Dica de Destaque

Três dias que mudaram tudo - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2023

1 temporada 8 episódios 



Sinopse 

Baseada nos eventos reais que ocorreram na usina nuclear de Fukushima Daiichi, no Japão, em 11 de março de 2011. Após um terremoto e um tsunami, a usina sofreu um colapso e os funcionários lutaram para evitar um desastre nuclear. A narrativa é centrada no gerente da usina, Masao Yoshida, e sua equipe, que enfrentaram desafios enormes para estabilizar o reator.

Trailer 



Imagens 







DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

A história 

11 de março de 2011, um forte terremoto abala o Japão. Se não fosse suficiente, um tsunami surge e se a destruição já não bastasse, a usina nuclear de Fukushima sofre abalos perigosos devido ao Tsunami. 


Minhas divagações finais 

A pergunta: onde você estava quando aconteceu o terremoto/tsunami/vazamento da usina nuclear do Japão em 2011? Posso responder com toda a clareza pois esse dia ficou marcado para sempre. Grávida de 7 meses, acabava de retornar ao Brasil e via a notícia que encheu meus olhos de água. Apenas um dia depois de voltar do Japão, sofrendo ainda as diferenças de horário, o clima, as pessoas e via a notícia na TV.

Como acabei de ver a série Chernobyl, já sabia os perigos que o vazamento da usina poderia causar. Só fiquei pensando em como o ser humano não aprende nada com as tragédias anteriores né... 

A série japonesa não é bem um documentário de como aconteceu, mas sim como Chernobyl, é uma série inspirada na história real. 

Talvez para dar um toque mais humano introduziram na história, personagens que nos cativam e nos emocionam diante dessa tragédia. Ainda que em Chernobyl, ainda me questiono sobre a utilidade da mulher do bombeiro hahaha 

A questão em desastres naturais é que é algo que não tem como evitar, como terremotos, furacões e tsunamis. Mas, a questão da usina é que teve todo um despreparo para um evento catastrófico desses por ser algo inimaginável. Mesmo o país tendo um maior preparo para essas eventualidades, não esperavam a sequência de calamidades que viria. 

Assim como no caso de Chernobyl, o governo age primeiramente pensando nas consequências políticas. Os funcionários da usina que faziam o pior trabalho, que era tentar conter o vazamento da radiação mesmo que precisassem se expor à  ela. 

E como todo dorama japonês, a história teve picos de drama emocionantes, como os dois jovens que ficaram desaparecidos desde o início do tsunami sendo encontrados quase no final... enquanto a família esperava por notícias preocupados, a internet bombava com comentários e teorias absurdas sobre os dois jovens desaparecidos. 

Também teve o momento controverso entre a equipe que comandava de fora os funcionários dentro da usina entre o primeiro ministro. Que achei que foi interpretado perfeitamente porque teve horas que o ódio por ele foi difícil de controlar...

Também teve os momentos emocionantes entre voluntários ou funcionários escolhidos para continuarem o trabalho na usina enquanto a maioria era evacuada. Se existe realmente essa política lá de os mais velhos se sacrificarem para os jovens darem continuidade à vida não faço ideia, mas foi bonito. Eu sei que a educação lá é completamente diferente do Brasil, mas como todo ser humano, ninguém é perfeito... 

Com essa série entendi mais porque é construída essas usinas nucleares, embora Chernobyl tenha sido um exemplo de se evitar esse tipo de usina, foi uma fatalidade também a de Fukushima. Embora a de Chernobyl foi claramente erro humano. A do Japão também teve erros embora a natureza tenha colaborado um pouco ali. Mas ficou claro como de todo o material que eles dispunham ali, o mais importante ninguém fazia ideia de como proceder...

Obviamente nos arredores da usina, ainda pode demorar décadas para ser descontaminada e embora houve milhares de mortes causado pelo tsunami, não houve tantas vítimas por radiação. Nessa parte, a série Chernobyl foi bem mais forte, pois os infectados e as mortes foram bem mais altos. 

Chernobyl e Fukushima agora são palcos para curiosos e youtubers irem nas proximidades investigarem o que restou das casas abandonadas. Sei disso porque eu vi vídeos desses curiosos hahaha

O que me lembro mais da época foi o tsunami que não parava de mostrar a água invadindo a cidade e levando tudo... então não me recordava da gravidade da usina. Não sei se por ser em uma época mais atual, não senti tanto mal quanto vendo a série Chernobyl. Acredito que naquela época os equipamentos de proteção não eram tão eficazes quanto os de hoje e várias pessoas foram indevidamente expostas causando mortes ou doenças no futuro. 

Algo dessa magnitude nunca é divertido de se ver, seria mais como uma aula de história. Recriar esses momentos através de relatórios ou depoimentos dos envolvimentos foi perfeito. Só vemos as notícias através da mídia, que já sabemos que são exagerados, mas ver como foi internamente é outra história. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários