Dica de Destaque

[Review] Top Gun Maverick - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2022

Duração 2h 11m

Direção Joseph Kosinski

Elenco Tom Cruise (Maverick), Miles Teller (Bradley), Val Kilmer (Iceman), Glen Powell (Jake), Jennifer Connelly (Penny), Monica Barbaro (Phoenix)



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Depois de 30 anos após se formar na Top Gun, Maverick se tornou um piloto de testes. Devido a sua rebeldia, ele dificilmente sobe de patente, também se recusa a parar de fazer o que mais ama, voar. 

Maverick estava no comando de um programa experimental e para salvá-lo, de última hora ele resolve testar o jato hipersônico atingindo a velocidade requerida mas destruindo-o no processo. Iceman, agora um amigo querido, que se tornou almirante, frequentemente salva Maverick de suas ações. Sendo assim, para amenizar os estragos, ele manda Maverick de volta a Top Gun, mas dessa vez, como instrutor. 

Maverick obviamente é contra essa decisão, pois além de não saber ensinar (segundo ele) ainda tem Bradley, conhecido como Rooster e filho do falecido melhor amigo de Maverick, Goose. Maverick, a pedido da mãe de Rooster, pediu ao amigo que tentasse impedir que o filho conseguisse se tornar piloto pois tinha medo de acontecer o mesmo que seu pai. Sem saber disso, Rooster apenas culpava Maverick pela morte do pai e pelo seu atraso em se formar. 

Maverick encontra Iceman, que o encoraja a continuar lhe dizendo que todos precisam dele. No entanto, sem Iceman no comando, Maverick é retirado da missão após um incidente com seus alunos, quase lhes causando a morte e para provar que seu ponto era a melhor solução, ele faz um voo não autorizado conseguindo cumprir o percurso com êxito, sendo então nomeado o líder da equipe. 













Minhas divagações finais 

Confesso que não esperava muito dessa sequência, ainda mais depois de 30 anos. Não sabia o que esperar e ficou claro que os pilotos, com o passar dos anos vão subindo de posições e não pilotam mais. Assim como aconteceu com Iceman que se tornou almirante. Para não acontecer isso, Maverick jamais deixou seu posto de piloto. Mas ele continuava rebelde e fazendo as coisas do seu jeito, sempre lhe causando má fama, embora fosse ótimo no que fazia. 

Triste o que aconteceu com Val Kilmer e achei sua participação maravilhosa. Agora, imaginar Maverick ensinando na Top Gun?  Confesso que imaginei que fosse o que ele fazia desde o final do primeiro, pois ele terminou dizendo que gostaria de ser instrutor. No entanto, ele mesmo diz que só ficou por dois meses e que não sabia ensinar. Pelo menos explicou essa parte da vida dele. 

Não sabemos que fim levou Charlie. Pelo jeito, o relacionamento não deu certo e ele não se casou nem teve filhos. Só descobri onde a Penny estava no primeiro pesquisando sobre ela na história. Pois era claro que se conheciam e que tiveram um relacionamento no passado, uma vez que a própria filha dela diz para Maverick não partir o coração da mãe novamente. 

Mas o que mais achei insuportável, foi Rooster. Por Maverick ter sido o melhor amigo do pai, achei que de alguma forma ele fosse estar presente na vida dos filhos dele, mas o moleque crescer o odiando e culpando pela morte do pai? Achei as atitudes dele muito infantil. Nem no primeiro, um jovem Maverick e Iceman tiveram atitudes tão infantis, apesar das rivalidades. O modo como Rooster olhava e falava com Maverick, me deixava revirando os olhos de desgosto. Concordo que ter o filho de Goose foi uma ótima sequência para a história, mas, tenho certeza que não era assim que ele gostaria que seu filho visse Maverick. 

Pelo menos agora temos mulheres piloto, o que achei maravilhoso e o romance de Maverick e Penny teve muito mais química do que ele com Charlie. Obviamente Maverick faria coisas não autorizadas para provar o sucesso de qualquer coisa que tenha partido dele e conseguiria realizá-la com êxito. Agora Rooster só o respeitaria quando o perdesse, como o velho ditado: só damos valor quando perdemos. Embora, claro que Maverick não morreria assim tão fácil. 

Nesse, achei que teve mais voos e ação e com certeza foi melhor que o primeiro. Pelo menos para mim. Teve um pouco de tudo do primeiro, mas melhorado. Romance, rivalidade e missões perigosas. Recomendo. 

Nota 10/10

Comentários