sábado, 25 de outubro de 2025

[Review/crítica pessoal] O Homem do Saco - Divagando Sempre

 

Olá Divosos do terror. Uma das lendas que nossas mães contavam para sermos obedientes transformado em um filme de terror. A lenda em si pode ser assustadora, já o filme...






A HISTÓRIA 

Patrick retorna a sua cidade Natal com sua esposa Karina e seu filho pequeno Jake. Enquanto tenta um empréstimo com seu irmão, Patrick é assombrado por lembranças do passado quando ainda criança. Seu pai havia contado sobre uma lenda local de uma entidade que chamavam de Homem do saco, que pegava crianças e colocava em uma mala e desaparecia com elas. Perto dali, havia uma mina abandonada onde o pai teria dito que vivia o Homem do saco. Seu irmão Liam o desafia a chegar perto da entrada da mina, o que Patrick faz somente porque encontrou uma árvore que poderia lhe proporcionar madeira boa para seu hobby de esculpir. Mas quando está cortando o galho da árvore, ele sente algo cortando uma mecha de seu cabelo e assustado, saem dali. Patrick cresce com esse trauma que só volta após retornar a sua cidade.

Ele se sente cada vez mais perturbado e tem certeza que algo ou alguém, está atrás de seu filho. Ele conta a lenda para sua esposa, mas uma noite, quando tentam relaxar sozinhos deixando Jake com a tia, eles são atacados misteriosamente, mas Patrick sabe o que está atrás de seu filho, embora seja difícil de acreditar. 









Ano de lançamento 2024

Duração 1h 32m

Direção Colm McCarthy

Elenco Sam Claflin, Antonia Thomas, Caréll Vincent Rhoden, Steven Cree



Trailer 





Minhas divagações 

Bom, confesso que não esperava muito desse filme, embora seja com Sam Claflin. Acredito que muitos já ouviram falar sobre a lenda do Homem do saco, mesmo que mude sua fisionomia ou o modo como rapta as crianças. Na verdade achei a história bem lenta e nada assustadora. Acho que o pai de Patrick contando sobre o Homem do saco, foi mais assustador do que o próprio Homem do saco. Nos meus devaneios mais loucos, até cheguei a pensar que ele fosse o próprio. Meio sem noção eu sei, mas a lentidão dos acontecimentos faz isso comigo. 

Pelo menos uma coisa foi respondida para mim. É óbvio que Patrick foi atacado quando criança e segundo a lenda, quem tem uma mecha do cabelo roubado, significa que o Homem do saco, saberá onde a criança está e o perseguirá até conseguir o que quer, colocá-la dentro do saco. Me perguntava por que só agora, mesmo depois de adulto, o Homem do saco perseguiria Patrick. Acho que a dinâmica de só pegar crianças mudou aqui para pegar seus objetivos mesmo que cresçam depois. Outra coisa intrigante para mim, foi como o pai de Patrick conhecia essa lenda? Por que contou daquela forma assustadora para o filho? Ele passou por algo semelhante? Ele sabia como evitar ser perseguido pelo Homem? Por isso contou para o filho?

O Homem do saco em si foi em nada amedrontador. A lenda em si foi muito mal trabalhada. Focar no trauma de Patrick e na proteção de seu filho, compreensível. Mas algumas situações foram exageradas e sem sentido. Se você está passando por uma situação de trauma e quer acima de tudo proteger seu filho, quem em sã consciência sairia para jantar fora e deixaria o filho com a tia? A tia era confiável? Com certeza. Mas o ponto seria, em uma situação dessas, seria mesmo inteligente sair para relaxar? E aquela psicóloga do Patrick? Seu modo de falar era muito estranho. Nunca fui em psicóloga, mas eu dormiria se ela falasse comigo naquele tom. 

Confesso que quando perco o interesse na história, pode ser que me distraia e acabe vendo sem prestar muita atenção nos detalhes. A dinâmica em querer mostrar que havia algo espreitando Jake, nos fazia acreditar que o Homem estava mesmo atrás dele. Porém, foi como o pai de Patrick havia dito, uma vez que sua mecha é cortada, o Homem saberá onde você está e o perseguirá até concluir seu objetivo, ele só não havia dito que não importava o tempo que isso levasse. Também ficou óbvio que agora Jake terá o mesmo destino do pai já que teve sua mecha cortada. Ele irá crescer com sua mãe obcecada contando a história do Homem do saco e o fazendo prometer sempre manter sua flauta com ele, já que é seu objeto preferido e sua proteção contra o Homem. Infelizmente achei o final meio sem graca. Ficou parecendo que poderá ter sequência. Já que não foi algo conclusivo. Uma vez que a questão é: como destruir uma lenda? 

Ultimamente tem aparecido muitos filmes de terror tentando usar temas já conhecidos mas que na minha opinião, não conseguem captar o verdadeiro horror. Na minha época de criança, ouvia muito dizer que quem não se comportasse o Homem do saco viria levar embora. Até lembro que vivíamos assustados quando víamos qualquer homem com um saco nas costas. Acho que faltou trabalhar nisso quando Patrick era criança. Aparentemente ele era bonzinho, o Homem deveria ter ido era atrás de seu irmão. Patrick vivia com mais medo na fase adulta do que na infantil. O que já acho que cortou um pouco da dinâmica de se ter medo da lenda desde a infância. Patrick só teve a experiência na boca da mina, se tivesse outros eventos do Homem aparecendo mais vezes, entenderia mais seu trauma. No final, ficou para mim, uma sensação de vazio e algo inacabado. Uma lenda tão interessante mas muito mal explorada. 


Nota pessoal 6/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

[Review/crítica pessoal] O Homem do Saco - Divagando Sempre

  Olá Divosos do terror. Uma das lendas que nossas mães contavam para sermos obedientes transformado em um filme de terror. A lenda em ...