Dica de Destaque

Isabella: o caso Nardoni - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2023

Duração 1h 44m

Direção Cláudio Manoel, Micael Langer



Sinopse 

Uma menina de cinco anos é atirada pela janela do apartamento do pai. A mãe embarca em uma missão em busca de justiça, e todo o Brasil acompanha o caso.

Trailer 





DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

O documentário conta com imagens e depoimentos do caso do assassinato de Isabella. 

Em 2008, Isabella estava com o pai e foi atirada da janela de seu apartamento do sexto andar. 

O porteiro ao ver a criança caída, liga para a polícia pedindo socorro. O pai de Isabella desce dizendo que alguém entrou em seu apartamento e jogou a menina da janela. 

Até a investigação concluir que os únicos possíveis suspeitos para tal ato só poderia ser o próprio casal, várias teorias foram investigadas até a prisão de Alexandre e sua esposa Ana Jatobá. 

O interessante de ver um documentário anos depois do crime, é prestar mais atenção a detalhes que na época devido a euforia do acontecido, muitos deixaram passar. 

A mãe de Isabella, na época, jamais pensaria ou acusaria o pai da criança de ter cometido ato tão terrível. Ela e seus pais até então, acreditavam que o que tinha acontecido, era um acidente. Você não imagina que ao entregar sua filha ao pai, ele e a madrasta usariam de violência para com a criança. 

Lembro que na época, foi dito que os motivos para o crime, foi que Jatobá tinha ciúmes da mãe de Isabella e descontava sua raiva na criança. Para evitar mais brigas com sua mulher, Alexandre acabou fazendo o que fez. 

No documentário não foi esclarecido os motivos do casal terem cometido o crime e mesmo depois de anos e presos, o casal jamais confessou. Seus familiares não quiseram participar do documentário. 

Ana, a mãe de Isabella, seguiu em frente mas jamais a esqueceu. Relembrar o ocorrido foi algo terrível e emocionante para ela. 

Mas como qualquer assassino no Brasil, não ficam presos a sentença toda, passado um tempo conseguem ou ficam sob regime semi aberto ou são liberados. Fora as saídas em datas comemorativas. 

Não há justiça de fato, principalmente para esse casal que nunca confessou e por isso não sentirá arrependimento pelo que fizeram. 

Apesar da história terrivelmente triste e embora não tenham descoberto os motivos que levou Alexandre a fazer isso, o documentário seguiu satisfatório, principalmente com depoimentos do juiz, promotor e advogados. Como o caso já foi resolvido, o documentário só volta ao assunto de Isabella anos depois...

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários