Dica de Destaque

Rock, minhas primeiras bandas - Divagando Sempre

Ouvir música sempre foi algo que me transportava para outro universo. Me acalmava e animava nos meus dias mais solitários...




 Conheci o rock quando tinha uns 14 anos com a banda Legião Urbana, com a música Faroeste Caboclo. Quem nunca tentou cantar a música inteira de cabeça e quando terminou sentiu até a garganta seca? Bons tempos. 



Outra deles que amava era Eduardo e Mônica. Índios também foi bem marcante, pois tinha uns universitários que pegava o violão e ficava cantando essa música no prédio onde eu morava e diga-se de passagem, um deles cantava muito bem. Mas a que deixou mais memórias foi a música Giz. Mas essa só conheci mesmo anos depois, por causa de um grande amor... o último amor...





Depois conheci o Nirvana com a música Come as you are. Eu já tinha uns 17 anos e um garoto da minha sala também curtia Nirvana, até me emprestou as letras das músicas traduzidas. Naqueles tempos era difícil alguém curtir, a moda sempre foi sertanejo ou pagode. Falavam que rock era coisa do demônio, então quando soube que o menino também curtia Nirvana, me apaixonei mais ainda por ele né hahaha 


Mas apesar de amar Come as you are,  Drain You também me deixava arrepiada.





Depois vieram outras bandas como Metallica, Van Halen entre muitas outras, mas hoje vou falar só das duas que me fizeram curtir o rock. Legião e Nirvana, embora os dois vocalistas tenham morrido cedo...


Renato Russo 1960-1996
Renato foi um músico, compositor e produtor, líder e vocalista da banda Legião Urbana. Morreu aos 36 anos por consequências do vírus HIV.


Kurt Cobain  1967-1994
Kurt foi um cantor e compositor, vocalista e guitarrista da banda Nirvana. Kurt foi encontrado morto em sua casa e o relatório da polícia aponta como suicídio, tendo encontrado uma espingarda ao lado do corpo e uma carta de suicídio. ( lembro que saiu várias teorias sobre a morte dele, incluindo que alguém teria encomendado sua morte e forjado tudo como suicídio).

Fiquei muito triste quando descobri que os líderes das minhas bandas preferidas haviam morrido logo que conhecia eles...

Entre a cruz e a espada também é emocionante ainda mais na voz do Paulo Ricardo.


Eu era do tipo que só escutava sertanejo, na época era Leandro e Leonardo , Chitãozinho e Xororó entre esses da turminha daqueles tempos. Mas depois de conhecer o som de guitarra, bateria e baixo, passei a curtir mais rock. Mas nessa época oscilava ainda entre o rock e a música pop, grupinhos como Backstreet Boys, Spice Girls me dividiam entre meu gosto musical. 

Eu gosto de ouvir músicas principalmente quando escrevo, parece que dá uma inspiração a mais. São tantas variedades, tipos de letras, de bandas, grupos, são infinitas possibilidades... E gosto de ouvir dependendo do meu humor. Hoje em dia é mais fácil procurar e ouvir o que quer na hora. Não é como antes que você escutava na rádio e só sabia o nome da banda e da música e ficava imaginando como seriam. Ou ficava sabendo através de notícias na TV ou nas revistas. 

As letras do Renato Russo ainda tinham conteúdo, mas as do Kurt eram totalmente loucas hahaha mesmo assim amo esses dois e as vezes ainda escuto com nostalgia lembrando de tempos passados...

Sempre que me pergunto que País é esse? Lembro do Renato cantando:

Nas favelas, no senado
Sujeira pra todo lado
Ninguém respeita a constituição
Mas todos acreditam no futuro da nação

Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?
Que país é esse?

Enfim, foi assim que conheci e amei o rock, o resto é história hahaha

Não é um assunto grandioso, mas faz parte das minhas divagações...



Comentários