Dica de Destaque

[Review] Futebol em apuros - Divagando Sempre

[Review] Scooby-Doo na ilha dos zumbis - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 1998

Duração 1h 18m

Direção Jim Stenstrum, Hiroshi Aoyama, Kazumi Fukushima



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Depois de resolverem inúmeros mistérios onde os suspeitos eram apenas humanos, a turma se separa. Daphne e Fred permaneceram juntos fazendo o programa Costa a Costa, onde Daphne procura por assombrações verdadeiras. Velma trabalha em sua livraria de mistério e Salsicha e Scooby são vigias de contrabando alfandegário, mas no caso, de alimentos. 

Fred vê como Daphne gostaria de ter a turma reunida para mais um trabalho e tem a ideia de fazer uma surpresa a ela, reunindo os amigos novamente para comemorar também seu aniversário. Para Salsicha e Scooby o chamado veio bem na hora, já que acabaram de ser demitidos por terem comido todo o contrabando. E Velma estava entediada por apenas vender livros de mistérios. 

No entanto, após visitarem e investigarem vários lugares, Daphne fica desanimada por voltarem aos velhos tempos, onde as assombrações eram apenas homens disfarçados. Até que Lena, uma cozinheira que está fazendo compras, escuta a conversa e informa ao grupo que mora em uma casa assombrada. Fica em uma ilha isolada onde só é possível ter acesso de barco. Empolgados, o grupo então acompanha Lena até o local. 

A casa é realmente enorme e o grupo conhece a dona do casarão, Simone e o novo jardineiro Beau. Para Scooby o maior inconveniente era os inúmeros gatos de Simone. Com permissão para filmar a casa, o grupo entra para conhecer os cômodos e a história da ilha, onde dizem as lendas, um famoso pirata escondeu um tesouro ali antes de desaparecer. 

Quando Salsicha e Scooby estão na cozinha fazendo o que sabem fazer de melhor, ou seja, comer, eles presenciam a primeira manifestação sobrenatural, deixando Daphne empolgada com sua primeira e verdadeira história de assombração, embora Velma seja cética quanto a isso. Até que conseguem a filmagem de um pirata escrevendo na parede para saírem dali. 

O que o grupo não esperava, era que pela primeira vez em todos os seus casos de mistérios, dessa vez, eles estavam envolvidos com algo além de suas compreensões e nada era o que parecia ser...












Minhas divagações finais 

Confesso que já vi esse filme inúmeras vezes e quando digo inúmeras, foi realmente várias e várias vezes. Eu sabia as falas de cor e o que iria acontecer em seguida. Eu simplesmente amo esse desenho. É um dos meus preferidos da turma. Acho que talvez por ser um dos únicos em que o caso realmente envolvia assombração verdadeira, que eu me lembre claro. A história em si foi realmente de suspense e assustador. Principalmente porque com essa turma, você sempre sabia que por trás da história havia um ser humano fantasiado ou utilizando tecnologia avançada para criar monstros ou fantasmas e dessa vez, tudo era sinistro demais. 

E o desenrolar da história quando você achava que o jardineiro era suspeito demais ou que os zumbis queriam pegar a turma, quando os vilões na verdade eram outros. Para o ano em que foi lançado, foi um ótimo desafio, mudar a perspectiva das coisas. Acho que no fundo ficamos como a Daphne, desanimados com o mistério sendo sempre homens ou mulheres fantasiados e vendo algo assombroso dessa magnitude acontecendo ali, acho que renovou os ânimos de muitos fãs. De longe, eu digo novamente, esse é uma das animações do Scooby que mais amo. Não importa quantas vezes eu veja, ou quanto tempo se passou, continuo tendo a mesma sensação e termino sempre satisfeita e maravilhada. Já vi dublado no original, em  português e japonês. Mas com certeza em português é sempre nostálgico. 

A primeira vez eu desejei um romance ali entre Velma e Beau, mas não é assim que acontece. Mas seria interessante, ainda mais porque ele era um policial e suspense está na sua profissão. Mas enfim, algumas coisas devem permanecer como estão. 

Sempre achei que a animação fosse mais longa do que esses 1h 18m, quando comecei a ver pensei: não é possível que toda aquela história vai se passar com menos de uma hora e meia de filme, mas foi isso mesmo. Engraçado como antes eu não percebia o tempo de filme, parecia mais longo na verdade. Mas aconteceu do jeitinho que me lembrava. Eu disse que via várias vezes mas já faz uns 10 anos da última vez que vi. Mas ainda me lembrava de cada detalhe. 

Salsicha e Scooby na ilha, no meio de uma plantação de pimenta? Só muita risada mesmo. E a menção de Simone toda vez que ela via Scooby e o chamava de cachorro? Ele respondendo: cachorro? Onde? O detalhe da Velma perdendo o lencinho de limpar óculos, o próprio lenço do Fred, foram bem usados depois. 

Beau sempre cavando aqui e ali, era suspeito, mas não de forma negativa. Mas, uma turma que investiga mistério e tendo a Velma como a cabeça do grupo, em nenhum momento desconfiou das intenções de Lena? Convidar estranhos para visitar sua casa assombrada? Cheiro de armadilha no ar. Agora, convenhamos, a revelação da história da ilha, dos piratas e o desfecho, não tem como negar, ultrapassou todas as histórias anteriores. Sim, eu amo demais essa animação e vi que tem uma continuação, De volta a ilha dos zumbis. Não faço ideia do que esperar dessa sequência mas com certeza vou conferir. 

No mais, todos os clichês da turma continuam, mas dessa vez com um mistério de verdade. Super recomendo. 

Nota 10/10

Comentários