sexta-feira, 4 de julho de 2025

[Resenha/crítica pessoal] O legado (Jessica Goodman) - Divagando Sempre

 

Olá leitores Divas e Divos. Existe três mistérios nessa história. O desaparecimento da mãe de Bernie, o segredo de Skylar e Isobel e quem seria o corpo encontrado na festa. Não criem expectativas demais por a resolução de tudo pode ser decepcionante. 






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Bernie Kaplan, Isobel Rothcroft e Skyler Hawkins são um trio inseparáveis. Bernie e Skyler são um casal e Isobel é a melhor amiga de Bernie. Mas, tudo muda com a indicação para o clube do Legado, onde toda família espera que seu filho ou filha faça parte, abrindo possibilidades infinitas para eles. No entanto, uma indicada inesperada muda o curso de todos. 

Tori Tasso. Nunca fez parte do círculo dos indicados e claramente não se sente confortável com a indicação, mas, seguindo os desejos finais de sua mãe, já que conseguiu chegar até ali, fará valer a pena sua indicação. Mas é no baile que a tragédia acontece e segredos são revelados. 

Primeiro a mãe de Bernie desaparece durante os preparativos para a indicação e apresentação do Legado. Depois tem a indicação misteriosa de Tori. E por fim, o segredo envolvendo Skyler e Isobel que fez com que ela e Bernie se afastassem. Mas quando tudo é revelado, que a bomba explode. 



Ano de publicação 2023

Páginas 336

Autor/a Jessica Goodman



Minhas divagações finais

A trama parecia interessante, principalmente com o desaparecimento da mãe da Bernie. O pior de tudo, foi o pai dela lhe dizendo que provavelmente a mãe estava bem e ela costumava fazer isso as vezes. Que casal, tem esse costume da mulher sumir assim e para fazer o que? Achei muito suspeito. 

Claramente Isobel escondia algo de Bernie e para mim, no meu entender, de início, pensei que ela tinha ficado com Skyler. Isobel era o cachorrinho dele principalmente por conta de seus vícios. Conforme foi mostrando sua vida, a autora tentou justificar sua personalidade devido a sua família exigente. Embora só no final ela tenha se redimido, pelo menos para mim. Porque antes disso ela sempre foi uma personagem insuportável.

A melhor personagem foi Tori, desde sua família a sua personalidade. O mistério de quem a havia indicado foi surpresa. Eu acreditei que fosse outra pessoa pelo desenrolar dos acontecimentos. Mas Tori, indiretamente, estava envolvida no segredo da família da Bernie e ainda envolvida diretamente no segredo de Skyler e Isobel. 

Os acontecimentos são intercalados nos pontos de vista de Bernie, Isobel e Tori. Durante o baile alguém morre e até chegar a esse momento e a revelação de quem seria a vítima, tive três suspeitos e nenhum deles foi quem realmente era. E por mais que tenha leitores que digam que já esperavam por isso ou que era muito óbvio, para mim não foi. 

Mas a maior decepção com certeza foi o motivo do desaparecimento da mãe da Bernie. Pensei dois motivos para ela ter sumido. Um: alguém a havia sequestrado por algo relacionado ao Legado. Dois: ela havia sido sequestrada porque sabia demais. No fim, ela sabia de algo sim mas o motivo do desaparecimento foi bem decepcionante. Dava para ver que não seria nada do que pensei já que o pai da Bernie estava tranquilo em relação a isso. 

A escrita é boa, o mistério consegue nos prender, mas a resolução de tudo, além de ser enrolado até chegar a esse momento, foi meio decepcionante. Óbvio que clubes de gente com dinheiro e influência, são recheados de segredos. Mas achei o desse meio sem graça. O motivo da mãe da Bernie desaparecer foi muito raso. Dava para ter trabalhado nisso com algo muito mais sinistro. A tragédia que se seguiu  poderia ter sido muito mais impactante e os envolvidos poderiam ter tido reações mais emotivas. 

Eu poderia falar mais sobre essa leitura, mas não quero dar spoiler. Acho que só suportei chegar até o fim, porque queria muito saber onde estava a mãe da Bernie e quem era o corpo da festa. Poderia ser qualquer um, já que a linha do tempo era antes e durante a festa. Se dava indícios desde o início de quem seria, não percebi. Também não posso eliminar meus suspeitos porque seria óbvio então quem era. Só digo que, foi interessante e decepcionante ao mesmo tempo. Eram tantas suspeitas sobre motivos disso ou aquilo. No início até cheguei a pensar que Skyler tinha um caso com a mãe da Bernie. Sempre vou além das expectativas. 

Mas recomendo a leitura para desvendar o mistério. 


Nota pessoal 6/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

[Review/crítica pessoal] O Jogo da Garrafa - Divagando Sempre

  Olá Divosos do terror. A verdade é uma só, não fazem mais filmes de terror como antigamente... A HISTÓRIA  Cole, retorna a antig...