Dica de Destaque

[Review] Rocky: um lutador - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 1976

Duração 1h 59m

Direção John G. Avildsen

Elenco Sylvester Stallone, Burt Young, Talia Shire, Carl Weathers, Burgess Meredith



Sinopse 

Rocky Balboa, um pequeno boxeador da classe trabalhadora da Filadélfia, é arbitrariamente escolhido para lutar contra o campeão dos pesos pesados, Apollo Creed, quando o adversário do invicto lutador agendado para a luta é ferido. Durante o treinamento com o mal-humorado Mickey Goldmill, Rocky timidamente começa um relacionamento com Adrian, a invisível irmã de Paulie, seu amigo empacotador de carne.

Trailer 



DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Rocky é lutador de boxe que ao longo dos anos, não se tornou profissional, lutando ocasionalmente aqui e ali, ganhando o suficiente para se manter lutando. Além do boxe, ele trabalha como cobrador para um mafioso e ainda nutre uma paixão pela tímida irmã de seu amigo Paulie. 

Enquanto tenta se aproximar da tímida Adrian, seu lugar na academia de boxe onde costuma treinar, é passado para outro, uma vez que o treinador Mickey está cansado de ver o grande potencial de Rocky ser desperdiçado. 

Um grande lutador, campeão invicto, chamado Apollo Creed, está a procura de um novo adversário, uma vez que o escolhido está ferido e incapacitado de lutar. Não querendo perder a campanha, Apollo sugere escolher algum lutador no anonimato para promover um grande espetáculo. Quando bate os olhos na ficha de Rocky Balboa, apelidado de O garanhão italiano, ele decide que encontrou seu adversário. 

Rocky quando é contatado pelos agentes de Apollo, inicialmente pensa que seria contratado como um lutador para treinar com Apollo. Quando descobre que é para ser seu adversário, até recusa de primeira, mas depois aceita o desafio. Apenas com isso, de invisível passa a fama e Mickey o procura querendo gerenciá-lo. 

De início Rocky recusa e maltrata Mickey pelos anos em que precisou dele e nunca teve seu apoio e agora que ficou famoso como o adversário de Apollo, todos querem se aproveitar dele. Mas depois da briga e do desabafo, Rocky aceita a ajuda e passa a treinar com afinco... ele sabe que não tem chances de vencer o campeão, mas se se manter de pé rounds seguidos, o que ninguém conseguiu até o momento, ele já se sentirá vitorioso...









Minhas divagações finais 

Rocky é um dos personagens mais icônicos de Sylvester. Esse primeiro filme foi muito marcante, pois mostra um lutador de boxe decadente, trabalhando como cobrador para mafioso e de repente sua vida muda quando se torna adversário de Apollo. 

Aqui trabalha a luta dele para alcançar seu objetivo como lutador de boxe e ainda conquistar a tímida Adrian. O que convenhamos ein, que transformação ele conseguiu fazer na vida dela hahaha de patinho feio virou um cisne...

Não lembro quantas vezes já vi o filme, mas já tem uns anos que vi esse primeiro. A melhor cena com certeza é quando ele sobe as escadas até o final com fôlego de sobra ao som da icônica música que marcou gerações. 


Rocky não é apenas sobre boxe, é sobre luta pessoal, amor, conquista e amizade. Mesmo que ele não tenha terminado como campeão, ele ganhou muito mais com essa luta. Mostrou perseverança e se manteve em pé mais tempo do que qualquer outro adversário de Apollo. 

Falando nele, minha lembrança dele era de um cara sério hahaha não pensei que no início, ele era tão espalhafatoso... claro, campeão convicto quem não seria assim né... uma das cenas que sempre lembro também, é do Rocky todo arrebentado chamando pela Adrian hahaha 

Como já disse sobre rever alguns clássicos, alguns, depois de anos, tem outro significado e acabamos vendo com outros olhos. Para mim, Rocky era inteiramente sobre boxe, mas pelo menos o primeiro foi muito mais que isso. Foi reflexivo e inspirador de várias formas. E saber como Sylvester trabalhou nessa história inspirada em sua própria vida, é ainda mais motivadora. Seus fracassos, suas lutas diárias, seu relacionamento com o pai... O sucesso.... é incrível... onde muitos teriam desistido, ele perseverou...

Com certeza estarei maratonando as sequências e trazendo para o blog. Super recomendo. Só é feio os machucados dos lutadores após as lutas....

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários