Dica de Destaque

[Resenha] Escuridão total sem estrelas ( Stephen King)

 

São contos do King de tirar o fôlego. 




1922

Em 1922 temos a confissão de Wilfred dizendo que matou sua esposa. Ela havia herdado 100 acres de terra e queria vender para uma grande empresa e se mudar para a cidade. Mas Wilfred não queria deixar sua fazenda e fez a cabeça de seu filho para ajudá-lo a matar a esposa. Mas com esse ato egoísta sua vida se transformou em um verdadeiro inferno depois disso. E ele acabou entendendo que por causa de 100 acres de terra ele perdeu muito mais que isso.


Gigante do volante 

Tess é uma escritora famosa onde seu maior sucesso são histórias de detetives velhinhas. Em uma palestra em outra cidade, ao retornar a responsável pelo evento lhe dá dicas de uma estrada que seria um bom atalho se Tess quisesse economizar tempo e chegar mais cedo em casa. Porém, no meio do caminho seu carro quebra por causa de pedaços de madeira com pregos jogados no meio da estrada. Em determinado tempo um outro carro para ali e um motorista enorme de uns dois metros de altura pega Tess de surpresa e depois de fazer mal à ela, a joga em um esgoto ali perto. Descobrindo ainda estar viva, apesar de todos os machucados, ela começa a caminhar procurando seu carro. Mas acaba dando voltas e parando em uma cidadezinha que a julgar pelo nome, deve ficar a uns 50 km de sua casa. Ela precisa achar um telefone e ligar para alguém. A polícia talvez? Avisar sobre o gigante assassino? Então surgiram dúvidas, se ela contasse o que lhe aconteceu, todos saberiam, ela seria julgada e culpada, mas também seus pensamentos se voltavam aos dois corpos que viu no cano com ela. Se teve vítimas antes dela, poderia haver mais depois dela, se ela não contasse nada. Conseguindo voltar para casa, Tess começa a raciocinar com calma e depois de umas pesquisas, descobre coisas importantes e decide agora uma missão de vingança.


Extensão justa 

Streeter foi diagnosticado com câncer em estágio terminal. Desolado, com seu saquinho de vômito,  seu mais novo companheiro, ele passou por um lugar e curioso foi até o misterioso vendedor. Descobriu que ele vendia extensões. Extensão para tudo até para o caso dele, que seria mais anos de vida. Em dúvida ele aceita o acordo apenas porque achava que o pobre vendedor poderia estar sofrendo de suas faculdades mentais, ainda mais quando disse que o câncer de Streeter poderia ser curado, mas seu mal teria que ir para outra pessoa, uma que ele odiava. E ele tinha alguém, seu melhor amigo que desde criança tinha tudo, inclusive lhe roubou a namorada e hoje vivia bem e rico. Mas será que isso iria mudar com o acordo de Streeter? Ele poderia mesmo se curar do câncer e ter mais anos de vida? Mas a que custo? Sentiria remorso?


Um bom casamento

Darcy é uma boa esposa, tem dois filhos agora crescidos e encaminhados na vida. Seu marido Bob costuma viajar a trabalho e em uma dessas viagens, Darcy precisou de pilhas e foi procurar na garagem, local que dificilmente ia, porque costumava deixar seu carro na rua, pois não gostava de estacionar na garagem com medo de bater ao dar a ré.  Ela vê umas caixas empilhadas e ao abrir uma encontra seus antigos catálogos de revistas para compras. Bob deve ter escondido dela pois achava que ela era compulsiva com compras desnecessárias. Darcy então derruba uma caixa que faz um barulho oco ao cair no chão, curiosa vai dar uma olhada e acha um pequeno esconderijo com uma caixinha contendo documentos de outra mulher. Então ela se lembra do noticiário sobre essa mulher e ela não consegue acreditar no que poderia estar acontecendo. Bob seria um assassino? Ele liga da viagem para ela e percebe que algo está errado, então ele volta de surpresa e descobre que ela sabe de seu esconderijo e que andou pesquisando sobre a mulher dos documentos. E agora? Darcy acredita que seu marido irá parar por ela ou o denuncia e acaba com a vida da família? Passa semanas e é como se nada tivesse acontecido, mas no fundo de sua mente algo fica ali alfinetando sua consciência e ela não consegue mais suportar viver assim e então uma oportunidade surge e um plano é elaborado de última hora.



Achei esses 4 contos geniais. Faz a gente pensar se em algumas dessas situações teríamos agido da mesma forma.

 1922 lembrei depois que já havia visto o filme baseado nesse conto, achei uma grande lição de vida, apesar de ser assustador. Ter coragem de matar sua companheira assim a sangue frio e ainda envolver o filho? Uau.

 Mas o pior conto de todos é o da Tess, intitulado o Gigante do volante. Me senti muito mal lendo essa parte, as dores e o sofrimento dela, dava para sentir na pele e King é sempre muito detalhista em suas histórias. Mas o desfecho do último conto fez meus olhos lacrimejarem. Enfim, King sempre maravilhoso com sua escrita.

Minha nota de satisfação pessoal 10/10.

Comentários