segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

[Review/crítica pessoal] It: Bem-vindo à Derry (episódios 3 e 4) - Divagando Sempre

 

Olá Divosos do terror. A maratona de Halloween acabou mas a série tão temida ainda não. Seguindo com os episódios 3 e 4, conhecemos um pouco mais sobre os poderes de Hallorann e a história sombria que envolve Pennywise. 






A HISTÓRIA 

Derry, cada vez mais sombria. Quem sai da cidade, eventualmente esquece tudo sobre ela, foi assim que aconteceu com Francis, um garoto de 12 anos que morava com seu pai e conheceu um circo sinistro, mas também fez uma amiga. Vivenciou horrores na floresta mas acabou se mudando com o pai e esquecendo Derry. Mas, agora como General do exército, a frente de uma operação secreta, ele foi capaz de lembrar de Rose...


Episódio 3 

Agora você o vê 

Lily sai de Juniper Hill e tenta se acertar com Ronnie, pois se sente culpada pela prisão de seu pai. No entanto, elas precisam de provas do que viram no cinema para Lily não voltar para Juniper Hill. Elas então pedem a ajuda de Will, que pode saber como revelar fotos. O plano é tentar fotografar a coisa que pegou os amigos no cinema. Rich, que é amigo de Will, diz que sabe um ritual para chamar espíritos e eles tentam fazer isso, mas inicialmente acaba sendo um fracasso, até que são atacados. Enquanto isso, o General Shaw recruta Leroy e Pauly para seguirem com a missão e levar Dick Hallorann em busca de um novo local de escavação mas procurando no ar. Enquanto pilotam, Dick tenta visualizar o local entrando em transe e traumatizando os pilotos. 


Episódio 4

O grande aparato giratório do funcionamento do nosso planeta

Mesmo com as fotos, óbvio que o chefe de polícia não acredita nas crianças. Charlotte encontra as fotos nas coisas de Will e ele conta a verdade para ela. A seu modo, ela tenta ajudar Hank e descobre onde ele estava na hora do desaparecimento das crianças no cinema e isso de qualquer forma não é favorável para ele. Marge tenta emboscar Lily a mando das meninas e acaba vendo coisas e Lily mais uma vez é pega no meio de alucinações. General Shaw prende Taniel e Dick entra em sua mente descobrindo coisas do passado.











Ano de lançamento 2025

Temporada 1 episódios 3 e 4

Elenco e detalhes dos primeiros episódios veja aqui.



Trailer 






Minhas divagações 

O diferencial da série, como disse nos dois primeiros episódios, é os adultos mais envolvidos na história. No filme mais atual de It, as crianças resolviam as coisas sozinhas pois sabiam que os adultos não poderiam ajudar porque não viam as coisas como elas. Lily foi muito ingênua em procurar a polícia na sua ânsia de ajudar o pai da Ronnie. Talvez, a única que possa fazer isso, seja a mãe de Will. Em contrapartida, seu pai está envolvido em um trabalho que talvez possa explicar o que acontece em Derry, mas sem saber o quão perigoso realmente é. 

O que ainda me encanta é a fotografia da série, muito bem ambientada na década de 60. E apesar da Lily parecer muito responsável, mais uma vez a achei ingênua por acreditar na Marge e que teria uns garotos interessado nela se antes a achavam estranha. Agora fiquei curiosa para saber o que farão com Lily depois do que presenciaram na escola. A parte em que ela e os outros tentaram tirar as fotos do que quer que esperassem encontrar, foi algo bem desesperador vindo de um menino, Rich, que estava muito tranquilo sobre o assunto. Estava na cara que ele não sabia o que estava fazendo. Porém, não importa o que fizessem, a coisa apareceria de qualquer forma. 

O fato interessante é sabermos mais sobre a origem da coisa, contada em forma de lenda através do povo da Rose e do Taniel. Também notei que na série o horror está bem mais pronunciado do que no filme. As mortes são bem mais horríveis assim como os delírios da Lily, tem um toque bem mais traumatizante. O poder de Dick é surreal e queria saber onde ele acaba se encaixando no Iluminado depois disso. Na verdade não me lembro de sua história, mas foi interessante misturar esse personagem com It. Embora eu acredite que de alguma forma sem ele, acabariam descobrindo a história que Taniel guardava em segredo. Mas Dick Hallorann dá um toque mais sinistro nesse seguimento. 

A série trata sobre o medo das crianças e a busca dos adultos, em específico do General sobre o sobrenatural. Talvez pela experiencia que teve no passado, o deixou determinado a descobrir meios de lutar contra o que passou na juventude. Embora, a questão seja, se a coisa estava presa através do círculo que o povo de Rose fez, com uma arma específica, quem quebrou esse círculo permitindo a libertação da criatura? E onde tudo isso se encaixa no final do filme It? Ou, o filme é um caso a parte e não tem relação com a série?  Pois até então, eu acreditava que a série contaria os anos da aparição de It antes dos acontecimentos do filme, jamais me passou pela cabeça que talvez a série poderia até contar com os casos anteriores, mas que nada tivesse a ver com o filme. Faria sentido então a história começar nos anos 60 sendo que o filme também é dessa época.  Pensando assim de forma isolada, faz mais sentido do que ficar esperando encontrar relação aos meninos do filme. Embora temos a família do Mike Hanlon, do Bowers e do Uris. Mas sei lá, sou eu divagando no contexto. 

No mais, apesar de já ter acontecido coisas bem assustadoras com Lily, acho que ela deveria estar mais preparada com o que ainda pode acontecer. Confesso que meu grupo preferido de crianças ainda é o grupo dos Perdedores do filme. E ainda sigo curiosa para saber o desfecho do desaparecimento das crianças no cinema. Depois de tanto tempo, duvido estarem vivas e por mais que adultos estejam mais envolvidos na série, cadê as familias dessas crianças? Não encontraram nenhum corpo, decidiram que houve assassinato e culparam o dono do cinema e o prenderam. Acabou as investigações aí. Se bem que estou pedindo demais por uma história de terror né, não é um suspense policial. E não dá para esquecer que Derry ignora certos casos de desaparecimentos. 

No mais, é aguardar o desfecho dessa história. 


Nota pessoal 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

[Review/crítica pessoal] It: Bem-vindo à Derry (episódios 3 e 4) - Divagando Sempre

  Olá Divosos do terror. A maratona de Halloween acabou mas a série tão temida ainda não. Seguindo com os episódios 3 e 4, conhecemos u...