Dica de Destaque

[Resenha] Depois - Divagando Sempre

 Stephen King sempre me impressiona com seus livros e esse não foi diferente.



Primeira publicação 2021
Autor Stephen King


James tem um dom peculiar, pois ele vê o espírito da pessoa que acabou de morrer. A primeira vez foi meio traumatizante já que a vítima havia acabado de sofrer um acidente caindo da bicicleta e sendo atropelado por um carro. Quando uma pessoa morre, seu espírito fica exatamente como na hora da morte, com as mesmas roupas e dependendo da morte, com os ferimentos também. James ficou completamente assustado diante dessa visão, mas jamais conseguiu perder esse dom. 

Geralmente ele conseguia identificar quem estava morto quando já sabia quem era ou quando iam falar com ele, pois no geral, eles pareciam pessoas comuns e depois de uns dias,  eles desapareciam naturalmente. 

Era somente ele e sua mãe, até Liz,  uma policial fazer amizade com ela e estar sempre presente na vida deles por alguns anos. Sua mãe batalhou anos para quitar suas dívidas e Liz acabou sabendo do poder especial de James quando um escritor famoso morreu antes de terminar seu último livro. 

Cheio de dúvidas, Thia, pediu ao filho para ver se via o fantasma do escritor e se ele poderia dizer como terminar o livro, pois ela seria capaz de escrever já que ela conhecia a obra dele desde o início e ela quem revisava os manuscritos dele. 

Quando tudo deu certo, James pensou que jamais seria usado novamente, até que Liz o pegou no caminho da escola e o levou para resolver um caso de terrorismo onde o culpado havia morrido mas antes tinha plantado uma última bomba. 

James ficou horrorizado com a visão do terrorista que havia levado um tiro no rosto, mas ele acabou descobrindo onde estava a bomba, porque os fantasmas não podiam mentir. Liz elaborou um plano e  conseguiu fazer com que encontrassem a bomba salvando assim muitas vidas. Mas ela não levou o mérito como esperava mas manteve seu emprego. Porém, ela já não estava mais com Thia, que havia descoberto que Liz trazia drogas para dentro da casa dela e a expulsou assim de suas vidas. 

Jamie acabou sendo perseguido pelo fantasmas do terrorista que ficou com ódio dele por ter estragado seu último plano. James faz um acordo com o fantasma e por um tempo é deixado em paz. Então Liz aparece novamente e leva James para outra missão especial. Mas dessa vez ele sente que sua vida também corre perigo, pois agora ela está totalmente chapada pelas drogas...


Vindo de Stephen King você espera de tudo, mesmo assim me surpreendi com o desfecho dessa história. Gosto dos livros dele porque a escrita dele é gostosa de se ler, rica em detalhes e descrições de lugares e pessoas. Essa história de longe foi tão assustadora, mas você simpatiza com James e sente seus medos e dúvidas. E o que a Liz fez com ele, usando seu dom para seus ganhos pessoais só reforça o quanto o ser humano é egoísta e sem escrúpulos. E a descoberta sobre seu pai? Uau...


Enfim, como qualquer livro do Stephen, minha nota de satisfação pessoal é 10/10.

Comentários