Olá Divas e Divos corredores. Essa semana trago filmes de corrida.
DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA
Danny Moore, executivo de marketing, para colocar a Nissan no auge novamente, propõe recrutar jogadores do simulador de corrida Gran Turismo e transformá-los em pilotos de corrida de verdade. A Nissan então cria a GT Academy. Danny entra em contato com vários treinadores até tentar Jack Salter, um ex-piloto que virou mecânico. Embora desacreditado desse projeto, ele resolve aceitar a proposta após se cansar da arrogância do piloto de sua atual equipe.
A GT Academy promove uma corrida classificatória reunindo 10 jogadores de locais diversos. Jann Mardenborough, um adolescente que sonha em se tornar um piloto de corrida, é aprovado por sua pontuação no jogo Gran Turismo e convidado a participar do torneio classificatório. Embora seu pai seja contra sua vida de gamer, sua mãe o imcentiva a ir atrás de seus sonhos, então, quando ele é o finalista de sua categoria, ele vai até a Academia onde junto de mais nove finalistas, passa a um treinamento físico com Jack, reduzindo os pilotos a cinco, onde depois disputam uma corrida de verdade e o vencedor representará a Nissan. Por questões de milésimos de segundo, Jann é o vencedor.
Agora Jann precisa se classificar pelo menos em quarto lugar e conseguir sua licença profissional e assinar com a Nissan. Embora seu início seja complicado, é em sua primeira corrida como profissional que ele sofre um acidente e um espectador acaba morrendo. Traumatizado ele se sente culpado, mas Jack lhe conta seu motivo de ter parado de correr mas inspira Jann a retornar. Embora um inquérito tenha inocentado Jann, os demais pilotos não concordam que jogadores de simulador de corridas possam ser pilotos de verdade e para provar o contrário, Jann e sua equipe vão correr em Le Mans.
Ano de lançamento 2023
Duração 2h 14m
Direção Neill Blomkamp
Elenco Archie Madekwe, Orlando Bloom, David Harbour, Djimon Hounsou
Trailer
Minhas divagações finais
Vamos lá, depois de terminar a semana vendo filmes baseados em jogos, agora pulei para filmes de corrida, embora Gran Turismo seja um jogo, mas também é sobre corrida e ainda inspirado em uma história real. Inicialmente tinha achado interessante como retrataram a criação do simulador de corrida e embora tenha atores de peso como Orlando Bloom e David Harbour, acho que foi tudo meio corrido e mal trabalhado.
Primeiro a gente começa com a história de Jann. Embora ele trabalhe meio período para comprar suas coisas gamer, ficou meio corrido sua história familiar, como o motivo de seu pai implicar com sua escolha de futuro como gamer e depois do concurso, como corredor na vida real.
Danny, como executivo de marketing, já foi entrando com tudo nessa ideia de trazer corredores de simuladores para a vida real. Não sei se seria mesmo fácil assim, embora Jann e outros competidores tenham tido treinamentos físicos, parece meio despeitado para com aqueles que treinaram a vida toda como corredores profissionais. Mas enfim. Jann poderia ter sido um protagonista melhor, até quando sofreu o acidente, embora tenha demonstrado ter ficado traumatizado, não foi muito convincente. Jann, por ser diferente de seu irmão que praticava esportes como seu pai, vivia pegando no pé de Jann, o humilhando até e de repente, quando é selecionado para competir na corrida classificatória, automaticamente vira um herói. Achei a transição muito corrida. Nem deu tempo de sentir simpatia por ele.
Embora Jack tenha sua história, seu relacionamento com Jann apesar de corrido, foi o melhor de tudo na história. Mas dou créditos ao David Harbour por ser carismático nos filmes. Por mais que ele não acreditasse nesse projeto, que corredores de simulador não teria o mesmo desempenho que corredores reais, ele acabou aceitando Jann ao ver que seria possível sim. Mas, não dou créditos à ele, mesmo que tenha sofrido para chegar ao topo, achei tudo meio surreal. Talvez, se fosse dividido em partes como uma série, pudessem ter trabalhado mais na personalidade de Jann e principalmente em seu relacionamento familiar. Uma das cenas mais emocionantes para mim, é quando seu pai vai vê-lo após o acidente e diz estar orgulhoso dele. A cena em si foi emocionante, créditos para o ator Djimon Hounsou. Também poderiam ter trabalhado mais na academia e no relacionamento dos demais participantes.
Quanto as corridas, claro, eram excepcionais. Mas embora seja inspirado em uma história real, faltou mais personalidade no filme. Talvez por isso não vi nada sobre ele antes, só o encontrei porque procurava filmes de corrida. E por mais que eu goste de jogos, pelo menos em se tratando de corridas, nada supera as histórias contadas na pista de verdade. Vendo aqueles corredores arriscando a vida desde jovens, treinando e vivendo aquilo desde sempre. Fica meio sem graça quando um jogador de simulador que vive no quarto sentado na cadeira protegido correndo no simulador, com pouco tempo de treino, vença uma corrida com corredores de verdade. Jann foi um milagre nas pistas, isso sim.
Mas enfim, não foi de todo ruim, mas também não foi excepcional. Dificilmente um protagonista como Jann me decepcionaria, mas como disse, faltou trabalhar melhor nesse personagem. A corrida em Le Mans não foi muito satisfatória mas talvez seja porque é muito atual. Em outros filmes que vi, a época era outra e parecia muito mais emocionante. Como no filme Ford vs Ferrari.
Eu amo corridas, amo carros, mas não dirijo e nem jogo mais, jogos de corrida sempre foram meu tormento. Nunca tinha controle. Prefiro ver outros jogando mesmo. No mais, achei mediano.
Nota pessoal 6/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário