Dica de Destaque

[Review/crítica] Imaculada (Immaculate) - Divagando Sempre

 

Continuando a maratona de Halloween 🎃 

Encontrei um filme melhorzinho mas ainda não atendeu minhas expectativas. Mas vamos lá.





Ano de lançamento 2024

Duração 1h 29m

Direção Michael Mohan

Elenco Sydney Sweeney, Álvaro Morte, Benedetta Porcaroli

Recomendação: mediana



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

A jovem noviça Irmã Cecília vai para um convento na Itália que cuida de freiras em seus últimos dias, a convite do Padre Sal Tedeschi, que ficou sabendo da condição milagrosa de Cecília que sobreviveu a um afogamento em um lago congelado. 

Cecília faz amizade com a Irmã Gwen, que escolheu o caminho do Senhor para ter uma vida melhor. No entanto, Cecília começa a perceber coisas estranhas acontecendo, principalmente quando descobre que as Irmãs mantém um misterioso artefato, que julgam ser um dos pregos utilizado na crucificação de Jesus. 

Após alguns dias, depois de passar mal, ela descobre estar grávida, o que seria impossível pelo fato dela ainda ser virgem. Então, ela é considerada a nova Virgem Maria que carrega o novo Messias. No entanto, ela sente seu corpo deteriorando e uma das Irmãs, com inveja, tenta matá-la cometendo suicídio em seguida. Devido a sua condição, ninguém a permite procurar outro médico ou ir ao hospital, deixando Gwen revoltada e acaba sendo contida por padre Tedeschi e desaparecendo. 

Encenando um aborto, para conseguir ir a um hospital, Cecília só consegue com que a prendam, mas padre Tedeschi acaba revelando o terrível segredo que o local esconde e como ela de fato engravidou. Reunindo toda sua força e coragem, Cecília, tenta a todo custo fugir. 







Minhas divagações finais 

Por ter Álvaro Morte no elenco e pelo filme ser atual, cheguei a ter esperanças de que o filme fosse realmente bom. Veja bem, não foi de todo ruim, foi até interessante, mas...

O início foi bem confuso com a freira tentando fugir e de repente nos levar para a Cecília. Cheguei a pensar que era aqueles tipos de filmes que mostra o final e depois nos conta o que aconteceu até chegar aquele momento. Mas não foi isso. 

Cecília foi para a Itália sem saber falar muito da língua a convite de um padre que tinha conhecimento de sua história. Ela participa de uma celebração e apaga. Quando acorda, pensa estar vivendo normalmente mas acaba engravidando. Eu confesso que na hora suspeitei do padre Tedeschi, achei ele suspeito desde o início. Mas o desenrolar de tudo foi ao mesmo tempo chocante e sem graça. Mas, não nego que a ambientalização não deixou a desejar. Embora seja um local onde deveria ser sagrado e cheio de bondade, escondia algo maligno, mas que vinha a ser o próprio ser humano. 

Confesso que não gosto de levar sustos, mas em filmes de terror, eu simplesmente amo. Aqui, não senti medo nem levei sustos, embora me sentisse o tempo todo temerosa. Mas jamais nos faz realmente acreditar na gravidez miraculosa de Cecília. Embora os meios não foram o que eu realmente pensei. De todas as minhas teorias, embora a prova estivesse ali o tempo todo, não me dei conta que poderia realmente ser aquilo. 

O fanatismo religioso chega a ser assustador. Para eles, que habitavam e serviam a casa do Senhor, os atos que cometiam, não eram pecados. Acho que isso realmente foi o assustador nessa história. E o final, terminei entre chocada, horrorizada e incrédula. Depois li que esse final foi considerado polêmico. Realmente, é de se refletir as atitudes que Cecília acabou tomando. Quando vemos de fora as freiras não imaginamos o quanto seguir esse caminho pode ser extremamente rígido. E as freiras que ensinavam o caminho para as noviças, achei autoritárias demais, espero que não seja realmente assim na vida real. 

Apesar de ser um filme de terror, não foi necessariamente assustador, do jeito que gosto, mas não nego que o mistério envolvendo a gravidez foi bem interessante. E o modo como Cecília foi mudando, de noviça submissa e quieta para uma mulher lutando pela sobrevivência, foi incrível. Seus gritos no final, me fizeram sofrer junto. Assim como seu ato final foi complexo e cheio de reflexões. Em uma situação dessas, alguém teria a força e coragem dela? Enfim, apesar de na hora ter terminado meio que decepcionada por ter esperado mais, confesso que apesar de tudo, acabou sendo interessante. 

Nota 7/10

Comentários