Dica de Destaque

Poltergeist o fenômeno - Divagando Sempre

 Maratona de Halloween 🎃 

Ano de lançamento 1982

Duração 1h 54m

Direção Tobe Hooper

Elenco Heather O'Rourke, JoBeth Williams, Craig T. Nelson, Zelda Rubinstein, Dominique Dunne, Oliver Robins, Beatrice Straigh



Sinopse 

Uma família da Califórnia precisa lidar com acontecimentos estranhos e assustadores quando espíritos começam a se comunicar com eles através de um aparelho de TV. Os fantasmas parecem amigáveis no começo, mas ficam cada vez mais ameaçadores quando a filha mais nova do casal desaparece. Sem saída, os pais procuram a ajuda de um grupo de parapsicólogos liderados por uma médium para tentar recuperar a menina.

Trailer 



DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Carol Anne mora com sua família composta por seus pais e seus dois irmãos mais velhos. Porém, Carol Anne é a primeira que vê manifestações sobrenaturais na casa. Seu irmão Robbie sente medo de tempestades e de uma árvore que fica em frente a janela do quarto deles. 

Uma noite, Carol Anne tenta se comunicar com a TV, mas só no outro dia, sua mãe vê as manifestações sobrenaturais. Começou com as cadeiras da cozinha mudando de lugar sozinhas. Inicialmente a família pensou não ser nada perigoso. Até que em meio a uma tempestade, a casa é parcialmente destruída e Carol Anne desaparece. 

Diane e sua família notam então, vozes de Carol Anne vindo de dentro da TV. Ela ouve a mãe mas não sabe onde está e nem como voltar para casa. Desesperados pedem ajuda de uma parapsicologa que ao confirmar uma presença na casa, pede a ajuda de uma médium.











Minhas divagações finais 

Durante muitos anos, pensei seriamente que esse filme seria tremendamente assustador. Talvez décadas atrás pudesse set considerado, visto que hoje em dia as histórias e os efeitos especiais são bem mais macabros. No entanto, a história do filme não deixa de ter seus pontos assustadores. 

Como é um filme da década de 80 e de Steven Spielberg, dá para imaginar um pouco de como é o filme. Não é de fato assustador a ponto de lhe tirar o sono, mas deixa lá suas impressões.

A história da família é típica de uma casa mal assombrada, assim como sua origem, onde foi construída em cima de um cemitério. Tanto que durante uma tempestade, Diane encontra esqueletos no buraco onde estariam construindo uma piscina. 

As aparições do demônio não foi lá grande coisa, na verdade achei meio cômico como naquela época imaginavam que ele seria assim. E os espíritos como luzes, bom, já é mais aceitável principalmente quando nos vídeos de lugares assombrado, são vistos orbes em algumas gravações. Mas enfim, tópico para outras divagações. 

O filme se tornou mais assustador com o passar dos anos, devido aos acontecimentos após as filmagens da trilogia. Como a morte precoce da atriz mirim que fez Carol Anne, Heather O'Rourke aos 12 anos e o assassinato de Dominique Dunne, fora coisas estranhas que aconteceram durante as filmagens. 

Um fato curioso que li sobre o filme, foi de terem usado esqueletos de verdade, pois sairia mais caro mandarem fazer. Gente, mesmo para quem não acredita no sobrenatural, que falta de respeito usar esqueletos de verdade... não é a toa que deixa as lendas sobre as maldições mais reais hahaha 

Em muitos filmes de terror, quase sempre falo do meu medo de palhaços e bonecas. E lá está um palhaço novamente que até Robbie, o filho do meio, sente medo. 

Não sei porque, mas achei a médium meio assustadora e ao mesmo tempo fofinha, acho que o modo como ela fala a deixa assim. Agora, um dos caras que estava ajudando a parapsicóloga saiu fora depois de uma experiência traumatizante. Nós te entendemos cara...

Felizmente os atores interpretaram muito bem seus papéis, tanto que no final até eu estava desesperada com o pai para ligar o carro logo e fugirem dali... Os gritos de todos, misericórdia... mas, a história em si não foi grande coisa. Tanto que teve uma parte que até cochilei hahaha 

Não é que seja um filme parado, os acontecimentos são lentos sim, mas compreensível né, precisam desse momento para o drama da história. Mas para quem gosta de mais ação ou sustos... não é o caso aqui. Acho que é mais desesperador do que assustador. Pois Carol Anne é uma criança perdida em algum lugar da casa com espíritos ruins. 

Só não entendi ou não prestei atenção no que o demônio fazia ali. Os outros foi compreensível, pois tiveram seus túmulos retirados mas seus corpos não, ficando ali.  Mas quem invocou o demônio?

Mas enfim, não foi de todo ruim, embora como eu disse antes, passei anos com receio de ver esse filme achando que ia ter pesadelos de medo, mas, foi divertido até. Agora ver as sequências porque não imagino o que essa família ainda vai ter que enfrentar...

Minha nota de satisfação pessoal 9/10

Comentários