Olá leitores Divas e Divos. Hoje trago essa autobiografia emocionante de um dos astros mais divertido de Friends e também o mais solitário por trás das câmeras.
DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA
Nessa autobiografia, Matthew, nosso eterno Chandler de Friends, descreve como foi sua infância e como começou esse vício para preencher o vazio que sentia, assim como sucessos e fracassos ao longo de sua carreira.
Ano de publicação 2023
Páginas 294
Autor/a Matthew Perry
Minhas divagações finais
Eu amo biografias apesar que algumas delas podem ser chocantes demais, como a do Anthony Kiedis. Sua vida também foi regada a vícios porém, o que mais me incomodou, foi seus relacionamentos com menores de idade. E confesso que depois de ler sua biografia, não consegui mais ouvir Red Hot Chili Peppers como antes. A biografia do Lobo de Wall Street, de Jordan Belfort também foi regada a vícios e mulheres. Porém, apesar de sua história parecer um filme pornográfico, também não achei interessante, pois ele era um viciado em sexo, drogas e dinheiro. Não teve nada de relevante em sua vida. Nem mesmo falar sobre sua passagem em Wall Street foi interessante porque ele não conta muito seu período em que esteve lá. Imaginei que seria uma história chata sobre como investir dinheiro, mas foi uma história chata sobre como viver viciado em drogas e enganar pessoas.
Matthew Perry embora também tivesse seus vícios, ao menos tentou lutar contra. Quem acompanhou sua carreira em Friends, pode observar as mudanças em seu corpo que segundo ele, se estivesse acima do peso, álcool, muito magro, remédios. Eu maratonei a série anos atrás e reparei nessas mudanças, mas não tinha ideia dos motivos. Confesso que só vim a saber de sua luta contra o vício, após a notícia de sua morte.
Ter artistas que passam por problemas com drogas ou bebidas nesse meio, não é novidade. Mas a intensidade com que alguns lidam ao longo dos anos que os tornam diferentes um do outro. Matthew era tão cativante no papel de Chandler. Era meu personagem preferido. Por trás das câmeras, jamais imaginaria tudo pelo qual passou.
Sua biografia também contém relatos sobre seu vício, que era pesado e começou desde criança. Não era drogas como cocaína ou algo do tipo, ele era alcóolatra e viciado em opioides. Será que seria sensato dizer que começou por culpa de seus pais? Naquela época, quando ele ainda era criança, seus pais eram divorciados e para visitar o pai, ele viajava sozinho com uma plaquinha de menor desacompanhado. Que mãe permitiria isso? O sequestro de crianças existe em qualquer década. Muita sorte não ter acontecido nada parecido com ele.
Mas, seu medo da solidão começou aí. Não dá para julgar seus sentimentos e seus vícios quando não passamos pelos mesmos medos e dores. Cada um reage as perdas e as dificuldades de modos diferentes. Infelizmente Matthew enfrentou com as bebidas e remédios. Mas ele lutou, tentou sair inúmeras vezes. Mas infelizmente não conseguiu.
Não acompanhei sua carreira fora de Friends. Tirando Jennifer Aniston que acho que foi a que mais fez sucesso fora da série, achei que os outros não tinham feito outros trabalhos, mas Matthew ate que fez bastante filmes além de Friends. Muito triste pensar que pelo seu medo de achar que não seria suficiente para qualquer um, ele tenha terminado relacionamentos que poderiam ter lhe dado uma família. Julia Roberts? Ele namorou Julia Roberts. Eu amo essa atriz também. Quantas mulheres que ele terminou porque achava que um dia elas perceberiam que ele não era suficiente e com medo, terminou antes com elas.
Sempre imaginei que atores que passaram tantos anos trabalhando juntos em séries extensas como Friends, após o término, mantivessem contato. Mas, cada um seguiu seu caminho. Por mais que soubessem de seu vício, normal ninguém querer se envolver. E também acho que na situação de Matthew, talvez não fizesse diferença se um ou outro deles tivesse ficado por perto, pois ele tinha tendência a afastar as pessoas boas que se importavam com ele. E com certeza, mesmo que ele tenha levado Friends a sério e tentado não misturar seu vício e atrapalhar o trabalho, acredito que em algum momento deva ter sido escroto com os colegas. Porque não é possível todos sumirem assim da vida dele. Foram anos juntos e não é um elenco pequeno, foram anos com mais cinco pessoas. Onde estavam?
Matthew sempre conta seus anos em Friends com muito carinho. Essa série me ajudou quando passei por um tempo complicado e assistí-la me trazia momentos de diversão e paz. Uma pena pensar que aquele ambiente amigável era diferente fora das câmeras. Talvez porque Matthew contou seu lado da história, sentimos empatia por ele, não sabemos o que os outros passaram ao descobrirem suas lutas contra seus vícios. Em nenhum momento ele se fez de vítima ou romantizou seus problemas. E o mais triste é saber que ele tinha planos para o futuro e não conseguiu chegar lá.
Foi uma das biografias mais tristes que li por saber que de tudo pelo que passou, seu brilho foi interrompido e ele não conseguiu seguir adiante. Não vi nada sobre sua morte, sobre o elenco de Friends em relação a perda de Matthew, só lamentei o ocorrido e nunca mais Friends será o mesmo vendo Chandler ali, fazendo piadas e todos rirem e Matthew sofrendo por trás com sua solidão. Mas acredito que todos que riram com Chandler e amaram Friends, deveria conhecer sua história.
Nota pessoal 10/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário