segunda-feira, 24 de novembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Crimes que abalaram o mundo - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Hoje trago um doc sobre alguns crimes que chocaram a população na época em que ocorreram. 






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Histórias de crimes chocantes, conheça alguns que compõem esse documentário.


1- Andrea Yates

Andrea, que aparentava ser uma mãe feliz, mata seus cinco filhos afogados na banheira da residência em 2001. O filho mais velho percebe que há algo errado e tenta fugir, mas não consegue. Foram quatro meninos e a mais nova, uma menina de seis meses. Durante o julgamento foi descoberto que ela sofria de depressão pós parto além de ter sido diagnosticada com psicose pós parto. Durante seu julgamento, a acusação queria a pena de morte, mas ela foi sentenciada a prisão perpétua e no seu segundo julgamento foi inocentada por insanidade, sendo internada em uma clínica para tratamento mental. Em seu interrogatório, Andrea alegou que fez isso para salvar seus filhos do inferno. 


2- Atentado ao Parque Olímpico em Atlanta

Nos jogos Olímpicos de 1996, um segurança encontra uma mochila suspeita e evacua a área, no entanto, a bomba ainda explode e fere várias pessoas. Ele é considerado um herói, passa a dar entrevistas, sua vida é investigada e de repente, de herói passa a ser um suspeito. A casa onde mora com a mãe é revistada pelo FBI, a mídia já o pontuava como potencial suspeito e no final, sem provas Jewell foi deixado de lado, embora sua vida fosse destruída pelas falsas acusações. Somente em 1997 em outro atentado semelhante que um novo suspeito aparece e em 2003 o verdadeiro culpado é preso.


3- O Julgamento da Escola Infantil McMartin

Foi um processo judicial na década de 1980, envolvendo uma escola de educação infantil, tendo 115 acusações de abuso sexual contra menores. Em 1983, a mãe de um dos alunos da instituição relatou a polícia que seu filho havia sido abusado por seu ex-marido que trabalhava na instituição. Todos os sete funcionários da escola foram presos e investigados, mas cinco deles acabaram sendo liberados. Peggy e Ray McMartin, foram julgados e absolvidos em 1990. Devido a grande atração da mídia, o caso acabou levando a histeria coletiva e pânico moral.


4- Os irmãos Menendez

Lyle e Erik Menendez ligam para a polícia dizendo que encontraram os pais mortos em casa. Depois de alguns meses, os dois são presos acusados de terem matado os pais. Durante o julgamento a reviravolta acontece quando a defesa alega o motivo: os irmãos sofriam abusos por parte de pai e a mãe sabia mas não fazia nada. Diante disso, mataram os dois pois acreditavam que era legítima defesa. Embora a acusação sobre abusos terem desencadeado os assassinatos, por lei, tirar a vida de outra pessoa ainda é crime, ainda mais que os irmãos planejaram em detalhes como fariam. Foram considerados culpados, mas a questão ainda gerou controvérsias se seriam condenados a pena de morte ou prisão perpétua. 


5- Selena

Selena, foi uma cantora de origem mexicana, que no auge do seu sucesso, foi morta por sua amiga, fã e gerente de suas butiques Yolanda Saldívar. No dia do ocorrido, Yolanda atrai Selena para um motel e atira nela. Enquanto Selena foge e pede socorre, Yolanda se tranca em seu carro e passa mais de sete horas ameaçando se matar. Depois de muita conversa, cansada, Yolanda decide sair do carro e é presa. Apesar de confessar ter atirado em Selena, nunca revelou seu verdadeiro motivo.


6- O Julgamento da Babá

Louise Woodward, 19 anos, inglesa, foi para os Estados Unidos trabalhar como au pair, onde jovens prestam serviços domésticos em troca de casa e comida, enquanto estudam no país. Louise foi para a casa da família Eappon e cuidava do filho mais novo Mathew de 9 meses. Após 3 meses na casa, o acidente acontece. Louise liga para a emergência pedindo socorro para Mathew. Após exames e uma cirurgia de emergência, foi constatado uma lesão antiga de três meses atrás e recentemente foi sacudido violentamente causando o trauma. Louise foi presa acusada de matar Mathew, mas após cumprir alguns meses foi liberada. 


7- Patty Hearst

Vinda de uma família rica, na década de 70, foi sequestrada por ativistas do exército Simbionês de Libertação e após dois meses presa, sofreu lavagem cerebral se juntando a causa de seus sequestradores. Patty foi pega pelas câmeras de segurança do banco Hiberna segurando uma arma. 


8- Rodney King

Em 1991, Rodney foi parado por policiais e espancado mais de 50 vezes com socos e chutes, sendo filmado por um civil que depois mandou as imagens para uma emissora de TV. As imagens causaram fúria pública e após o julgamento, três dos quatro policiais que agrediram Rodney foram liberados. Então começou o Distúrbio de Los Angeles em 1992, pela minoria indignada por questões raciais resultando em seis dias de tumulto, revolta e agressões, terminado com 63 pessoas mortas e mais de 2 mil feridas. 








Ano de lançamento 2020

1 Temporada 8 Episódios 



Trailer 





Minhas divagações finais 

Documentários de crimes são interessantes pelo lado emocional do ser humano. Alguns crimes são extremamente brutais, como a mãe que matou os próprios filhos e os filhos que mataram os pais. Porém, alguns crimes, mesmo com a severidade dos casos, alguns cumprem alguns anos de prisão e logo são liberados. É complicado julgar alguns casos, porque dependendo, o criminoso tirou a vida de outra pessoa mas para a família da vítima, não há justiça quando o criminoso sai em liberdade algum tempo depois. Para mim foi o caso da Babá que achei extremamente estranho e ficou aquela questão se ela realmente teve intenção de matar o bebê. O fato é que ela cumpriu pena de alguns meses e logo foi liberada. Pesquisando descobri que casou e teve seu próprio filho. 

E no caso da mãe que matou seus filhos? Acho que o marido errou em insistir em ter mais filhos quando ela já havia sido diagnosticada com depressão pós parto. Mas o pior foi ela alucinar dizendo que seguiu ordens de um pastor que dizia em seus cultos que as crianças deveriam morrer antes de completar 10 anos para serem salvas e irem para o paraíso. 

Já o caso da escola infantil, acredito que a ex mulher iniciou a acusação por algum motivo pessoal contra o ex marido e acabou criando aquele circo todo, e pelas filmagens acho que as crianças foram induzidas sim, a dizerem que foram abusadas na escola. E como sempre, a mídia arma o maior circo em torno disso e as investigações acabam sendo prejudicadas pela opinião pública. O mesmo que aconteceu com o segurança do atentado Olímpico em Atlanta. De herói virou suspeito, porque a mídia começou a especular suas atitudes depois que ficou famoso e passou a aparecer na TV. No fim, ele realmente era inocente.

Já o caso dos irmãos Menendez, é bem conhecido pela brutalidade dos assassinatos. No Brasil também teve um caso que ficou bem famoso que foi o da Richthofen, que também armou para matar os próprios pais. Pelo menos eles ainda seguem presos. Até onde eu saiba.

A Selena, apesar da criminosa confessar ter a matado, nunca revelou o motivo, mas talvez pode ter sido por inveja, ciúme ou dinheiro. Há várias camadas quando um famoso confia demais em alguém desconhecido que de repente de fã, vira agente e melhor amiga. O caso da Patty foi o mais sem graça possível, sem mencionar que foi completamente estranho. De família rica, ela é sequestrada e depois de dizerem que "sofreu lavagem cerebral", de vítima vira bandida?  Foi um caso muito estranho. 

Já o do Rodney, é muito triste saber que mesmo depois do que lhe aconteceu, isso volta a se repetir da mesma forma. Não há movimento que possa mudar os racistas, ainda mais quando são policiais brancos. São todos crimes que aconteceram nas décadas de 80,90 e que continuam acontecendo. Infelizmente o ser humano é a pura maldade desse planeta. Porém, por ser um documentário que explora vários casos diferentes por episódio, ainda assim achei que não foram muito bem trabalhados. É apenas um resumo bem simplificado dos casos que acharam mais chocantes para o doc. 


Nota pessoal 8/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário