quinta-feira, 13 de novembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Post Mortem: Fotos de Além - Divagando Sempre

 

Olá Divosos do terror. Hoje trago esse filme Húngaro que retrata uma prática usada há muito tempo... porém, aqui, capta algo maligno. 






A HISTÓRIA 

Próximo do fim da Primeira Guerra Mundial, Tomas, foi considerado morto e jogado em uma vala comum, no entanto, um soldado mais velho vê que ele ainda está vivo e o retira de lá. Seis meses depois, Tomas trabalha como fotógrafo junto a uma caravana itinerante onde o soldado mais velho que lhe salvou conta a sua história para ganharem dinheiro. Tomas tira fotos de familiares enlutados lhes oferecendo a chance de uma última foto com seu ente querido falecido. Assim ele conhece Anna, que vê seu trabalho e lhe pede para ir visitar sua vila, onde está cheia de mortos. 

Tomas a reconhece como a imagem que viu de uma garota quando foi encontrado morto e acha que voltou a vida por ela. Ao vê-la ali, viva, ele decide deixar a caravana e vai até o vilarejo da menina. Anna tem 10 anos e é órfã, morando com sua tia doente. Em sua vila, houve muitas mortes devido a uma doença e com o frio, o solo congelado, não teve como enterrarem os mortos. Ao chegar no local, Tomas sente a hostilidade das pessoas e o medo que paira no local. 

Inicialmente Tomas faz seu trabalho, mas conforme vai revelando as fotos, vê vultos atrás das pessoas vivas e começa a ouvir barulhos estranhos. Ninguém sabe o que está acontecendo ou de onde vem essa energia sinistra. Tomas e Anna passam a investigar mas cada vez mais, os vultos vão ficando agressivos atacando as pessoas e causando mais mortes. O povoado fica dividido entre o medo do desconhecido e a crença de que Tomas trouxe o maligno com ele. Receoso por sua vida e devido a hostilidade, ele tenta ir embora mas volta por Anna e juntos continuam a investigar o que está acontecendo na vila. 









Ano de lançamento 2020

Duração 1h 56m

Direção Péter Bergendy

Elenco Viktor Klem, Fruzsina Hais, Judit Schell



Trailer 




Minhas divagações

Eu, particularmente gostei demais dessa obra. Esse terror Húngaro foi muito melhor que alguns estadunidenses que estamos acostumados a ver. A vila em si já trás um ambiente desolado e sinistro. Talvez pelo frio, o clima já ajuda no isolamento das pessoas e no mau humor. A hostilidade contra Tomas, uma pessoa que veio de fora, chega a ser revoltante mas também compreensivo. Não sabemos o que foi falado sobre sua estadia ali. Seu trabalho, no minimo peculiar, já dá mostras de algo não natural. Se bem que, antigamente essa prática, por mais mórbida que seja, era normal, mesmo que dividissem crenças e opiniões. 

Anna foi uma personagem no mínimo curiosa. Por que ela apareceu como visão para Tomas? Por que no final ela foi com ele? Qual era o problema da cidade? Por que era assombrada por espíritos raivosos? Não entendi muito bem essa origem dos espíritos mas ter nos mostrado eles como vultos, para mim, foi bem assustador. Confesso que fui ver algumas críticas e para variar muita gente não gostou da obra. Vi vídeos de gente aconselhando a não perder tempo assistindo. Bom, por mais que eu não goste de um filme, eu posso até não recomendar, mas aconselho a ver mesmo assim, pois cada um tem sua opinião. 

O relacionamento de Tomas e Anna para mim, até então, era tipo pai e filha ou irmãos, não tinha visto nada demais ali, até ler comentários dizendo sentirem nojo do relacionamento dos dois. Não vi nada demais que demonstrasse algo nojento. No caso das perguntas em aberto, foi o que disse antes, não respondeu muita coisa não explicou nada na verdade. Mas, ainda assim foi algo diferente do qual estou acostumada. Eu achei que se teve alguma intenção de romance ali, foi da mulher que salvou Tomas. Na verdade, eu pensei que o tempo todo somente o Tomas via Anna, como ela havia aparecido para ele quando "morreu", pensei que ela estava o atraindo para a vila, para libertá-la de alguma maldição ou espírito maligno. Essa parte dela ter aparecido para ele ficou meio a desejar mesmo. 

Quando começaram a investigar perguntando a alguns moradores sobre o que teria causado essas assombrações e uma delas conta sobre uma espécie de ritual, achei que ia partir daí e que a tia doente da Anna tivesse a ver, já que no final aconteceu aquilo. Não nego que no quesito roteiro deixou muitas pontas soltas, mas, ainda assim foi instigante, embora o final possa ser meio decepcionante, mas a curiosidade para descobrir o que estava acontecendo, conseguiu me manter assistindo para chegar até o final. 

Por mais que algumas coisas possam ser meio duvidosas, foi interessante e um pouco tenso. Recomendo ver e tirar suas próprias conclusões, da minha parte, achei satisfatório. 


Nota pessoal 8/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário