domingo, 17 de agosto de 2025

[Resenha/crítica pessoal] Serafina e a Capa Preta - Divagando Sempre

 

Olá Divosos leitores. Hoje trago essa leitura que literalmente é: julguem pela capa. Parece ser uma história infantil mas foi instigante e deliciosa de se ler. 






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Serafina tem 12 anos e mora escondida com seu pai no porão da Mansão Biltmore, que pertence a Família Vanderbilt. Seu pai trabalha na manutenção das máquinas da Mansão e ninguém sabe que ele tem uma filha. Serafina vive então escondida, usa roupas improvisadas pelo pai, dorme em um local escondido e assim que acorda, guarda tudo para ninguém desconfiar que alguém mora ali. Para lhe dar alguma ocupação especial, seu pai a declara C.O.R, Caçadora Oficial de Ratos, assim ela se sente útil e importante. 

Uma noite, enquanto caçava ratos, havia movimentação na Mansão, já que os Vanderbilt recebiam convidados e Serafina curiosa queria dar uma olhada neles. Enquanto andava pelos corredores secretos da casa, ela vê algo assustador, um homem usando uma capa preta perseguindo uma garotinha. Ela vê a menina sumir no meio da névoa, como se fosse sugada pelo homem e então, ele a vê e passa a perseguí-la. Mas Serafina muito esperta, consegue fugir e conta para o pai o que viu, porém, ele não acredita nela. 

Quando se dão conta do desaparecimento da menina, uma busca começa pela casa e Serafina curiosa acaba se mostrando e conhecendo Braenden, o jovem filho da família Vanderbilt. Ele sabe que Serafina não faz parte dos empregados da casa e tenta acobertá-la quando desconfiam dela. Assim, ela conta suas suspeitas para ele e juntos tentam procurar a menina e descobrir quem seria o homem da capa preta. 



Ano de publicação 2016

Páginas 240

Autor/a Robert Beatty



Minhas divagações finais 

De início parece um livro infantil, mas tirando os livros hot e de assassinatos, acho que infanto juvenil serve para qualquer idade. Serafina foi uma protagonista que embora houve alguns momentos que não suportava sua curiosidade, também era compreensível pelo modo como havia sido criada e como deveria se manter escondida. Mas ela sempre foi diferente e seu pai guardava um enorme segredo, por isso, eles precisavam que ela se mantivesse escondida. 

Talvez, se o homem da capa preta não tivesse aparecido justo ali, quem sabe quanto mais tempo Serafina continuaria vivendo sua vida incógnita? E claro que mesmo tão novinha, tinha que ter um garoto. Apesar de vir de família rica, pelo menos ele era justo e não esses garotos insuportáveis que acham que podem fazer o que quiserem porque tem dinheiro. Ele foi incrivelmente corajoso e sábio como Serafina. Quando os dois crescerem, terão um futuro brilhante pela frente. 

Por causa do homem da capa preta, Serafina acabou descobrindo um mundo fora do porão, um mundo ao mesmo tempo lindo e assustador. Conhecer pessoas boas e ruins. Ver roupas de verdade diferente das coisas que ela usava, conversar com outras pessoas além de seu pai, mas também ver um ser maligno que sequestrava as crianças. Sim, ela não queria acreditar que estavam mortas, já que não havia um corpo mas também sentia medo pois não sabia para onde tinham ido. Ela só sabia que precisava encontrá-las.

Assim, sem querer, ela acabou saindo da Mansão com Braenden e foram atacados no caminho. Os dois tem suspeitas de quem seria o homem da capa preta mas Serafina não pode se revelar para ninguém e fica para trás, tendo que atravessar a floresta, onde seu pai sempre lhe proibiu de ir e encontrar o caminho para casa. Com toda essa aventura, com todo o medo de perder Serafina, seu pai enfim resolve procurar ajuda quando ele descobre que ela desapareceu e ele enfim, conta seu segredo para ela. 

Até o homem da capa preta aparecer, parecia uma história normal. Eu pensava que seu pai não podia contar sobre sua existência por causa de seu trabalho. Ou, que Serafina era alguma criança sequestrada, já que parecia que não poderia se mostrar para ninguém e seu pai inventou uma história louca para mantê-la escondida. Quando o homem da capa preta aparece e quase a pega, já podemos ter certeza de que a história vai para o lado da fantasia sobrenatural. Não que seja ruim, mas quando você não tem ideia do enredo e cria outras teorias, acaba se surpreendendo quando vira para esse lado. 

Serafina é uma personagem que apesar da idade e do modo como vive, é inteligente e corajosa. Ela enfrentou o homem da capa preta e ainda descobriu outros segredos que envolvia sua origem misteriosa e dos motivos de seu pai a manter escondida. Foi uma história cheia de suspense e instigante. E claro que tem continuação né. Pois a história de Serafina está apenas começando. 


Nota pessoal 10/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

[Review/crítica pessoal] O Jogo da Garrafa - Divagando Sempre

  Olá Divosos do terror. A verdade é uma só, não fazem mais filmes de terror como antigamente... A HISTÓRIA  Cole, retorna a antig...