Dica de Destaque

[Review] Futebol em apuros - Divagando Sempre

[Review] Anatomia de uma queda - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2023

Duração 2h 31m

Direção Justine Triet

Elenco Sandra Hüller ( Sandra ), Swann Arlaud ( Vincent ), Milo Machado Graner ( Daniel ), Samuel Theis ( Samuel ), Jehnny Beth ( Marge )



Trailer




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Sandra está fazendo uma entrevista em sua casa, quando seu marido Samuel liga o som alto, a interrompendo. Daniel, o filho do casal pega seu cachorro e vai dar um passeio pelas redondezas. Porém, quando volta, encontra seu pai caído com a cabeça machucada. Infelizmente Samuel acaba morrendo. 

A autópsia fica inconclusiva devido aos ferimentos e imediatamente Sandra é apontada como suspeita de homicídio. Todas as provas apontam para ela, principalmente porque só tinha ela na casa naquele momento.  

Vincent, seu advogado e amigo de longa data tenta reconstituir as cenas e como Samuel poderia ter morrido. Infelizmente aparece áudios comprometedores de brigas entre o casal, aparentando descontentamento de Sandra, que pode ter motivos para querer se livrar do marido. Pois quando Daniel era pequeno, sofreu um acidente o deixando parcialmente sem visão, Sandra culpava o marido e Samuel culpava Sandra pelo rumo que suas vidas tomaram, ainda mais que ele virou um fracasso e a acusava de roubar suas ideias, já que ela havia se tornado uma escritora de sucesso. 

Sem provas concretas, Sandra segue sob julgamento até o último depoimento de Daniel, que pode ser decisivo na sentença final da mãe. 










Minhas divagações finais 

Iniciei o filme sem compromisso e sem muita expectativa pois confesso que não fazia ideia sobre o que era o filme. Obviamente que pelo título e pelo pôster, um homem caído ensanguentado e mãe e filho ao lado, eu imaginei outra história. 

O filme começa lento mostrando Sandra em uma entrevista em sua casa, descontraída e diria até que flertando com a entrevistadora. Tanto que me confundi no início pensando que a entrevistadora é que seria a protagonista. Então começa a música alta e a entrevistadora vai embora pois não tem como continuar a conversa. 

Por um segundo imaginei que isso fosse combinado, mas Sandra ficou irritada pela interrupção. Daniel acostumado com as brigas dos pais, pega seu cachorro e vai dar uma volta. No entanto, quando retorna ele vê o pai caído ao lado da casa. Grita pela mãe e então a história realmente começa. 

As investigações levam a crer que, ou Samuel se jogou da janela ou Sandra discutindo com ele o jogou da janela. Tudo levava a segunda opção, por todos os acontecimentos com Daniel e discussões anteriores que Samuel havia gravado. 

A primeira coisa que me perguntei foi: quando Daniel voltou, a música alta ainda estava tocando e ele começou a gritar pela mãe. Durante o julgamento, Sandra disse que subiu para seu quarto e colocou tampões de ouvido para dormir. E que em algum momento um deles deve ter caído e por isso escutou os gritos do filho... ok que isso não implicaria em nada, mas achei esse detalhe suspeito quando ela comentou, pois em um de seus depoimentos, Daniel disse ter ouvido os pais discutindo e por isso saiu para dar uma volta. Mas fizeram testes e era impossível ele ter escutado algo com a música alta. Acredito que seria da mesma forma com Sandra, como ela poderia ter escutado os gritos do filho? A não ser que estivesse previamente preparada. Fiquei surpresa que não fizeram testes quanto a esse detalhe. 

Depois o filme gira em torno do julgamento e de gravações de áudio  que encontraram entre Sandra e Samuel. Ali, dava para ver o descontentamento dos dois. Cada um carregando o trauma e as dificuldades após o acidente de Daniel. E como ele era uma testemunha e também filho da vítima e da acusada, teve que ficar perto dela mas com uma acompanhante que não permitia que os dois tivessem uma conversa sobre o julgamento, pois a juíza não queria que a mãe influenciasse o que Daniel poderia depor. 

Daniel também pediu para acompanhar o julgamento e descobriu coisas sobre seus pais que o deixaram transtornado. No entanto, algo que a mãe comentou que havia acontecido e ninguém mais soube, trouxe uma fagulha de lembrança e ele fez um experimento que foi decisivo em seu depoimento e na decisão da juíza. Ele dizendo eu não consigo ver minha mãe matando meu pai, mas consigo ver meu pai se matando... pesado demais. 

Ainda assim, eu terminei o filme pensando, será mesmo? Foi assim? Mas uma coisa é certa, os atores que interpretaram Sandra e Daniel foram excepcionais. Conseguiram transmitir com maestria toda a situação daquele momento. Mas, foi imaginação minha ou o advogado de Sandra, Vincent era apaixonado por ela? Aquele jeito dele olhar para ela, sei não... mas, eu achei esse ator que fez o Vincent, Swann Arlaud encantador. Me apaixonei por ele hahaha 

Bom, eu não entendo muito de direito, mas, o advogado de acusação ou promotor, não sei a diferença, era muito irritante. Mas confesso que ao mesmo tempo impressionante, pois ele acusava de uma forma fervorosa como se a vítima fosse um parente seu. Esse trabalho é admiravel. 

Creio que o mais intrigante de tudo, foi saber realmente a verdade. Eu cheguei até a imaginar que enquanto Sandra dormia, o filho que discutiu com o pai e este caiu da janela. Eu sei, sempre vou longe demais nas minhas teorias. Mas é que ele também ficava de um jeito meio suspeito. Mas eu acredito mais que no fim ele se matou por estar insatisfeito com sua vida. Assistam e tirem suas conclusões também. 

Nota 9/10

Comentários