Dica de Destaque

[Review] Atlas - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2024

Duração 2h

Direção Brad Peyton 

Elenco Jennifer Lopez (Atlas), Simu Liu (Harlan), Mark Strong (General Boothe),  Sterling K. Brown (Colonel Elias), Abraham Popoola (Casca)



Trailer




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA

Atlas é uma analista de dados que é chamada quando Casca é encontrado. Casca é um subordinado de Harlan, uma IA que desertou e fugiu da Terra, não sem antes causar o caos no planeta. Após Harlan fugir, passou 28 anos e durante todo esse tempo, Atlas viveu somente para estudar essa IA e algum dia poder matá-la.

Mas, após interrogar Casca e descobrir o paradeiro de Harlan, o General Boothe lhe informa que o Colonel Elias irá comandar a missão até o planeta inóspito que Harlan habita no momento. Embora Atlas pontue todos os perigos dessa missão suicida, ninguém lhe da ouvidos, mas ela consegue participar da missão por conhecer todos os pontos de Harlan. No entanto, ao chegar no planeta, são friamente atacados e a missão fracassa. 

Embora tenha restado dois sobreviventes. Elias é mantido prisioneiro por Harlan, enquanto Atlas tenta sobrevier no novo traje de IA chamado Smith. O que dificulta e atrasa um pouco Atlas encontrar a nave para fuga, é sua falta de confiança em Smith. Apesar de usar alta tecnologia em seu cotidiano, ela não consegue confiar totalmente sua vida em uma IA. No passado, sua mãe criou Harlan, mas ele conseguiu violar seu código e atacar os humanos. Sua mãe morreu por causa dele. Agora, ela não consegue confiar em nenhum IA.







Minhas divagações finais 

Eu vi o filme ao acaso. Vi que tinha Jennifer Lopez e Simu Liu no elenco e resolvi conferir. Não tinha visto Sinopse nem trailer, mas me arrependi quando percebi que a história tinha robôs e IA. Eu particularmente sou contra. Não gosto e morro de medo deles. Se um humano já é assustador imagina uma IA que não morre facilmente? No caso da mãe da Atlas, não entendi qual a utilidade de criar algo assim. Já vimos em vários filmes que isso nunca termina bem.

Mas, deixando o medo de lado, deu uma certa raiva com a equipe que iria na missão para prender Harlan, fizeram pouco caso de Atlas e seus dados sobre o perigo de irem atrás dele, mas não desejei o que aconteceu com todos. No mínimo, esperei que ficassem machucados e depois se desculpassem com ela por ela estar certa. Mas não, foram muito além..

Achei um desperdício Harlan não ter tido muito destaque. A explicação de como ele ficou assim e seus motivos para aniquilar a raça humana, meio que me lembrou do Thanos, de Vingadores, mas foi tudo rápido. O foco mesmo foi na jornada de Atlas e Smith. Que confesso, achei divertido. O modo como Harlan mudou não era como eu esperava, eu pensei que Atlas só era ressentida com ele por causa da mãe. 

E obviamente que o final não iria fugir ao clichê. Depois de ver, fui dar uma olhada nas críticas e eu realmente gosto de contrariar. Vi muita negatividade com a produção e eu até que gostei. Claro, não é excepcional, pode até ser esquecível, mas como várias outras produções que existem. Quantos filmes da Jennifer que alguém se lembra? Eu só lembro do Simu Liu pelo Shang Shi porque é mais recente e é de herói.

Enfim, não é uma história inédita, tudo é esperado, principalmente porque hoje em dia, dificilmente vai ter uma obra sem clichês. Acho que o que vale a pena é ver as atuações ou seus atores preferidos e curtir sem compromissos. E apesar do meu medo de IA, no início não estava muito confortável, mas Smith é uma IA que, depois de algum tempo, eu até aceitaria ter também...

No mais, achei divertido. Recomendo sem compromissos. 

Nota 8/10

Comentários