terça-feira, 2 de setembro de 2025

[Review/crítica pessoal] Ford vs Ferrari - Divagando Sempre

 

Olá Divosos corredores. Apertem os cintos que a corrida vai começar. 






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Em 1963, o vice-presidente da Ford, para aumentar suas vendas, propõe a Henry Ford II comprar a Ferrari, dominante nas 24 horas de Le Mans. No entanto, Enzo Ferrari usa essa proposta para fazer um acordo com a Fiat e ainda insulta Ford e toda sua empresa. Enfurecido, Ford então ordena que construam um carro de corrida para vencer a Ferrari em Le Mans. Lacocca procura Carroll Shelby, um piloto aposentado que venceu a Le Mans em 1959, para ajudar a construir o carro. Por sua vez, Shelby chama seu amigo Ken Miles para ajudar. 

Shelby e Miles trabalham no novo protótipo do carro e no dia de seu lançamento, Miles faz uma avaliação grosseira do novo Ford Mustang, criando desavenças com Leo Beebe, vice-presidente sênior da Ford, que faz de tudo para deixar Miles de fora. De mãos atadas, Shelby escala outros corredores para Le Mans e nenhum dos Ford termina a corrida. Para não perder o emprego, Shelby explica quais foram os problemas técnicos e convence que o melhor piloto para a corrida, ainda é Ken Miles.

Em 1966, Beebe assume  a divisão de corridas, sabendo que este não suporta Miles, Shelby tenta um acordo diretamente com Ford: se Miles vencer as 24 horas de Daytona, ele corre em Le Mans. Garantindo a vitória, Miles vai para Le Mans. Miles, apesar de seu temperamento explosivo e mesmo que amasse correr, só aceitou a proposta de Shelby por estar endividado. Miles tinha uma família para cuidar. 












Ano de lançamento 2019

Duração 2h 32m

Direção James Mangold

Elenco Christian Bale, Matt Damon, Jon Bernthal, Caitriona Balfe



Trailer 





Minhas divagações finais 

Segunda vez que vejo esse filme e continua tão bom quanto me lembrava. Dois atores maravilhosos juntos? Só daria um filme impecável. A história de como a Ford introduziu sua marca em carros de corrida é fascinante. Porque convenhamos, Ferrari é muito mais conhecido nesse quesito. Embora tenha achado o Enzo muito arrogante. Mas ninguém perde para o Beebe, que sujeito insuportável. Mas sempre tem que ter um empresário que visa mais as aparências do que o talento. Isso me lembrou de Gran Turismo, onde o personagem de Orlando Bloom não queria muito aceitar o Jann porque o adversário tinha mais desenvoltura em aparecer socialmente. Tudo pela imagem. Foi o que Beebe fez, ao querer que Miles desacelerasse e se alinhasse com com os outros dois corredores da equipe para uma chegada perfeita para foto. E o que isso custou? Pois é. Tudo pela imagem né. 

Mas de tudo, apesar de amar corridas e carros, o que mais me chamou a atenção, foi a atuação incrível de Christian Bale. Esse homem incorpora seus personagens de uma forma, que é impressionante. Você acredita mesmo que aquele seja ele. Cada papel diferente seu que já vi, só mostra o quão dedicado ele é nas atuações. Assim como Matt Damon. Todos seus filmes também são incríveis. E John Bernthal? Estou acostumada a vê-lo sendo um salafrário assassino e aqui, um executivo recebendo ordens. Muito Hilário. 

A história de como a Ford venceu a Ferrari é surreal. Embora Shelby fosse incrível, acabou sendo mais conhecido do que Miles porque infelizmente sua carreira como piloto foi curta demais. Esse foi um filme incrível de corrida porque mostrou vários lados de tudo. A vida de Shelby como corredor e depois como aposentado devido a sua saúde. Confesso que na minha memória, ele acabaria correndo a Le Mans com Miles e não aguentando e morrendo. Não sei porque imaginei isso. Depois mostra a vida de Miles, sua família, seu trabalho. Embora tudo seja breve, podemos entender os dois personagens, suas lutas, suas paixões, suas determinações. A confiança de Shelby em deixar as decisões para Miles. Foi uma dupla incrível. 

Por mais que a corrida de Le Mans seja cansativa, eu amo essa corrida. Quando ela é mencionada em filmes, acho incrível. A troca de pilotos, o tempo exaustivo de corrida, o percurso durante a noite, o tempo quando chove, é tudo muito tenso. Só não sabia que Le Mans não era a única corrida 24 horas, já que Miles correu em 24 horas de Daytona. Mas acho que Le Mans é a mais famosa. 

Executivos são sempre assustadores e gananciosos. Mas a imagem que tive de Enzo Ferrari, misericórdia. Fez de Ford um ser fofinho. Falando em Ford, a cena dele no carro com Shelby, eu fiquei na dúvida se no final ele estava chorando ou rindo. Mas deu até pena dele. Mas minha pergunta é: esses empresários nunca testam seus produtos? Ford nunca correu em um de seus carros? Eu queria ter essa experiência. Com certeza também gritaria e choraria como Ford, mas deve ser uma experiência incrível. Ainda mais estando no passageiro, deixando sua vida nas mãos do piloto. Sendo o piloto, pelo menos você tem mais controle.

Enfim, foi uma história incrível, sendo inspirada na vida real. Então é meio satisfatório a derrota de Enzo, se ele for realmente como foi retratado no filme. Ken Miles foi um piloto incrível. E Shelby ficou tão famoso com seus carros incríveis, que quem assistiu Need for speed, ele é mencionado lá. Super recomendo.


Nota pessoal 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

[Review/crítica pessoal] O Jogo da Garrafa - Divagando Sempre

  Olá Divosos do terror. A verdade é uma só, não fazem mais filmes de terror como antigamente... A HISTÓRIA  Cole, retorna a antig...