Dica de Destaque

[Review] Mili: confronto glacial - Divagando Sempre

[Resenha] Você ligou para o Sam - Divagando Sempre

 

Ano da primeira publicação 2022

Páginas 336

Autor/a Dustin Thao




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Julie acabou de perder seu namorado Sam. Ela não conseguiu ir ao funeral, se afastou de todos e tenta esquecer Sam se desfazendo de todas as suas coisas no intuito de não sofrer ao olhar para elas. Todos a culpam pela morte de Sam e ela não suporta esse peso. Desesperada, ela liga para o telefone de Sam apenas para ouvir sua voz na caixa postal uma última vez, mas alguém atende e é o Sam. 

Nenhum dos dois esperava por isso, sim, ele sabe que morreu, mas não sabe onde está e só queria falar com Julie uma última vez. Apesar de surreal, Julie acredita que ganhou uma segunda chance com Sam, de ao menos se despedir dele. Eles não sabem quanto tempo ainda resta de ligações, mas a cada uma o tempo vai diminuindo. Julie não pode contar a ninguém sobre as ligações, mas com elas, Julie volta a conversar com seus amigos e percebe que a morte de Sam não foi devastadora somente para ela, a família dele, seu irmãozinho, sua prima, seu melhor amigo, todos eles também sofriam e Julie simplesmente deu as costas a eles. Agora, com as ligações, ela tenta recuperar o tempo perdido e garantir a Sam que todos que ama ficarão bem com a sua ausência. 


Minhas divagações finais 

Confesso que criei teorias para essa história porque me custava a acreditar que Julie simplesmente ligou para o número do namorado morto e ele atendeu. Eu queria encontrar uma lógica mais real para isso, no entanto, o final foi aquele mesmo e prefiro minha teoria hahaha 

Não me julguem, mas achei a Julie uma personagem insuportável. Eu sei que o luto varia de pessoa para pessoa, mas de início, eu pensei que estava fazendo um ano de morte de Sam e por isso Julie queria se desfazer tudo dele, porque aí entendo, ficar guardando as coisas dele realmente seria triste demais. Mas, não fazia nem um mês de sua morte e ela deletou todas as mensagens e seu número do celular, jogou as coisas dele fora e eu fiquei: mas o que? E depois ficava se fazendo de coitada? Não me conquistou. 

E todos os amigos dele a culparem pela morte dele? Todos os amigos não gostarem dela só porque ela era de outra cidade e quando chegou já conquistou o Sam e achavam que ela o afastava deles? Que infantil. Agora, não nego que teve determinados momentos em que meus olhos se encheram de água, pois as vezes a intensidade da dor das pessoas que perderam Sam e a teimosia da Julie, foram bem comoventes. 

Eu achava que as ligações eram porque a história seria diferente. Sam consegue pegar Julie mas enquanto discutiam no carro, sofrem um acidente. Sam morre na hora e até o resgate Julie fica ali, machucada e olhando o namorado morto. Quando é resgatada fica em coma. E aí sim, sabendo que seu namorado morreu, ela desiste de viver, no entanto, em coma, não sabendo como lidar com o que acontecia e querendo se desculpar com Sam, ela tenta ligar para ele e ele atende. Então com essas ligações ele tenta mostrar para ela, como as pessoas precisam dela e que ainda não é sua hora. Ele tenta mostrar as coisas boas que passaram e como ainda tem muita coisa boa para ela viver. Que ninguém a estava a culpando do acidente, que era coisa da mente dela, que ela precisava acordar. Mas ela não queria porque sabia que ao acordar, não teria mais a voz de Sam, as conversas e seria a despedida de verdade. 

Bom, enquanto eu lia o livro é pensava nessas possibilidades, lendo agora o que escrevi, não tenho mais certeza se seria um caminho melhor, talvez se trabalhasse mais nessa possibilidade, poderia sair algo satisfatório. No entanto, o modo como realmente terminou, pelo menos para mim foi meio sem graça. Nunca perdi ninguém para a morte, já é triste quando alguém te abandona, mas você sabe que está viva, mas quando alguém morre, não tem como você odiar essa pessoa sabendo que jamais poderá se defender. 

Se Julie fosse menos chatinha e  egoísta, talvez até mesmo esse rumo da história poderia ter sido melhor. O jeito como ela tratava seu colega de trabalho, achando que seus convites tinham interesse amoroso, só se ele fosse sacana, já que fazia pouco tempo que Sam havia morrido. Também achei que seu melhor amigo odiasse Julie porque gostava dela, mas a realidade era outra e achei até fofinho. Mas poderia ter trabalhado nisso mais abertamente. 

Enfim, demorei semanas para terminar esse livro, achava que seria triste demais, mas no fim, acho que faltou mais emoção. O modo como Julie sofria não é exatamente como eu esperava, mas, cada pessoa tem seu luto. Só não sei se tudo isso era realmente necessário para ela tomar um rumo na vida. Ainda prefiro minha teoria...

No mais, recomendo se curte esse tipo de história. Não conhecia esse autor, a escrita é até boa, só não suportava mesmo a Julie. 

Nota 7/10

Comentários