Dica de Destaque

As 24 personalidades de Billy Milligan - Divagando Sempre

 As 24 personalidades de Billy Milligan ( série documental / ano de lançamento 2021)



No final da década de 70, um homem é preso acusado de uma série de estupros no campus de uma universidade em Ohio. 

Identificado como Billy Milligan,  durante o tempo em que passou preso, médicos psiquiatras fizeram avaliações de seu comportamento até descobrirem que ele sofria de personalidades múltiplas. 



Aparentemente a personalidade original, Billy, passou por um trauma na infância desencadeando as outras personalidades desde crianças de 4 anos, jovens de 14, 16 ou homens e mulheres de sua idade aproximada. 

Quando tinha 16 anos Billy tentou se matar, então as outras personalidades o deixavam "dormindo" controlando seu corpo a maioria do tempo.

Até então era conhecido 10 personalidades em Billy. Ele foi inocentado pelos crimes alegando insanidade e então, descobriu-se que ao todo ele tinha 24 personalidades, na qual a maioria não eram tão boas...

Pulando de hospital em hospital  psiquiátrico ao longo dos anos, ele decide fugir depois ir parar em outro hospital onde estava novamente aos cuidados de um médico que não acreditava em seu problema de personalidades múltiplas. 

Billy achava que quando o médico mudava seus medicamentos por não acreditar em seu transtorno, estava perseguindo-o apenas, negando seu devido tratamento. 

Passou então aos cuidados de outro médico que alegou que estava apto a voltar a sociedade podendo viver livremente, já que suas personalidades haviam se fundido em uma só. 

Passou anos em Los Angeles ganhando dinheiro em cassinos e gastando com jogos e drogas. Depois de um tempo voltou para Ohio onde foi diagnosticado com câncer falecendo em 2014.


Ao meu ver, a história toda de Billy não passou de entretenimento para fazer dinheiro e até mesmo fama para ele.

Inicialmente você sente até pena dele, pela infância sofrida e traumática que passou, mas como ele cresceu e cometeu os mesmos atos com outras pessoas e jamais foi julgado por esses crimes? 

E as vítimas de estupro? E as pessoas desaparecidas que só ficou a desconfiança de que Billy provavelmente as matou?

Suas múltiplas personalidades eram reais ou apenas encenações de um assassino brilhante e cruel?

Mesmo passando anos em hospitais psiquiátricos, ele ainda teve uma vida boa gastando dinheiro e se divertindo e quem sabe fazendo outras vítimas desconhecidas. E seu final não foi nada justo...

Billy sempre foi um perigo para a sociedade e se de fato tinha um transtorno, o certo era estar trancado fazendo tratamento e não solto no meio de inocentes escolhendo talvez sua próxima vítima.

Achei que a história de Billy teria mais foco em suas múltiplas personalidades. Mas acho que a história partiu daí para dizer que ele foi o primeiro criminoso inocentado por insanidade. 

Ele poderia sofrer algum transtorno sim, mas não acredito nas 24 personalidades dele. 

E suas vítimas jamais devem ser esquecidas. 

Achei o início interessante, mas depois perdeu muito o foco e para mim continua sendo tudo uma história  hollywoodiana.

Não tenho nota de satisfação pessoal para esse documentário porque não sei dizer o que senti ao terminá-lo...

Comentários