Dica de Destaque

[Review] Top Gun Ases indomáveis - Divagando Sempre

[Review] Suzume (anime movie) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2022

Duração 2h 2m

Direção Makoto Shinkai



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Suzume é uma adolescente de 17 anos que mora com a tia. Quando ela tinha 5 anos, perdeu sua mãe e desde então, devido a dor da perda, ela acabou esquecendo o que viveu quando a procurou desesperadamente. 

Indo para a escola um dia, ela conhece um jovem misterioso, aparentemente parecendo ser um viajante, que procura por um local abandonado com uma porta. Intrigada, ela lhe indica um local que conhece ser abandonado. Preocupada com o rapaz, ela vai atrás dele e acaba encontrando uma porta misteriosa. Ela a abre e vê algo além, mas quando tenta passar, ela não consegue. Então vê uma estátua estranha e sem querer acaba libertando o guardião da porta. Assustada ela volta para a escola. 

Mas quando sente um tremor estranho e vê fumaça de onde veio, ela corre para lá e vê algo completamente estranho que só ela consegue ver. Mesmo sem entender ela corre para o local e vê o jovem tentando fechar a porta e um monstro vermelho tentando sair dela. Assim que conseguem fechar a porta, Suzume vê o jovem ferido e o leva para casa. Ele vem a se chamar Sota e diz que viaja pelo Japão, atrás de portais abertos para deter os monstros que saem dele.

Enquanto cuidava de Sota, um gatinho chamado Daijin aparece e transforma Sota na cadeirinha de madeira da Suzume, que foi presente feito pela sua mãe. A partir daí, os dois, Sota e Suzume, partem em uma jornada atrás de Daijin e dos locais para fecharem as portas. No caminho, Suzume conhece pessoas que os ajudam e sua tia, preocupada com ela, acaba indo atrás dela. 









Minhas divagações finais 

Não vou negar que a estética do filme foi lindo e a história até emocionante, e pelo menos teve um final aceitável. Obviamente a história gira em torno da Suzume. Quando criança ela perdeu a mãe e toda sua vizinhança foi vítima de um forte terremoto. No início pensei que a jornada dela era em busca da mãe, que tinha ido parar em outro mundo através das portas misteriosas que Suzume aprendeu a fechar. Mas, claro, a história era outra né. 

Desde que ela encontrou por acaso (mas nem tanto) com Sota, ela largou tudo para ajudá-lo a encontrar as portas e pegar Daijin, no intuito de Sota voltar ao normal. A história pode ser até intensa, quando você vê as várias facetas das pessoas que Suzume vai encontrando pelo caminho. Embora parecesse uma fugitiva, misteriosamente as pessoas lhe acolheram calorosamente. 

As coisas que a tia falou para Suzume, me pergunto se foi influencia dos gatos ou um desabafo dela mesma. E como sempre, lá vem SPOILERS

No início, nos mostra Suzume criança procurando a mãe e uma mulher aparece. Passei o filme todo imaginando que ela estivesse presa em algum outro mundo e Suzume abria as portas para tentar encontrá-la. Mas, para minha surpresa, não foi nada disso. A mulher era ninguém mesmo que a Suzume mais velha. Vendo sua versão inconsolável pelo desaparecimento da mãe, ela lhe diz palavras confortadoras e lhe entrega a cadeirinha. Aí vem minha questão: em qual momento então, Suzume pegou essa cadeirinha se o ela do futuro que entregou para o ela do passado... viagens no tempo sempre me dão nó no cérebro. Eu sei, de toda a história meu questionamento foi esse hahaha

Sota foi incrível como cadeirinha, mas quem surpreendeu foi Daijin, achava esse gato do mau e muito insuportável. Ele só mudou porque viu o amor e o sacrifício que Suzume estava disposta a fazer para salvar Sota. E as pessoas que Suzume encontrou pelo caminho foram muito interessantes. Me lembrou do filme Minha querida oni, onde pela jornada os protagonistas também tiveram ajuda, já que praticamente também saíram só com a roupa do corpo, embora Suzume ainda tivesse seu celular. 

Enfim, recomendo. 

Nota 9/10

Comentários