Dica de Destaque

[Review/crítica] Assombrosas (Fenómenas) - Divagando Sempre

 

Maratona de Halloween 🎃 

Ainda não encontrei nenhum título digno de ser assustador, mas pela diversão está melhorando. Vamos lá.




Ano de lançamento 2023

Duração 1h 35m

Direção Carlos Therón

Elenco Belén Rueda, Gracia Olayo, Toni Acosta, Emilio Gutiérrez, Miren Ibarguren, Ivan Massagué, Óscar  Ortuño, Antonio Pagudo, Lorena López,  Fran Cantos

Recomendação: sim



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Paz, Gloria e Sagrario formam o grupo Hepta, que junto do Padre Pilón, estudam fenômenos sobrenaturais. O Padre marca uma reunião com as três para investigarem um potencial local assombrado. Mas como apenas Sagrario aparece, o Padre resolve investigar sozinho e acaba em coma.

Intrigadas com o que aconteceu, elas vão até o local, que vem a ser um antiquário. Lá, realmente coisas estranhas acontecem e através do ritual da tábua de Ouija, elas tentam entrar em contato com o que pode ter atacado Padre Pilón. Elas também contam com a companhia do estudante de física Pablo, que encontra explicação para tudo através da ciência. Porém, após a conclusão da primeira sessão, ele é dispensado apesar de ter mudado totalmente seu pensamento sobre o sobrenatural. 

Assim, as três amigas estão prontas para irem embora, quando Gloria sente algo anormal e volta para o antiquário. Ouvindo gritos e barulhos, Paz e Sagrario entram novamente para procurar Gloria e vão acabar descobrindo o que realmente assombra o local. 





Minhas divagações finais 

O intrigante do filme é que quando começa, fala sobre ser inspirado em uma história real. Não duvido, ainda mais depois de Invocação do mal e do casal Warren. Então porque não poderia ter histórias assim em outros países? 

O título do filme em espanhol é muito melhor, fenómenas. E apesar de não ter sido tão assustador, o contexto foi interessante. Paz, já é avó e é a cinegrafista do trio. Gloria é a vidente e Sagrario busca no sobrenatural, um meio de se comunicar com seu falecido marido. Padre Pilón reuniu essas mulheres para lhe ajudar a investigar casos potencialmente sobrenaturais. 

Durante a investigação no antiquário, o dono é possuído mas o mal permanece ali e o melhor de tudo é Gloria voltando ao local depois de sentir algo estranho, mesmo sendo aquela do grupo que mais queria sair e ter uma vida normal. No entanto, Paz e Sagrario não podem deixar a amiga lá e tentam de tudo após ver que ela foi possuída. 

A partir daí achei que a história deu uma guinada, mas para ladeira abaixo. Sagrario parecia a líder do grupo, depois do Padre Pilón mas quando o espírito maligno se fez passar pelo marido dela, achei que foi forçado demais. Paz ainda tentou abrir os olhos da amiga dizendo que não poderia ser o marido dela, mas Sagrario já estava totalmente cega pelo desejo de se comunicar com o marido. O que quase custou a vida de Gloria. 

A história no início foi promissora. A investigação no antiquário foi excelente, mas pensei que o estagiário, acho que era Pablo o nome dele, fosse participar mais da história. Ainda mais por ser cético quanto ao sobrenatural. Eu gosto quando é assim e acontecem coisas que fazem a pessoa mudar de ideia. 

Eu sempre vou lutar contra a ideia do mais do mesmo, porque convenhamos, dois mil anos de histórias, ainda tem como apresentar alguma novidade? Não dá para ser exigente. Clichês a parte, embora o motivo do espírito maligno querer as três foi meio piegas, fez todo sentido. Uma pena que contradizendo as crenças de Sagrario, ela não conseguiu o que queria, mas ao mesmo tempo foi algo que a impulsionou a seguir em frente. Eu amei essa atriz. Realmente, do trio, a Paz é a mais pé no chão. Achei ela uma personagem forte e seu trabalho é muito interessante. Filmar as sessões e depois assistir tudo procurando pistas, é algo incrível também. 

Agora, a porteira ou sei lá o que aquela mulher era, ser possuída daquela forma e Paz e Sagrario descobrirem de modos diferentes, foi muito tenso. Os possuídos tem uma força física incrível. Achei que Sagrario não resistiria. Mas enfim, elogios a parte, não é algo excepcional, mas amo histórias com investigações paranormais. Então sou suspeita para falar, ainda mais quando a língua é espanhol, que acho linda demais. 

Enfim, foi divertido.

Nota 8/10

Comentários