Olá Divas e Divos. Hoje trago esse filme icônico de Sylvester Stallone.
DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA
John Rambo, um veterano de Guerra do Vietnã, ao procurar por um amigo que serviu junto, descobre que ele faleceu de câncer devido a exposição de agentes químicos usado durante a guerra. Desconsolado, ele continua seu caminho e vai parar em uma cidade chamada Hope.
Infelizmente ele se depara com o Xerife Will Teasle, que o considera um mero vagabundo e o leva para os limites da cidade. Sabendo que não fez nada de errado, Rambo retorna pelo mesmo caminho fazendo com que o Xerife o prenda. Na prisão, os oficiais de Will torturam Rambo, desencadeando gatilhos de quando foi torturado no Vietnã e ele ataca os oficiais e foge.
Teasle move cães farejadores e um helicóptero para rastrear Rambo. Galt, desobedecendo as ordens de Teasle, tenta acertar Rambo do helicóptero e este joga uma pedra fazendo o piloto perder o controle e Galt se desequilibra e cai para a morte. Rambo ainda tenta se render dizendo que não foi sua culpa e não quer causar mais problemas. Porém, Teasle já está levando para o lado pessoal e quer vingança pela morte de Galt. Um dos oficiais que procurou informações sobre Rambo, avisa Teasle que ele é um boina verde, herói de guerra e ganhador da Medalha de Honra. Mas Teasle ignora e quer apenas vingança.
Rambo cria armadilhas e captura a equipe de Teasle incluindo o próprio, dizendo que se quisesse, poderia ter matado todos. Ele pede apenas que o deixem em paz e foge novamente. A Patrulha do estado e a Guarda Nacional se juntam para ajudar Teasle a capturar Rambo. Seu mentor e ex-comandante, Coronel Sam Trautman também aparece para tentar convencer Rambo a se render, mas este se nega alegando que não fez nada além de se defender de ser agredido pelos subordinados de Teasle. Trautman então tenta convencer Teasle a deixar Rambo fugir para a cidade próxima e ser pego lá, mas o Xerife está disposto a pegá-lo ele mesmo.
Ano de lançamento 1982
Duração 1h 33m
Direção Ted Kotcheff
Elenco Sylvester Stallone, Richard Crenna, Brian Dennehy
Trailer
Minhas divagações finais
O filme é baseado no livro Primeiro Sangue de David Morrell, inclusive, Rambo faz referência ao título ao informar seu comandante que quem tirou o primeiro sangue foram os subalternos de Teasle. Assim como no livro, achei Teasle terrivelmente insuportável. Porém, não sei se condiz com a época em que a história foi escrita, mas, é até comum xerifes de cidade pequena, acharem que só porque tem um distintivo, podem fazer o que quiserem. Embora não teria história se ele tivesse tratado Rambo melhor desde o início, nada disso teria acontecido.
Teasle era o típico policial ignorante que ao bater os olhos em Rambo já o taxou de vagabundo e o queria longe da cidade. Rambo seguiria caminho sem problemas, se o Xerife só tivesse levado ele para um local para comer e depois ele seguiria caminho. Mas não, como ele queria mostrar autoridade, já foi expulsando Rambo da cidade. Lógico que, sendo um soldado que lutou por seu país, ser maltratado logo após voltar da guerra, deixaria qualquer um louco da vida. Por isso, ele voltou para a cidade e acabou preso. Mas, se tivessem o tratado como qualquer outro prisioneiro, mas não, quiseram mostrar autoridade e torturaram Rambo, desencadeando memórias ruins que o fizeram fugir.
Depois disso, tudo foi consequência das atitudes de Teasle de insistir em prender Rambo. Se tivesse ouvido Trautman, teria evitado até a destruição da cidade. E só no final, entendemos como Rambo se sentia após ele desabafar com Trautman que desde que voltou da guerra, não conseguia emprego, não tinha amigos e ninguém reconhecia sua luta na guerra, além dos traumas das perdas de companheiros. Trautman enfim consegue convencer Rambo a se render e ele é preso. Não lembro dos outros filmes, mas na minha memória, Rambo era sinal de destruição. Só lembro dele amarrando a fita vermelha na cabeça e matando qualquer um que cruzasse seu caminho.
Pelo menos, esse primeiro foi interessante por mostrar um lado ainda humano de Rambo. Ele era só um soldado sofrendo e foi confrontado sem justificativa por abuso de poder. Mas, a única coisa que achei meio exagerada, foi quando Rambo desabafa com Trautman. Acho que não precisava tudo aquilo. O silêncio talvez teria deixado a cena mais comovente com algumas lágrimas. Mas, enfim...
Ainda assim foi nostálgico e bom.
Nota pessoal 9/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário