Dica de Destaque

A freira ( The Nun ) - Divagando Sempre

 

Maratona de Halloween 🎃 

Ano de lançamento 2018

Duração 1h 39m

Direção Corin Hardy

Elenco Taissa Farmiga, Bonnie Aarons, Jonas Bloquet, Demián Bichir



Sinopse

Presa em um convento na Romênia, uma freira comete suicídio. Para investigar o caso, o Vaticano envia um padre assombrado e uma noviça prestes a se tornar freira. Arriscando suas vidas, a fé e até suas almas, os dois descobrem um segredo profano e se confrontam com uma força do mal que toma a forma de uma freira demoníaca e transforma o convento em um campo de batalha.

Trailer



DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS

Em um convento na Romênia, o corpo de uma freira é encontrado enforcado por um jovem, que faz entregas ocasionalmente de suprimentos, uma vez que as freiras fizeram votos de jamais sair de lá. 

O caso chegou até o Vaticano e um Padre, Burke, junto com a irmã Irene, partem até o local para investigarem. O único que pode ajudá-los é o próprio jovem entregador, Frenchie. Mesmo apavorado, ele os leva até lá. 

Chegando no convento, Frenchie mostra onde havia deixado o corpo da freira e o padre a enterra. Dentro do convento, são recebidos pela madre, embora de forma sinistra e misteriosa e Frenchie parte dali, assustado, voltando dali a dois dias para buscar os dois. 

Burke e Irene começam suas investigações e depois de saber o quão sinistro o convento é e que o padre e a freira podem estar correndo perigo, Frenchie retorna para buscar os dois. Porém, é envolvido em algo maléfico que ronda o convento.

Através de livros que Burke encontrou, eles descobrem quem é a freira misteriosa com aparência de demônio e como detê-la, mas antes, passam por momentos terrivelmente assustadores...







Minhas divagações finais 

Quando a freira apareceu a primeira vez em Invocação do mal, embora sua aparência não tenha mudado, seu filme solo infelizmente parece ter tirado um pouco dessa aura maligna que ela tinha. 

Não que o filme tenha sido de todo ruim. O mal assumir a imagem de alguém que era para ser serva de Deus e do bem, causar terror e pânico? Deveras interessante. O mistério da freira a deixava muito mais interessante, mas depois de conhecermos sua origem... ela deixa de ser tão assustadora.

Eu amei o Frenchie, na verdade o ator que o interpreta hahaha a primeira vez que vi esse filme foi no cinema. Eu morria de medo da freira e fui ver o filme esperando morrer de susto... apesar que claro, tem aqueles momentos de sustinho inevitáveis, mas nada tão traumatizante. 

Durante o filme, me questionava como uma entidade maligna pode profanar um local sagrado como um convento, cheio de freiras devotas... se nem em um local desses há segurança, imagina qualquer outro lugar... E mais, onde conseguiram o sangue de Cristo? Mas como sempre, um artefato sagrado existe para combater o mal...

Mas enfim, sobre o filme. Frenchie é encantador, cheio de graça e foi uma pena o que lhe aconteceu... eu jurava que Irene desistia de seus votos por ele. Não sei porque pensei nisso, era óbvio que ela seria a heroína do grupo. 

E em todos os filmes interligados com Invocação do mal, quando aparece os Warren, eu acho tão reconfortante hahaha mesmo que seja uma passagem de poucos segundos...

E olha só uma curiosidade, Taissa Farmiga lhe soa familiar? Claro que sim, pois ela é irmã de ninguém menos que Vera Farmiga. Se precisassem de alguém para interpretar Lorraine jovem, Taissa ficaria perfeita... talento para fazer filmes de terror é de família hahaha 

Teve alguns elementos assustadores, o ambiente sinistro ajuda muito e o segredo do convento, na primeira vez eu não tinha entendido muito bem, geralmente vou assistir eufórica e não presto muito a atenção em detalhes ou na história em si. 

O modo como a freira do início se sacrificou e todos pensaram ser suicídio, o mal que estava contido mas na verdade já estava solto, o modo como Valak tramou tudo e conseguiu o que queria... foi uma história interessante. 

E aquele final com os Warren fazendo um exorcismo? Uau... mas não diria que foi o filme mais assustador do universo Invocação do mal. A freira parecia ser, mas em seu próprio filme, não foi tanto. Mas ainda assim recomendo. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários