quarta-feira, 17 de setembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Dororo (Anime) - Divagando Sempre

 

Olá Divas e Divos. Seguindo com esse anime maravilhoso. 






A HISTÓRIA 

Lorde Daigo Kagemitsu, durante o periodo de guerras civis, vendo seu povo passando fome e sofrendo vários infortúnios, faz um pacto com 12 demônios, oferecendo qualquer coisa em troca da prosperidade de suas terras. Sua esposa que estava grávida, no momento do parto, sofre durante ao dar a luz um menino. Porém, o bebê nasce lhe faltando partes do corpo. Daigo, ordena então que a parteira dê um fim ao bebê.

Ao chegar próximo a um rio, a parteira com dó, deixa o bebê em um barquinho, confiando que seu destino fosse o que fosse. Mas, ela não retorna a casa pois é atacada e devorada por um demônio. Assim, ninguém sabe o que aconteceu com os dois. Daigo prospera se tornando um poderoso líder e tem outro filho. Mas, anos depois, suas terras passam por dificuldades, lembrando aquele terrível ano em que seu primeiro filho nasceu. Então ele passa a investigar o paradeiro da parteira para descobrir o que aconteceu com o bebê. Mas ele desconfia que ele sobreviveu quando olha o local onde fez o pacto com os demônios e descobre que alguns deles foram destruídos. 

Dororo é uma criança órfã que estava sendo perseguida por um demônio quando conhece um jovem misterioso que parece não enxergar mas que luta muito bem. Depois Dororo também percebe que ele não fala e nem escuta e que partes de seu corpo são constituídas de próteses. Acontece que um ex soldado que agora constrói próteses e deixa nos corpos que encontra pelo caminho, havia encontrado o bebê abandonado no rio e decidido criá-lo. Lhe fez próteses e lhe ensinou a lutar para se defender e lhe deu o nome de Hyakkimaru. 

Hyakkimaru enxerga por cores, então quando vê algo vermelho, sabe que é um demônio. Dependendo do demônio derrotado, ele recupera uma parte de seu corpo. Assim, Dororo permanece ao seu lado, lhe ajudando a ser mais humano e a lidar com as partes de seu corpo recuperadas. Dororo possui dois segredos, um que nem mesmo ele sabia e outro que precisou esconder para sobreviver após a morte dos pais. Conforme Hyakkimaru vai recuperando seu corpo, ele e Dororo descobrem sobre sua família e sobre o pacto que seu pai fez com os demônios. Hyakkimaru decide então a todo custo recuperar o que é seu de direito para proteger Dororo, que sente medo dessa busca transformar Hyakkimaru em um demônio completo, pois se ele recuperar seu corpo, seus pais e irmão podem morrer e os vilarejos enfrentarão as secas e as dificuldades de quando ele nasceu. 













Ano de lançamento 2019

1 temporada 24 episódios 



Trailer 





Minhas divagações 

Segunda vez que vejo esse anime e continua tão bom quanto da primeira vez. E claro, algumas coisas ficaram mais claras do que da primeira vez. A vida de Dororo e Hyakkimaru antes de se encontrarem, era excepcionalmente triste e solitária. Dororo é o tipo de criança que não para de falar, o que vem a calhar já que Hyakkimaru não escuta nada. 

Alguns de seus encontros com outras pessoas foram marcantes e outras terríveis. A parte que eles encontram uma mulher que cuidava de crianças órfãs, para mim, foi terrível pelo o que aconteceu com eles, mesmo que o trabalho dela para manter as crianças alimentadas fosse meio duvidoso, ela não merecia aquele destino. A guerra em qualquer situação só mostra o quão horrível é a transformação de alguns homens. 

Apesar de Dororo ter ficado órfão cedo, ele ainda teve o amor dos pais. Dororo e Jukai, foi o mais próximo de uma família que Hyakkimaru teve. Daigo foi tão cego e egoísta em seu desejo de prosperar, que se arrependeu no final ao ver a determinação de Hyakkimaru em viver. Talvez, se tivesse confiado que ao crescer seu filho prosperassse e liderasse com ele, não teria perdido tudo. Pois convenhamos, aquele segundo filho dele, era tipicamente o menino mimado que não prestava para nada e fazia de tudo para chamar a atenção dos pais. E ainda acho que seria um final digno se Daigo tivesse sido devorado pelos demônios. 

Dororo sofreu tanto e isso porque ainda manteve seu segredo. Minha pergunta seria se Hyakkimaru após conseguir seu corpo de volta, ele seria meio imortal? Claramente ele era bem mais velho que Dororo, mas no final, ficou meio implícito ali um reencontro. E aquele velhinho cego que vira e mexe esbarrava com os dois? No mínimo eram encontros sempre hilários. A não ser o primeiro, que com sua ajuda, Dororo pôde compreender o que se passava com Hyakkimaru e sua busca. 

Acho que de todos os sentidos que Hyakkimaru recuperou, o melhor de todos foi quando ele viu Dororo pela primeira vez. Essa versão que vi é mais recente. Existe uma da década de 70 acho, então os traços são bem diferentes. Não encontrei para ver, então não faço ideia se essa versão atual foi fiel. Pois Fruits Basket também teve versões antiga e atual e a atual foi bem diferente da original. Não só os traços, mas mudaram coisas na história. 

Enfim, poderia até ter uma segunda temporada, contando o que Hyakkimaru fez enquanto foi embora e Dororo cresceu. E depois claro, como seria o reencontro. Mas enfim, o anime em si foi sensacional. Principalmente porque tem espadachim. E a música de abertura é magnífica. 


Nota pessoal 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

[Review/crítica pessoal] O Jogo da Garrafa - Divagando Sempre

  Olá Divosos do terror. A verdade é uma só, não fazem mais filmes de terror como antigamente... A HISTÓRIA  Cole, retorna a antig...