quarta-feira, 22 de outubro de 2025

[Review/crítica pessoal] Peter Pan: Pesadelo na Terra do Nunca - Divagando Sempre

 

Olá Divosos do terror. Hoje trago mais uma obra destruidora de infâncias.






A HISTÓRIA 

Quinze anos atrás, Peter Pan trabalhava em um circo como mímico. Depois de um show, ele tenta sequestrar James Gancho, um garotinho de seis anos, mas sua mãe luta bravamente contra Peter, porém, ele consegue levar James e mata sua mãe. 

Nos dias atuais, Wendy, vive com sua mãe e seus dois irmãos Michael e John. No dia do aniversário de Michael, Wendy se distrai com o namorado e perde o irmão de vista. Michael então é sequestrado por Peter, que liga para a casa do menino e diz que o levará para Terra do Nunca. 

Desesperada e se sentindo culpada, Wendy passa a noite na casa de sua amiga Lily, onde seu irmão mais novo Joey é o melhor amigo de Michael. Sabendo disso, Peter decide sequestrar Joey para ficar com Michael e mandá-los para a Terra do Nunca. Wendy segue Peter e encontra seu esconderijo. Antes de salvar Joey, ela vê Sininho, uma criança que foi sequestrada anos atrás e que seu pai ainda espera por ela. Ao lhe dizer isso, Sininho tenta ajudar Wendy, que ainda descobre outra criança desaparecida que cresceu trancada ali. 













Ano de lançamento 2025

Duração 1h 29m

Direção Scott Chambers

Elenco Megan Placito, Martin Portlock, Peter DeSouza-Feighoney, Teresa Banham, Campbell Wallace, Christopher Green



Trailer 





Minhas divagações 

Confesso que apesar do terror ser mais carnificina, esse foi bem melhor do que o terror do Ursinho Pooh. Em um sentido mais literal, dá para entender Peter sendo obcecado por um local dominado por sua sombra que o fazia sequestrar crianças para ir a Terra do Nunca. No entanto, não entendi muito bem por que ele fez aquilo as crianças no ônibus. Cheguei a pensar que fosse um ritual para recuperar sua aparência, ou seja, ficar jovem novamente. 

Tudo nesse filme foi além do que imaginei. Nós podemos acreditar que Peter, um psicopata, cresceu com a ideia da Terra do Nunca. Parece até com a ideia original, já que Peter levava as crianças que estivessem emburradas com seus pais. No entanto, aqui, as crianças não estavam particularmente assim. A história da Sininho e do Capitão Gancho, foram modificadas terrivelmente bem, principalmente a da Sininho. Viciada em pó de pirlimpimpim? Genial. 

Claro que até então, você só via a história como um psicopata que sequestrava as crianças até ter um momento em particular que parece que Peter quase consegue voar, ao se elevar alguns centímetros do chão. Na minha concepção dessa história, Peter teria crescido ao sair da Terra do Nunca ao procurar Wendy, se tornando esse psicopata sequestrando crianças para voltar a sua Terra. Ao matar algumas delas recuperaria aos poucos a juventude. Claro que não faz tanto sentido quanto fez na minha cabeça na hora, mas eu preferia que fosse assim. Pois apesar de conhecermos a história de Peter Pan, nessa versão de terror, não vi muito sentido em manter os personagens Wendy e seus irmãos, a não ser que tivesse sido como havia imaginado. Também pensei que Peter do terror estaria atrás dos filhos da Wendy, uma vez que ela deixou a Terra do Nunca e se esqueceu dele. Como vingança, ele viria buscar seus filhos. 

Mas enfim, apesar da minha imaginação sempre ir além, até que foi um filme interessante. Embora eu prefira mais terror com espíritos e jump scare, foi uma versão interessante destruidora de infâncias. Só acho que Pesadelo na Terra do Nunca seria um título meio sem sentido, quando ninguém nunca viu esse lugar e fica aquela dúvida de onde Peter tirou isso. O ruim de transformar contos em terror é quando precisa incorporar os personagens principais na história. Embora tenha achado genial a criação da Sininho, como o Capitão Gancho acabou daquela forma? 

Li algumas pessoas falando sobre referências de outros filmes, eu só peguei a do It mesmo. Talvez porque minha expectativa fosse um pouco grande demais, já que esperava um terror dos bons em vista dos que tenho visto ultimamente. Mas, foi mais um com grande potencial de exploração para várias direções, mas que acabou sendo mediana para mim. 


Nota pessoal 6/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

[Review/crítica pessoal] Peter Pan: Pesadelo na Terra do Nunca - Divagando Sempre

  Olá Divosos do terror. Hoje trago mais uma obra destruidora de infâncias. A HISTÓRIA  Quinze anos atrás, Peter Pan trabalhava em...