Dica de Destaque

[Resenha] Trono de vidro - Divagando Sempre

[Review] Velozes e furiosos - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2001

Duração 1h 46m

Direção Rob Cohen

Elenco Paul Walker (Brian), Vin Diesel (Toretto), Michelle Rodriguez (Letty), Jordana Brewster (Mia), Matt Schulze (Vince), Rick Yune (Jhonny Tran), Chad Lindberg (Jesse), Ted Levine (Sargento Tanner)



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Brian, é um policial disfarçado que tenta se infiltrar no grupo de Toretto. Líder de uma equipe de corredores suspeito de roubar equipamentos eletrônicos de caminhões usando carros em alta velocidade. Toretto tem uma oficina e uma lanchonete onde Brian passa a frequentar, de olho em Mia, irmã de Toretto. 

Um dos integrantes do grupo, Vince, que sempre tentou algo com Mia sendo rechaçado por ela, de cara não gosta de Brian e tenta de tudo para afastá-lo do grupo, especialmente de Mia. Brian, por sua vez, consegue um carro tunado e vai para uma corrida clandestina, onde perde a corrida para Toretto mas quando a polícia aparece, seu grupo se dispersa mas quem aparece para ajudá-lo é o Brian. 

Quando Brian deixa Toretto em sua casa, este ao ver todos bebendo e se divertindo enquanto ele passou por apuros, convida Brian para participar e automaticamente o coloca debaixo de sua asa. Mia fica feliz com isso, enquanto Vince fica furioso, alertando Toretto de que  Brian é um desconhecido e não merece esse voto de confiança. 

Normalmente Brian precisaria de mais tempo para conquistar a confiança de Toretto e investigar mais se ele é o responsável pelos roubos ou se tem mais alguém por trás, mas o FBI coloca Brian sob pressão e ele acaba acusando outra gangue suspeita, que no entanto tem rixa com Toretto e os suspeitos são presos em uma batida policial. Mas, logo são liberados quando o pai do líder paga sua fiança. Mas as suspeitas recaem em Brian, por alguém ter denunciado Tran a polícia. 

Toretto mostra um carro que pertenceu a seu pai para Brian e conversando aqui e ali, Brian vai se apegando não só em Mia, mas eu seu grupo também. No entanto, somente em uma das corridas onde um deles perde o carro para Tran e depois é baleado, é que Brian passa a mostrar em que lado ele tende mais a ajudar. Quando seu disfarce é descoberto, ele ainda tenta ajudar Toretto no último segundo. 









Minhas divagações finais 

Não há como negar que o primeiro Velozes e furiosos teve um potencial enorme de sucesso. Carros, corridas, mulheres...  a história do bom policial infiltrado em uma gangue e que acaba mudando de lado, clichê mas, tinha o diferencial das corridas, dos carros e mesmo com várias sequências, acredito que ficou marcado mesmo após a morte de Paul Walker.  

Eu assisti algumas vezes esse primeiro, mas como sempre digo, após um tempo, os filmes parecem ter outro significado. E minha memória é falha, ainda mais considerando o número de coisas que eu assisto né. Mas sempre gostei de Velozes e furiosos por três coisas: os carros, as corridas e Paul Walker. 

Apesar que o primeiro ainda é tudo muito cru. Brian ainda acreditava na força policial, até conhecer Toretto e sua irmã. Mesmo tendo seu disfarce descoberto, mais uma vez ele salvou Toretto, mas dessa vez, não foi pelo bem da missão. Eu não lembrava que o filme terminava assim, pois para mim ele sempre fez parte do grupo... 

Mas sem querer misturar com as sequências, deixa eu focar no primeiro. Apesar de tudo, Brian ainda fez a coisa certa para conquistar a confiança de Toretto, embora eu tenha achado rápido e fácil demais. Um personagem chatinho era o Vince. Sempre vai ter um cara que vai se interessar pela irmã do amigo, mesmo que a própria Mia não saísse com os amigos do irmão, era porque ainda não tinha conhecido ninguém como Brian e para começar, nem conta, já que ele se interessou por ela antes de ser amigo do Toretto. 

Agora a Letty, era incrível demais, aquela mulher que sabe que é tudo e mais um pouco e ainda dá um chega pra lá nas outras mulheres de modo espetacular. Confesso que esse tipo de personalidade não é das minhas preferidas, mas, gostei demais dela. Por enquanto né, não lembro dela nos próximos. 

Só achei que obviamente o FBI colocou muita pressão na missão do Brian e ele tendo mais tempo ou não com Toretto, acho que ele viu a diferença no quesito confiança. E agentes disfarçados sempre correm perigo quando são descobertos.

Bom, esse primeiro não tem muito mistério. Mas a apresentação da história é muito boa. Assim como os carros, as corridas e as músicas. Super recomendo.

Nota 10/10


Comentários