Depois de críticas cruéis ao Rei Leão, dessa vez tentaram colocar mais expressões nos animais. No entanto, não vi muitos sentido fazer uma Live action quando os animais não são verdadeiros. Acredito que se fosse uma animação a história de Mufasa, teria sido tão emocionante quanto a história de Simba. 

Mas já que temos essa Live action, vamos falar sobre. Não tinha nenhuma expectativa ao iniciar o filme e qualquer empolgação que tivesse se desvaneceu quando começaram a cantar. Quem me acompanha sabe que não sou muito fã de musicais. Confesso que as partes cantadas eu avancei. Então, se tinha alguma informação importante ali, eu perdi. Mas não me arrependo. 

Apesar de todos os efeitos visuais serem belíssimos, pelo menos eu achei, vi ainda algumas críticas negativas sobre a obra. Nem li muitas porque minha opinião não iria mudar. A jornada de Mufasa foi meio óbvia,  embora eu acreditasse que ele e Scar eram irmãos de sangue. Talvez eu tenha esquecido esse detalhe. Preciso rever a animação do Rei Leão, embora eu duvide que tenha alguém que não chorou com a cena de Simba e seu pai. 

O ponto positivo, foi conhecermos como foi a vida de Mufasa e entender mais a inveja de Scar sobre ele. Mesmo sendo filho de um rei, infelizmente ele não teve os ensinamentos corretos e por isso acabou perdendo Sarabi e seu posto de rei. Já Mufasa conseguiu esse posto sem muito esforço e ele nem queria na verdade ser Rei. 

O ponto negativo, foi que, por mais que gostasse de Timão e Pumba nas animações, me perdoem, mas achei eles muito insuportáveis. Mas só aqui. E não que o Pumba seja fofinho, mas aqui ele estava feio demais. Se eles aparecessem só no início e no final, porque a história não envolvia eles, teria sido melhor do que ficarem pausando a história para eles ficarem aparecendo fazendo coisas nada a ver. E, algumas vezes eu não sabia quem era quem, entre Mufasa e Taka. Embora as vezes dava para notar uma sutil diferença. 

Dito isso, apesar de histórias distintas, Simba e Mufasa tiveram jornadas parecidas. Mas enfim. Achei que seria pior, mas até que gostei, tirando a parte musical. 


Nota pessoal 8/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário