Dica de Destaque

Desserviço ao consumidor - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2019

1 temporada 4 episódios 



Sinopse 

Essa série documental mostra que a propaganda enganosa e a negligência na produção de produtos populares podem ter consequências gravíssimas. 


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Episódio 1 - Mundo dos cosméticos

Influencers e estratégias de marketing criam uma sensação de urgência, levando a um mercado de produtos falsificados contaminados com bactérias, arsênico ou coisa pior.

Episódio 2

O cigarro eletrônico, criado para adultos, faz com que muitos adolescentes fiquem viciados em nicotina. E quem ganha com isso é a indústria do tabaco.

Episódio 3

Fabricantes de móveis descartáveis, como a Ikea, usam uma fachada de sustentabilidade para esconder danos ao meio ambiente e produtos tão frágeis que podem até matar.

Episódio 4

As grandes corporações vendem produtos descartáveis de plástico como se fossem recicláveis. Mas a maior parte termina em aterros ou em praias do sudeste asiático.







Minhas divagações finais  

No episódio sobre os cosméticos, achei incrível o número de produtos falsificados, confesso que jamais me passou pela cabeça que existia algo desse tipo. No geral, acabamos compreendendo que essas fabricações ilegais, podem até ajudar financeiramente alguns consumidores mas o que os fabricantes prezam, sempre são os lucros e não a qualidade. 

Não é de hoje que vemos produtos falsificados, o mundo está cheio de bolsas, sapatos, tênis, mas o que me deixou incrédula, é que existem até remédios... até onde o ser humano é capaz de ir para gerar o próprio lucro? 

Como diz um dos investigadores, alguns produtos podem não fazer mal a saúde dos consumidores, mas a maquiagem é algo diferente. Os inúmeros problemas que causam na pele e no corpo com esses produtos mal fabricados é assustador. Você pode até conseguir aquele produto de marca que todo mundo está falando, pode ficar na moda e se sentir bem socialmente, mas nada vale a pena se sua pele ficar prejudicada ou sua saúde. 

No caso dos cigarros eletrônicos, eu já acho que são como os cigarros comuns, você sabe que faz mal, mas se continua, o problema é seu. Eu não acho estiloso, não acho que torna a pessoa mais atraente, quando passo perto de alguém fumando e geralmente solta a fumaça na minha cara, além da vontade de tossir da vontade de falar um monte também. 

Ah mas você nunca experimentou ou você não sabe como é ser estressado... Eu vivo estressada mas felizmente o que me relaxa não destrói meus pulmões nem polui o ar dos outros hahaha e não é porque está na moda e todo mundo está fazendo que vou fazer também. Onde as pessoas acharam que o cigarro eletrônico não faria mal a saúde? O docu é de 2019, vê aí hoje em dia como anda as estatísticas sobre o vape...

Agora, sobre os móveis, achei triste esse episódio. Tanto pelas famílias que perderam os filhos esmagados por uma cômoda mal fabricada quanto pelo desmatamento. Acho absurdo como o ser humano tem capacidade para tanto mas ainda assim, a maior delas é a destruição do próprio planeta. E pior, a negação de que seus produtos são prejudiciais para os próprios consumidores. É tipo, nós fabricamos mas vocês que tomem cuidado...

E realmente, desde que lançaram a campanha de reciclagem, pensávamos que estávamos fazendo o certo ao separar os plásticos para serem reciclados. Mais uma vez, é espantoso como as grandes fábricas, visando apenas seu próprio lucro, sejam capazes de poluir o ar e os rios. 

Notícias, campanhas, protestos, parece que nada disso serve como alerta para nós, em meio a bilhões de seres humanos no planeta, nem a metade se preocupa o suficiente com o destino da humanidade. Já sentimos as diferenças no clima, ainda assim, a maior preocupação das pessoas, é em como ganhar mais dinheiro prejudicando o ser humano e destruindo a natureza...

Acho importante esse tipo de documentário porém inútil, porque não é todo mundo que vai assistir e muito menos se importar.

Mas, minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários