Dica de Destaque

A noite maldita - Divagando Sempre



Sinopse

Quando metade dos seres humanos adormece inexplicavelmente, o que surge é um cenário apocalíptico: prédios em chamas, falta de eletricidade e pessoas desesperadas correndo sem rumo pelas ruas. Nada mais funciona como de costume, e os hospitais ficam lotados com vítimas do que parece ser uma terrível epidemia.



Minha versão 

 O livro nos apresenta um homem dirigindo tentando driblar o sono voltando para casa do enterro da avó. No entanto, ao parar em um posto de gasolina, descobre que além do rádio que já não pegava nenhuma estação além de chiado, as máquinas de cartão não estavam funcionando e nem os caixas eletrônicos. Uma mulher para o carro apavorada dizendo que sua família parecia morta. Por sorte, um médico que estava por ali vai investigar e decide que é melhor levá-los ao hospital mais próximo, pois ainda estão vivos. Mas chegando no hospital descobrem outros casos semelhantes. Para piorar, não existe sinal de telefone, televisão, nenhum meio de comunicação funciona. Então, o caos começa quando um dos pacientes acorda e ataca uma enfermeira. Ele só queria uma coisa: sangue. 



Minha análise e impressões pessoais 

André Vianco também gosta de detalhar as situações e histórias pessoais de seus personagens. Por vezes pensei estar lendo Stephen King hahaha o início parece ao mesmo tempo instigante e monótono por conta desses detalhes. São muitos personagens aleatórios também. Faz você se questionar se em algum momento vão se interligar como King faz com suas histórias. Tanto que até me confundi com a primeira mulher e seus dois filhos adormecidos no hospital com os dois filhos da promotora, tive que voltar ao início para confirmar as identidades hahaha 

Esse tipo de história seria meu pior pesadelo. Imagina só, não ter como se comunicar com ninguém e se você não estiver com sua família, deve ser desesperador tentar encontrá-los ou saber o que está acontecendo sem rádio ou TV. De repente alguns adormecem e parecem mortos e então acordam querendo seu sangue? Qual seria pior? Vampiros ou zumbis? Hahaha 

Mas tudo demora para se desenrolar. Lentamente André Vianco vai nos apresentando seus personagens e suas histórias com tragédias além do que já está acontecendo. Você até simpatiza com alguns. Mas eu queria mesmo era chegar na história principal. Queria entender logo o que era isso que fazia as pessoas dormirem e por que algumas passavam tanto mal. Queria ver logo quando os vampiros começariam a aparecer. 

Demorei a entender ou não tinha prestado a devida atenção, mas os personagens não viviam todos no mesmo lugar. Eram vários estados brasileiros diferentes. Por isso achei que em algum momento eles se encontrariam hahaha não fiquei decepcionada, muito pelo contrário, foi até interessante. 

A promotora Raquel infelizmente não me cativou em nenhum momento de sua jornada, tanto antes como humana quanto depois... A Chiara foi o contrário, não havia gostado dela, mas ao final me conquistou com sua coragem e determinação ao enfrentar Raquel. 

O sargento Cássio foi o melhor personagem de todos. Na minha opinião, um verdadeiro herói. Eu li todos os outros dessa saga, se eu me recordo da história? Definitivamente não hahaha mas eu lembro que havia gostado de todos, inclusive André Vianco se tornou meu autor preferido por conta de seus livros sobre os vampiros. Mas, infelizmente, A noite maldita, sendo ela o início de tudo ou não, não me conquistou. Pode até ser que esses personagens sejam mais trabalhados nos outros volumes, já intitulados heróis e monstros, pois aqui vemos o início do caos, o despertar dos vampiros, assim como a humanidade sobrevivente tenta aprender mais sobre essas criaturas, os mesmos aprendem mais sobre si mesmos. Ainda assim, para mim, deixou muito a desejar. 

Foram muitas páginas de pura enrolação, muitos detalhes desnecessários, eu adoro a escrita do Vianco, mas esse infelizmente é uma livro que não me cativou. Se a continuação desses personagens estão em outros livros, ótimo, como já li mas não recordo, não vou ler de novo hahaha quem sabe um dia... 

Minha nota de satisfação pessoal 3/10.

Comentários