Dica de Destaque

Chernobyl - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2019

1 temporada 5 episódios 

Direção Johan Renck




Sinopse 

Homens e mulheres corajosos agem heroicamente para mitigar danos catastróficos quando a Usina Nuclear de Chernobyl sofre um acidente nuclear em 25 de abril de 1986.

Trailer 



Imagens 






DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

A história 

Uma usina nuclear sofre uma explosão e a radiação começa a se espalhar. Inicialmente com um incêndio no prédio, sem saber dos perigos ainda, bombeiros vão até lá para conter o fogo, enquanto superiores e um cientista é chamado para avaliar a situação. Após ver os danos causados pela explosão, a missão é tentar conter a radiação que se espalha pelo ar e muito rapidamente, evacuando os mais próximos enquanto se tenta descobrir como isso aconteceu...


Minhas divagações finais 

Todo mundo já ouviu falar da explosão da usina nuclear de Chernobyl. Quando isso aconteceu, eu ainda era criança então não me lembro de ter visto nada na TV. Nesse caso, aquela famosa pergunta quando acontece um momento histórico: onde você estava quando aconteceu tal coisa? Para mim a resposta seria, não faço ideia. 

A série não é bem um documentário, apesar de se basear nos acontecimentos reais. Assim que houve a explosão da usina, podemos ver que nesses casos, como sempre, a política da situação é: negar os perigos. 

Nós pensamos, como é que uma usina nuclear sofre uma explosão dessas? Falha humana com certeza. Para início de conversa, porque o ser humano cria coisas que no fim vira uma arma mortal? 

Mas, apesar de tudo o que estava acontecendo, fico até espantada que exista pessoas que não pense apenas em si própria mas também nas milhares de vidas em perigo. Como os 3 voluntários que entraram no local para drenar a água, os mineradores que cavaram um túnel por baixo da usina ou os mais de não lembro quanto mil homens subiram no telhado da usina para retirar os restos de grafite que ficou ali com a explosão...

Geralmente nesses casos, a ganância do ser humano é sempre o causador de tragédias geradas  por eles. O engenheiro responsável naquela noite da explosão, queria fazer o teste a todo custo, para cumprir seu trabalho, fazer um relatório de que apesar dos problemas o teste foi feito e conseguir sua promoção. 

Embora ele tenha sobrevivido e ido a julgamento, milhares de pessoas sofreram mortes horríveis, tiveram que abandonar suas casas e anos depois ainda sofreram as consequências a exposição a radiação. 

O vice primeiro ministro embora inicialmente acreditando nos outros responsáveis que diziam que estava tudo bem, passou a confiar no físico que mostrou como a usina estava espalhando radiação e como milhares de pessoas sofreriam com isso. Tentaram abafar o caso mas a explosão foi vista via satélite e o assunto já era mundial. 

Isso é algo que o ser humano jamais irá aprender. Veio o Covid e qual foi a primeira coisa que disseram? Que estava tudo bem, que não tinha perigo... e no entanto. Eu sei que cada trabalho envolve certas regras, políticas e tals, mas acredito que quando se trata de vidas, isso seria a última coisa em que deveriam se preocupar. Primeiro salvar vidas, depois lidar com as consequências. 

Chernobyl agora virou atração para os curiosos, como era de se esperar dos seres humanos. Quantas pessoas vão até lá gravar vídeos mostrando como ficou o lugar e seus arredores. Até hoje ainda o local não é habitável... Chernobyl faz parte da história agora, mas triste demais. Algo assim poderia ter sido evitado se não fosse a terrível falha humana. 

A série em si foi perfeita demais, no início não entendi a cena do suicídio, mas depois fez todo um triste sentido. Também sentia muita falta de ar, parecia que eu estava com medo de respirar a radiação também. Foi muito surreal... 

Contar algo assim, de uma tragédia dessa magnitude e ainda nos ensinar história, foi incrível. Foi uma experiência de outro mundo. Eu já tinha visto muitos comentários positivos sobre a série e finalmente consegui contemplar esse trabalho maravilhoso. 

Só não entendi muito bem porque focaram tanto na mulher do bombeiro, que o seguiu pelos hospitais para ficar ao lado dele até sua morte, ignorando todos os avisos para não ficar próxima dele. Porque tiveram outros bombeiros na mesma situação, outras pessoas sofrendo o mesmo, mas só ela teve o privilégio de ter sua história contada? 

Enfim, foi uma série curta e rápida, mas impactante demais. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários