Dica de Destaque

O mágico de Oz ( livro ) - Divagando Sempre

 Ano da primeira publicação 1900

Páginas 224

Autor/a L. Frank Baum



Sinopse 

Um ciclone atinge a casa onde Dorothy vive com os tios e ela e seu cachorro Totó são levados pela ventania e param na Terra de Oz. Por lá, Dorothy faz novos amigos, vive histórias fantásticas e precisa enfrentar seus próprios medos.


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Dorothy que vivia tranquila com seu cachorrinho Totó na casa de seus tios no Kansas, de repente se vê sozinha na casa, sendo levada por um furacão sem parar. 

Como não parecia ter outros perigos, ela acaba dormindo com Totó ao seu lado e quando acordam, estão em um local totalmente diferente de Kansas. 

Ela então descobre que matou sem querer uma bruxa má e pega seus sapatinhos para substituir pelo seus e com indicações de que o mágico de Oz, que vive na cidade das Esmeraldas poderá levá-la de volta para casa, ela parte pela estradinha de tijolos amarelos até o castelo do mágico. 

No caminho encontra um pobre espantalho triste, preso em uma estaca de onde Dorothy o tira de lá e quando diz que está indo ver Oz, o espantalho decide ir junto para ver se o grande mágico lhe concede um cérebro. 

Com companhia a jornada se torna mais alegre quando encontram um lenhador peculiar. Ele é todo de lata e está enferrujado em uma única posição segurando seu machado. Dorothy e o espantalho conseguem lubrificar o lenhador que lhes conta sua história e também decide ir junto com eles, na esperança do mágico lhe dar um coração. 

Durante a jornada ainda encontram um enorme leão, que apesar de seu rugido assustador, na verdade é um covarde. Ele também decide ir junto com o grupo esperando que o mágico lhe dê algo para ter coragem. 

Assim, Dorothy, Totó, Espantalho, Lenhador de lata e o Leão, enfrentam adversidades, quase perdem um ou outro membro do grupo, contam com ajuda de aliados, salvam outros, até se encontrarem finalmente com o grande mago. Porém, ele dá outra missão em troca de realizar os desejos de todos. Quando retornam, descobrem que foram enganados mas Oz dá um jeito de realizar os sonhos de todos. Embora Dorothy tinha a chave para ir embora o tempo todo com ela e não sabia...


Minhas divagações finais 

Eu lembro vagamente de ter visto um filme anos atrás e depois, muitas versões dessa história foram feitas. Mas confesso que amei o livro. 

Não me lembrava muito bem da história, mas achei maravilhosa. Pensei que a última  bruxa má daria mais trabalho, mas Dorothy a derrotou fácil. Só achei que um dos desejos no gorro mágico, fosse que os macacos alados fossem libertados da maldição  mas acho que Dorothy não era tão boazinha assim hahaha 

A história foi prazerosa de ler, todos os personagens bem trabalhados e o desfecho foi satisfatório. A revelação do mágico de Oz eu ainda me lembrava mas seu final não. Dorothy apesar de ser jovem, até que foi corajosa e sábia em alguns momentos. 

Minha nota de satisfação pessoal 10/10

Comentários