quarta-feira, 2 de julho de 2025

[Resenha/crítica pessoal] Amy Winehouse: Biografia - Divagando Sempre

 

Olá leitores Divas e Divos. Uma biografia dessa cantora esplêndida mas que não foi retratada como merecia...






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

É uma biografia porém escrita pelo jornalista Chas Newkey-Burden, que fala sobre a vida da cantora Amy Winehouse, que embora possuísse grande potencial musical, teve sua vida refletida mais nos abusos ao seus vícios e em seus relacionamentos. O livro foi escrito e lançado antes de sua morte. 



Ano de publicação 2008

Páginas 208

Autor/a  Chas Newkey-Burden



Minhas divagações finais 

Biografias ultimamente para mim tem sido uma caixinha de surpresas. Mas, quando a biografia é escrita pela própria pessoa, a história mesmo que possa parecer duvidosa, tende a ser mais emocionante quando vemos a vida da pessoa por sua própria perspectiva. O que eu esperava da biografia de Amy? Bom, considerando que foi escrita antes de sua morte, confesso que achei bem raso já que ela estava no auge de sua carreira. 

Como toda artista jovem e mulher, seus vícios e relacionamentos foram tópicos obsessivos de jornalistas e da mídia. O que me lembrou a perseguição de vida da Britney Spears que cada saída de festas era clicada e condenada ao seu estado. Por anos foi taxada de viciada e louca. Só depois que ela expôs a verdade com sua biografia e a polêmica sobre o processo contra seu pai, que com a verdade vindo a tona, muitos passaram a vê-la com outros olhos. Da mesma forma deve ter acontecido após a morte de Amy. 

Mas vamos com calma. Qual foi o problema que encontrei nessa leitura? Talvez por ser jornalista, achei a escrita muito mais jornalística do que biográfica. O que mais queríamos saber era sobre sua vida na infância, o relacionamento familiar e com a música. O escritor focou em premiações e o relacionamento de Amy com seu marido. 

Confesso o estilo de música da Amy não é o meu tipo, mas seus grandes sucessos logicamente me conquistaram. Era isso que eu esperava ler nessas páginas. A história de vida de Amy, o que enfrentou até chegar ao sucesso. Não como ela enfrentou drogada ou bêbada ou como quando seu marido foi preso, ela não fazia mais nada sem ele. Não vou mentir que não acompanhei nada sobre seus escândalos. Só vim a saber sobre sua morte precoce. Então, sobre seus vícios e tals, não estavam muito por dentro. Mesmo assim, se fosse ela escrevendo sobre e contando seu lado, teria sido muito mais interessante. Só terminei a leitura pois não sou de abandonar livros. Mesmo que esteja sofrendo para continuar, eu termino. 

Não sei por que o escritor decidiu fazer uma biografia de Amy, porém, talvez se tivesse colocado mais alma nessa escrita... mesmo que ele seja fã dela, tudo nessas páginas me pareceu mais trechos tirados de matérias da Internet, assim como relatos de fãs, conhecidos ou familiares. E mesmo que seja fã, apesar de ter muitas passagens elogiando sua música, sua voz ou seu trabalho, só por enfatizar demais seus vícios ou explorar momentos em que ela nem era mencionada, achei a leitura muito rasa. Não foi emocionante nem empolgante. Uma pena, porque mesmo que ninguém soubesse onde ou como terminaria a história de Amy, acho que pelo sucesso e talento, ela merecia mais. 

Não recomendo mas, talvez se for fã, ler mais algumas coisas sobre a Amy deve ser reconfortante. 

Uma mulher maravilhosa. Uma pena tudo que viveu e como tudo terminou. 





Nota pessoal 4/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

[Review/crítica pessoal] O Jogo da Garrafa - Divagando Sempre

  Olá Divosos do terror. A verdade é uma só, não fazem mais filmes de terror como antigamente... A HISTÓRIA  Cole, retorna a antig...