Dica de Destaque

[Resenha] Tudo o que nunca contei ( Celeste NG)



 Lydia Elizabeth Lee, 16 anos, não apareceu para o café da manhã como de costume, sua mãe inspeciona seu quarto mas está intacto, ou Lydia arrumou a cama antes de sair bem cedo ou ela nem chegou a dormir no quarto. Preocupada liga para o marido e eles aguardam notícias da policia enquanto esperam ela voltar... se voltar. 

A espera é angustiante e a família não acha certo levar uma rotina normal enquanto não sabem de Lydia.  Até que seu corpo é encontrado...

Hannah viu Lydia saindo de fininho a noite, mas não tem certeza, então não conta para ninguém. Nath sabe sobre Jack, o pegador da escola e que ele estava saindo as escondidas com Lydia, mas ele também não conta para ninguém. 

Cada membro da família guarda segredos e ressentimentos. 

Antes de Hannah nascer, Marilyn, a mãe,  abandonou a família para voltar a estudar e realizar seus sonhos. Mas ninguém fala sobre isso, simplesmente seguiram adiante. Assim como a morte de Lydia, ninguém fala sobre ela.

Mas quando a polícia decide encerrar o caso como suicídio, a família não consegue entender como seria possível já que Lydia era perfeitamente feliz. Isso era o que os pais achavam. Ninguém sabia da promessa silenciosa que a pequena Lydia fez quando sua mãe foi embora e quando ela voltou, não imaginava que cumprir a promessa seria um fardo tão pesado para ela. A única pessoa que parecia enxergar isso estava se distanciando dela e logo iria embora, deixando-a sozinha e Nath talvez só perceberia isso tarde demais...

Pensei que seria um suspense policial mas na verdade é um drama familiar.  Pensei que o foco seria na Lydia para entender seu caso, mas o foco é mais em seus pais. Pensei que a morte dela teria outro significado, mas foi mais triste ainda. 

Pensar nessa família não tão familiar, desconectada uns dos outros e desajustada, me fez questionar as atitudes da mãe e me deparei com vários e se... que é o que realmente acontece. 

Não vou dizer que achei o livro ruim, mas li esperando algo que no fim foi completamente diferente. A questão de ser oriental e sofrer preconceitos sei bem o que é isso, mas muitas coisas pesaram nessa família que desencadeou tudo o que aconteceu. Os pais depositando seus sonhos não realizados nos filhos, a pressão de atingir a expectativa dos pais, o abandono da Hannah, quem tem 3 filhos e só enxerga um? Enfim... como eu disse, não foi ruim, mas esperava um pouco mais.

Então, minha nota de satisfação pessoal 6/10.

Comentários