Dica de Destaque

[Review] Sangue no gelo - Divagando Sempre


Ano de lançamento 2013

Duração 1h 45m

Direção Scott Walker 

Elenco Nicolas Cage (Jake Halcombe), John Cusack (Robert Hansen), Vanessa Hudgens (Cindy Paulson), Radha Mitchell (Allie Halcomb),  Dean Norris (Sgt. Lyle)



Trailer




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Jake Halcombe está para se aposentar mas acaba a frente de uma investigação de um caso que assombra mais de uma década, corpos de garotas desaparecidas e um serial killer desconhecido. Até que, surge Cindy Paulson. Ela foi vítima de sequestro, abuso sexual e ia ser morta se não tivesse conseguido fugir. O suspeito? Robert Hansen.

Robert é padeiro, casado com dois filhos e a comunidade o respeita e admira. Portanto, os policiais locais ignoram as acusações de Cindy. Jake encontra corpos que levam ao suspeito Robert que leva a vítima que fugiu Cindy. Jake tenta convencer Cindy a ajudar a prender esse monstro, mas quando ela tenta seguir em frente com sua vida, ela reencontra Robert e consegue fugir. 

Robert, transtornado e com medo de Cindy ter alguma prova contra ele, tenta a todo custo encontrá-la. Jake consegue provas contra Robert mas que não são aceitas contra ele, até que em um ato de desespero, Jake pressiona Robert que acaba confessando seus crimes. 








Minhas divagações finais 

O filme não é tão novo mas está em alta na Netflix. Quando vi que tinha no elenco John Cusack e Vanessa Hudges, eu quis conferir. Nem tanto pelo Nicolas Cage, que apesar de já ter visto vários filmes dele, não é um dos meus atores preferidos. E confesso que Hudges me impressionou na atuação. Diferente das comédias românticas adolescentes que já vi dela. Mas Cusack sendo o vilão? Uau. Eu sinceramente pensei que ele fosse ser tipo, um parceiro policial do Cage.

E o pior da história toda? Inspirado em uma história real. E se for parar para pensar, só conseguiram pegar o suspeito porque uma de suas vítimas conseguiu fugir.  O caso aconteceu em uma cidade do Alasca. Robert pegava suas vítimas, as violentava e as mantinham presas com correntes e depois levava para um local de caça, que só era possível chegar de barco ou avião. Robert soltava as vítimas e as abatia como alvo de caça. Depois as enterrava e deixava seus corpos lá. 

Cindy conseguiu escapar antes de entrar no avião de Robert. Mas, por ser considerada garota de programa, ninguém acreditou em suas acusações. No entanto, quando Jake descobre que ela havia mentido sobre sua idade e que na verdade tinha 17 anos quando Robert a pegou, Jake tenta convencê-la a ajudá-lo a pegar Robert, para que nenhuma outra garota sofra o que ela sofreu. 

Embora o tema seja forte, achei a parte da investigação fraquinha.  Mesmo após encontrar as armas do crime escondidos na casa de Robert, embora ele ainda não tenha confessado nada, ele não poderia ser condenado? Que justiça é essa minha gente? E pelo preconceito por garotas de programas, quando começam a desaparecer e serem encontradas mortas, ninguém se preocupa em ir atrás dos bandidos. Por que geralmente ninguém está procurando essas meninas. Por isso talvez seja muito comum, encontrar serial killers onde suas principais vítimas, sejam garotas de programa. 

Mesmo que sejam alertadas para terem cuidado, quem vai imaginar que um tipo como Robert seja um assassino? Mesmo sua personalidade não sendo das melhores com sua esposa, não tinha como ela desconfiar do que ele era. Mas me questiono como ele conseguiu casar, ter filhos e ainda manter essa aparência de bom homem no trabalho. Psicopatas enganam bem. 

Como é um caso real, fica a pergunta, se Cindy não tivesse fugido, Robert seria descoberto? Esses criminosos podem até escapar por anos antes de serem descobertos, mas uma hora, um corpo sempre aparece. E ele era tão seguro de si, que seu maior erro foi deixar a arma e seu mapa de caça ao seu alcance. Não teria prova maior do que isso. O engraçado dessa história é que já teve suspeitos que foram presos e condenados com menos provas do que Robert. Não entendo porque só o condenaram quando ele finalmente confessou tudo. Mas enfim, a justiça em cada país e situação, é bem complexa mesmo. Pelo menos não é igual no Brasil, que depois de 15, 20 anos ou menos ainda, o assassino sempre acaba solto. 

Enfim, pelo menos prenderam Robert e Cindy apesar do trauma, conseguiu superar e seguir em frente. 

Nota 8/10


Comentários