Dica de Destaque

[Resenha] 1984

 

Quem conhece as obras de Orwell sabe o que está por vir.


1984 ( George Orwell)




Winston vive em uma época difícil em Londres. Tempos de guerra, onde tudo se é observado e controlado em prol do Grande Irmão. Até seus pensamentos. 

Por dentro ele vive uma batalha de sentimentos que não podem ser expostos. Por fora seu rosto sempre sem demonstrar nada.

 Até que um dia recebe um bilhete de uma mulher onde dizia: amo você. Intrigado, sem lembrança de ter tido algum outro contato com a desconhecida, passa a procurá-la de modo discreto para obter respostas.


Depois disso, eles passam a se encontrar furtivamente e compartilhar ideias contrárias ao Grande Irmão. Eles se encontram em diversos esconderijos e entram para um grupo contrário ao Grande Irmão, onde eles conhecem O'Brien, que faz uma lista enorme de coisas absurdas que eles poderiam vir a fazer se fizessem parte da causa.

 Winston concorda com tudo sem pestanejar. Porém, eles são pegos e Winston passa por momentos dramáticos de infinita tortura descobrindo algumas traições.  No fim de tudo, seu sofrimento termina quando ele finalmente aceita o Grande Irmão. 


Como sempre, mais um livro de reflexão de Orwell. O início parece meio confuso, principalmente com a linguagem inventada de algumas palavras. Mas depois tudo vai se entrelaçando e fazendo sentido. Terminei com um misto de sentimentos indescritíveis. À luta de Winston pelo modo de viver terminar daquela forma, realmente foi pesaroso. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10.

Quem tiver oportunidade, leia. É muito bom. 

Comentários