Olá Divosos do terror. Estamos quase chegando no fim da minha maratona de Halloween. Esse ano foi meio atrasado mas não poderia deixar de ver meus filmes de terror que aguardo o ano inteiro. Hoje trago esse filme que me surpreendeu.
A HISTÓRIA
Manoel presenteia sua esposa Altair com um filhotinho de cachorro e passa a documentar vários momentos de seu dia a dia em família. No entanto, aos poucos coisas estranhas passam a acontecer, como uma chuva de pássaros negros que acabam mortos ao redor da casa, o desaparecimento do filhotinho, mas o pior de tudo é o comportamento de Altair, que passa a dizer que tem sonhado com anjos e seu comportamento fica completamente estranho. Sem saber o que fazer, Manoel pede a seu amigo Callahan para lhe ajudar ficando em sua casa gravando tudo em video o que achar importante. Com o comportamento de Altair piorando, Manoel pede ajuda de sua cunhada Tere, que inicialmente não quer se envolver nos problemas do casal, mas depois acaba revelando coisas do passado de Altair quando criança que pode explicar o que está lhe acontecendo agora.
Ano de lançamento 2016
Duração 1h 22m
Direção Victor Dryere
Elenco Diana Bovio, Rolando Breme, Guillermo Callahan, Blanca Alarcón
Trailer
Minhas divagações
O maior desafio desse filme, foi não ter encontrado em português, então assisti em espanhol e dessa vez nem legenda tinha, então, pode ser que algumas coisas eu tenha deixado passar. Mas, o filme em si foi muito interessante. O tipo da filmagem foi o chamado Found footage, que já falei sobre como A Bruxa de Blair, Rec e o mais recente que vi Perdidos. São tipo de filmes gravados com câmeras como se os protagonistas estivessem fazendo suas filmagens caseiras e de algum modo desapareceram, sendo as filmagens encontradas depois. A possessão de Altair tem um toque diferente por ter sido filmada em 8mm.
Acompanhamos o casal em sua rotina feliz até que, inesperadamente Altair tem seu comportamento mudado, ficando mais calada e fazendo coisas estranhas. Não nego que esse tipo de filmagem dá uma agonia e um pânico tremendo, porque a cena não pega o local todo, então, quando a pessoa filmando passava pelos lugares tecnicamente assombrados, eu ficava apreensiva esperando um jump scare. A conclusão não foi grande coisa e confesso que me faltou maior entendimento da história, pois ainda fiquei com algumas perguntas na cabeça. Mas, no geral, foi um filme tenso e aterrorizante.
Achei Manoel bem corajoso, pois mesmo sabendo das coisas estranhas e assustadoras que acontecia com Altair, ele ainda dormia tranquilamente ao seu lado e em qualquer situação que precisasse ele estava ao seu lado. Eu teria medo até de tocar na pessoa. Callahan em muitas ocasiões foi bem medroso, mas teve seus momentos surpreendentes.
Como a história é contada sob o ponto de vista de Manoel, sabemos o que ele foi descobrindo com a cunhada e o que ele passava ali com Altair. Teve momentos realmente assustadores e a atuação fez parecer ser muito real. Parecia mesmo uma filmagem caseira encontrada depois. Imagino que fica perguntas sem respostas porque esse tipo de filmagem não trás a história contadinha, pois vamos acompanhando os acontecimentos com Manoel. Assim como ele está descobrindo as coisas, descobrimos pouco com ele. Eu, precariamente entendi que Altair já havia passado por isso quando criança, mas o que desencadeou isso novamente ou o por que de ter acontecido antes, fiquei sem saber. No entanto, nada que estragasse a terrível experiência. A ambientação para os anos 70 está incrível. Talvez o final não seja o esperado e não agrade a todos, mas acho que é o padrão para esse gênero.
Acho que as plataformas poderiam investir mais em filmes assim, de outras culturas, as vezes é surpreendente. E o terror em cada país tem seus próprios demônios. Mas enfim, recomendo pela experiência. Eu achei no YouTube para ver.
Nota pessoal 8/10






Nenhum comentário:
Postar um comentário