Dica de Destaque

[Review/crítica] Irmã morte - Divagando Sempre

 

Maratona de Halloween 🎃 

Mais um filme de freira que não sei porque, tem que ser assustador. Para mim, convento, igreja e qualquer coisa relacionada a Deus, era para ser abençoado e nos proteger do mal, no entanto, o mal sempre está lá dentro... Mas enfim, o desfecho foi interessante. Vamos lá. 




Ano de lançamento 2023

Duração 1h 30m

Direção Paco Plaza

Elenco Aria Bedmar, Maru Valdivieso, Luisa Merelas, Chelo Vivares, Sara Roch, Olimpia Roch, Almudena Amor, Sandra Escacena, Consuelo Trujillo

Recomendação: mediana 



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Narcisa teve uma infância com visões sagradas, vendo como um destino, se torna freira. Seu primeiro trabalho é em um antigo convento, transformado em escola, para dar aulas as crianças órfãs. No entanto, coisas estranhas começam a acontecer e as crianças tem medo de algo assustador que aconteceu ali no passado e virou lenda. 

Mas, as freiras mais velhas, desconversam desencorajando as crianças a falarem sobre o assunto. Narcisa por sua vez, acaba sentindo coisas e diz acreditar no que as crianças dizem. Uma das crianças desaparece e Narcisa pede a ajuda da irmã desaparecida para procurá-la. Com tudo acontecendo de modo sombrio, ela acaba se questionando se suas visões quando criança, eram mesmo sagradas ou seriam outra coisa. 

Desafiando as freiras, Narcisa acaba ferindo os olhos mas tem visões do que aconteceu no passado e descobre o terrível segredo das freiras. 








Minhas divagações finais

Não foi perfeito, mas ainda foi melhor que os dois primeiros que vi para o início dessa maratona. Porém, apesar de ser sobre freiras, o mal foi o próprio ser humano. Achei o desfecho espetacular. Não dava para imaginar algo desse tipo. O mistério da criança Fantasma ou a cadeira no quarto da Narcisa que vivia caindo, gente, teve um significado assombroso. Eu até gostaria de comentar com spoilers, mas acho que seria mais interessante ir descobrindo com a Narcisa.

Mais uma vez, mostrou-se um local cheio de freiras com ensinamentos extremamente rígidos. E ainda pior quando são crianças. Eu acredito que não se deve proibir o conhecimento sobre a realidade do mundo como também não se deve dar total liberdade. Esclarecimentos são sempre importantes, ainda mais para mentes jovens assimilarem os perigos do mundo real. 

Pelo que entendi de alguns comentários, esse filme seria antes do filme chamado Veronica, onde conta a origem da Irmã Morte. O que faz algum sentido se tiver assistido o filme antes. Eu até vi mas não lembro da história. Então aguardem que o próximo será Veronica.

Agora, no quesito sustos, não acho que teve algum, teve o suspense como falei, da criança que as meninas falavam que assombrava o local ou das coisas que Narcisa encontrou em seu quarto escondidas ou até mesmo da cadeira que ficava tombando. Tudo teve um significado então eu diria que o filme seria mais suspense e drama do que terror de fato. Pelo menos o que considero terror não é nada parecido com isso. 

Mas, como eu disse, não foi perfeito no entanto teve uma trama até satisfatória. Embora eu ache que o início foi por si só meio que exagerado e a parte do eclipse completamente forçado. Mas acho que Narcisa tinha que passar por isso para descobrir o terrível segredo do local e dar paz (será?) aos envolvidos. O que achei bem complexo e cruel todos os acontecimentos. 

Uma pena que filmes de terror assim mostre um lado de conventos, monastérios e igrejas como algo sombrio. Sempre acreditei (embora não seja muito religiosa) que esses lugares eram protegidos contra o mal e que só acolhessem o bem. Mas quando se trata do ser humano, não há muito o que defender. Mas foi um filme interessante. 

Nota 7/10


Comentários