segunda-feira, 25 de agosto de 2025

[Review/crítica pessoal] Resident Evil: O Hóspede Maldito - Divagando Sempre

 

Olá Divosos. Começo a semana com adaptações de jogos e o primeiro é ele, Resident Evil, também conhecido como Biohazard no jogo, o que achei muito mais marcante. 






DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Alice desperta em um banheiro de uma mansão sem memórias de quem seja ou como foi parar ali. Ao percorrer o local é atacada por um desconhecido. Porém, o local é invadido por um grupo de soldados que explica que a Colmeia, é uma instalação que fica abaixo da mansão que sofreu uma contaminação biológica criada geneticamente pela Umbrella Corporation. A Inteligência Artificial da Colmeia conhecida como Rainha Vermelha, isola o local e elimina todos dentro da instalação para evitar um contágio ao mundo exterior. 

Alice que acordou na mansão e Matt que a atacou, são levados juntos para a Colmeia. No trem, meio de transporte que liga a mansão a Colmeia, encontram Spence, também sem memórias escondido. Os soldados explicam que Alice e Spence trabalham para a Umbrella sob disfarce como um casal, protegendo a entrada da Colmeia. Mais tarde revela-se que Matt tinha uma irmã infiltrada trabalhando na Colmeia contrabandeando provas de experimentos ilegais e os dois iriam expor a empresa. Descobre-se também os papéis de Spence e Alice, que recobram as memórias. 

No entanto, isso acontece quando também descobrem que os experimentos transformaram os funcionários em uma espécie de zumbis e por isso a Rainha Vermelha havia isolado o local. Acontece que alguém havia roubado o vírus e o antídoto e infectado o local antes de fugir, ativando as defesas da Rainha Vermelha. Os soldados foram enviados para averiguar o que havia acontecido e desativar a Rainha Vermelha. Mas como tudo saiu do controle, somente Matt e Alice sobrevivem para serem capturados por um grupo de cientistas da Umbrella.









Ano de lançamento 2002

Duração 1h 40m

Direção Paul W. S. Anderson

Elenco Milla Jovovich, Michelle Rodríguez, Eric Mabius, James Purefoy, Martin Crewes, Collin Salmon



Trailer 





Minhas divagações finais 

O que me lembrava do filme eram poucas partes como Alice acordando sem memória na mansão, o vestido vermelho, a parte do laser que na época me pareceu mais tenso, demorado e traumatizante e dos zumbis. Resident Evil foi um dos primeiros jogos de terror que tentei jogar. Se me lembro bem foi horrível, pois não consegui sair do lugar. Lembro que estava com um personagem com uma faquinha tentando matar um zumbi e era isso, morria ali. Jogos de terror nunca foi meu forte. Gosto dos livros ou dos filmes apenas. Obviamente por isso, não posso dizer se a adaptação do jogo foi satisfatória. 

Quanto ao filme, embora tenha visto títulos criticando a franquia negativamente, não li nenhuma. Já sabemos que sou do contra e a maioria das vezes acabo gostando quando a maioria achou ruim. Não lembrava da Michelle Rodríguez no filme, Michelle é Michelle, apesar de parecer ser sempre ela mesma, amo essa atriz. Uma pena seu destino final. Milla Jovovich, quem assistiu muito a Sessão da tarde na TV deve conhecê-la no filme De volta a lagoa azul. Mas eu a conheço pelo filme O Quinto Elemento com Bruce Willis. Milla sempre me impressionou por sua beleza. Mas tirando esses filmes, para mim ela só tinha trabalhado em Resident Evil.

Quanto ao filme, bem, na época em que vi a primeira vez, era sufocante pela Alice não ter memórias e ficar com o grupo indefesa no meio dos zumbis. Embora depois podemos observar que de indefesa não tinha nada. Apesar dos três sem memória serem bastante suspeitos, Alice e Spence tinham registros como funcionários da Umbrella. O que ficou meio confuso foram as lembranças do casal, que pareciam que se envolveram além do trabalho exigido mas tiveram missões secretas opostas, culminando em traições antes da Rainha Vermelha apagar todos. 

O que não fez muito sentido foi a transformação de Rain ter demorado mais que dos outros para finalizar. A resposta seria que o vírus reage de diferentes formas dependendo do organismo? Ela havia sido mordida há um tempo e seguiu com eles até começar a sentir as mudanças. Foi uma pena. 

No final, se não conhece a história não continue a leitura, pode conter SPOILERS, juro que pensei que quando pegaram Alice e Matt, revelariam que a Colmeia era tipo um teste de sobrevivência para Alice, que de alguma forma seria uma super soldado mudada geneticamente e imune ao vírus. Quando ela acorda no hospital e sai com a cidade desolada, precisei admitir que o rumo da história como sempre, era outra. E que obviamente teria sequência, já que levaram Matt sofrendo mutação e Alice terminada parada no meio da cidade com uma arma que tirou de um carro da polícia. 

Para uma adaptação de jogo claramente sempre é subestimado. O que me lembro do jogo seria só a dupla Claire e Leon, julgando que eu esteja falando dos personagens corretos. Embora devemos admitir que adaptar a história de um jogo que já tem história, tecnicamente não seria muito difícil. Mas, como eu disse, meu conhecimento do jogo seria mínimo, sei só do vírus criado pela Umbrella  e a propagação dos zumbis. E que era muito difícil jogar na época (para mim). 

Enfim, achei que teve um contexto explicando a história, embora as atuações deixem a desejar. Milla pode ter vindo de outras produções mas achei que faltou algo a mais. Ou, talvez fosse da personagem por já iniciar sem memórias. Eu assisti de modo independente, sem comparar ao jogo, porque como ja disse, não conheço muito dele. Então, talvez tenha apreciado mais por isso. Não me julguem, mas eu gostei da obra. 


Nota pessoal 9/10

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dica de Destaque

[Review/crítica pessoal] O Jogo da Garrafa - Divagando Sempre

  Olá Divosos do terror. A verdade é uma só, não fazem mais filmes de terror como antigamente... A HISTÓRIA  Cole, retorna a antig...