Dica de Destaque

[Review] Jogos mortais ( Jigsaw) - Divagando Sempre

Maratona de Halloween 🎃 

 Ano de lançamento 2004

Duração 1h 43m

Direção James Wan 

Elenco Tobin Bell, Cary Elwes, Leigh Whannell, Danny Glover, Michael Emerson, Ken Leung



Sinopse

Dois homens acordam acorrentados em um banheiro como prisioneiros de um assassino em série que leva suas vítimas a situações limítrofes em um jogo macabro. Para sobreviver, eles terão de desvendar juntos as peças desse quebra-cabeças doentio.

Trailer 



DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Dois homens acordam em um banheiro e descobrem estarem acorrentados. No meio do banheiro está um corpo. Os dois precisam descobrir o que estão fazendo ali e como sair...

Lawrence é médico e diz a Adam depois de descobrirem fitas gravadas para eles, que talvez saiba quem está fazendo isso. Anos atrás, ele foi suspeito de um caso, onde o criminoso não matava diretamente as vítimas, mas as colocava em situações onde elas teriam que matar outra pessoa na sala com eles ou acabar se matando na tentativa de fugir. 

Dois policiais David e Steven acabam descobrindo o esconderijo do criminoso, porém, ali há outra vítima preparada para eles. Mas entre proteger a vítima ou pegar o suspeito, qual o mais importante? A decisão pode custar várias coisas...

Anos depois, David ainda suspeita de Lawrence e quer a todo custo encerrar esse caso. Então fica de tocaia vigiando a residência do médico sem saber na verdade, que ele está preso no banheiro com outra vítima...






Minhas divagações finais 

A primeira vez que vi esse filme, achei a temática surreal porém inteligente. O cara pega pessoas com problemas diversos, mas que não valorizam a vida. Ele as coloca em situações horrendas tendo que fazer escolhas horrendas...

Na época em que assisti, eu via muito terror e embora esse tenha me chamado a atenção, não quis mais ver as sequências. Não lembro se cheguei a ver o dois, mas o primeiro não foi tão chocante, porque estava ainda apresentando o caso. 

Embora Lawrence e Adam tenham um mistério para resolver, pelo menos eu assistindo agora, não senti tanto impacto quanto da primeira vez. Não lembrava também de alguns detalhes. 

Como por exemplo, do policial David. Embora tenha suspeitado da pessoa errada, ainda bem que estava de tocaia vigiando a casa do médico. Mas eu não me lembrava disso. Para mim ia ser focado só nos dois no banheiro tentando escapar hahaha 

Também não lembrava que já revelava quem era o Jigsaw. Ou será que nos próximos vai revelar  que ele não passava de uma vítima do verdadeiro? Assim como o cara que prendeu a esposa e a filha do Lawrence? Jamais me passou pela cabeça que ele também fosse uma vítima. 

De qualquer forma, foi bem tenso e por esse tipo de jogo ter sido novidade, acabou fazendo sucesso e rendendo uns bons 10 filmes ainda. O primeiro foi interessante pelo mistério, você acordando em um local estranho, preso e de repente com pistas sinistras de como sair do local. Porém, como você não foi um dos bonzinhos na vida, agora vai ter que fazer por merecer a chance de continuar vivendo... ou não. 

Li que o filme foi um experimento de baixo orçamento, por isso a simplicidade das cenas e o foco dos dois no banheiro, com flashbacks dos dois mostrando os motivos de terem sido escolhidos. 

Eu, particularmente gostei bastante desse primeiro, por nos apresentar esse mistério de quem ou por que essa pessoa estaria fazendo isso com outras. Montando armadilhas complexas e mais, sabendo de tudo o que as vítimas fazia? Só um psicopata para perder tempo planejando tudo dessa forma. 

E o final? Adam morre no banheiro mesmo? E o médico? Consegue fugir? Explicações na sequência hahaha 

No mais, minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários