Dica de Destaque

[Resenha] Cuidador de idosos: práticas e reflexões do cuidar com cuidado - Divagando Sempre

 

Ano da primeira publicação 2018

Páginas 256

Autor/a Eliana Elvira Pierre Lima



APRESENTANDO A HISTÓRIA 

No Brasil e no mundo, temos um número cada vez maior de pessoas que ultrapassam os sessenta, alcançando até mesmo os setenta e oitenta anos muitos bastante saudáveis, embora apresentem sinais da idade, outros já demonstrando certa fragilidade, que repercute em doenças. Mas, como compreender o universo do idoso e prestar assistência adequada, no processo de envelhecimento? Cuidador de idosos: práticas e reflexões do cuidar com cuidado preza pelo conceito da longevidade plena, visando tratar a pessoa idosa de forma eficiente e digna, com carinho e respeito, zelando por sua qualidade de vida. Para tanto, traz orientações objetivas sobre o que fazer nas situações de emergência em domicílio, apresenta técnicas para a mobilidade do idoso, oferece conteúdo sobre alimentação, higiene e administração adequada de medicamentos, além de abordar temas mais reflexivos, como convívio familiar, direitos e deveres dos idosos, saúde e beleza, espiritualidade e finitude da vida. Este lançamento do Senac São Paulo está dirigido a todas as pessoas que atuam como cuidadores de idosos, seja trabalhando profissionalmente na área, seja cuidando informalmente de seus entes queridos, e se preocupam em proporcionar melhores condições de saúde física, mental e emocional ao idoso, a partir do conhecimento e do amor ao próximo.


Minhas divagações finais 

Comecei a leitura porque gosto de ler de tudo um pouco e principalmente porque agora cuido dos meus pais. Inicialmente a leitura foi interessante abrangendo temas e cuidados sobre os idosos que achei bem instrutivo. No início ajudou bastante a compreensão desse universo frágil e ao mesmo tempo cheio de histórias, que são a vida dos mais velhos. 

No entanto, depois foi mais como um estudo de como cuidar com conforto se você for bem financeiramente de vida. Pois as dicas de como mobiliar a casa e banheiros entre outros apetrechos não é qualquer classe social que pode providenciar. Por essa razão muitos familiares acabam deixando os idosos em casas de repouso e no fim deixam eles esquecidos por lá. Ou acabam negligenciados por falta de condições financeiras ou tempo. Pois, se você disponibilizar tempo para cuidar de um idoso, mesmo apenas o levando para consultas médicas e exames, você precisa de tempo e não é qualquer trabalho que aceita você faltar o serviço para cuidar dos pais. Por sua vez, sem um trabalho você não dispõe de dinheiro para consultas, remédios entre outras necessidades do idoso. 

Não é fácil cuidar de outra pessoa além de você mesmo, mas com certeza crianças e idosos requer mais atenção e cuidados. Alguns idosos são mais difíceis quando são teimosos por não aceitarem a idade avançada e acharem que ainda conseguem ser independentes. Outros por motivos de saúde debilitada acabam acamados. Uma coisa que acho que seria interessante o livro abordar, já que o tema é cuidados com o idoso, meios alternativos para quem não tem condições financeiras. 

Enfim, achei que seria mais interessante se abordasse mais a mente e necessidades dos idosos. Foi mais como um catálogo indicando as várias doenças que aparecem com a idade e os meios de como cuidar com conforto, que ressalto mais uma vez, nem todos podem obter.  Foi uma espécie de manual mas sem muitos esclarecimentos de fato. A única coisa que achei útil, foi esclarecer como a mente do idoso pode ser frágil e como o processo de envelhecer e vir a falecer pode ser assustador para eles, daí a ansiedade e depressão e em alguns casos o medo de sair de casa ou até mesmo a revolta. Eu não tinha me atentado a esse detalhe, mas de resto, apesar de ser uma leitura fácil, foi meio cansativo, pois repito, parece mais um manual de cuidados para com o idoso. 

Não gostei muito porque realmente achei que fosse outra coisa. Que fosse abranger mais esse universo, que tivesse mais dicas psicologicamente falando, que pudesse auxiliar mesmo os cuidadores, pois só catalogar as várias doenças e formas de comprar coisas para ajudar os idosos, não foi nada benéfico nem me auxiliou em nada. Talvez seja mais fácil fazer um curso de cuidador mesmo. 

Bom, quanto a leitura, foi rápido mas cansativo. 

Nota 6/10

Comentários