Dica de Destaque

Não durma ( livro ) - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2017

Páginas 378

Autor/a Michelle Harrison 



Sinopse

Elliott, um garoto de 17 anos, não dorme bem desde o acidente que quase o matou. Às vezes, ele fica em um estado de quase sono, meio adormecido, meio acordado, e se vê cercado por silhuetas em movimento. Em outras, é ele quem se move, enquanto seu corpo permanece inerte na cama. Médicos dizem que a paralisia do sono e as experiências extracorpóreas são inofensivas — mas, para Elliott, elas são assustadoras. Determinado a descobrir o que está acontecendo, ele consegue um emprego em um museu conhecido por ser mal-assombrado, onde conhece a enigmática Ophelia. Certa noite, ao retornar de uma experiência extracorpórea, Elliott não encontra o próprio corpo. Alguma coisa o está ocupando, algo morto que quer viver de novo — e quer Ophelia também...


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Elliot, após passar por uma experiência de quase morte depois de sofrer um acidente, não consegue dormir tranquilo como as pessoas normais, pois sem ter controle ele acaba saindo de seu corpo. Não suportando as dúvidas sobre o que está acontecendo e o medo de uma pessoa no mesmo apartamento que ele, sem ser seu pai e que só ele vê, ele arranja um emprego em um local assombrado para obter respostas. 

Ele conhece Hodge, o antipático dono do museu mal assombrado e sua enigmática sobrinha Ophelia.  Durante um turno a noite, após adormecer, ele sai de seu corpo novamente mas ao retornar, seu corpo desapareceu. Um jovem está com ele e ele é assustador e quer Ophelia também...


Minhas divagações finais 

Finalmente uma história sobrenatural, embora o título e a capa não demonstre tanto ser. Adorei o Elliot e pensar que a paralisia do sono existe é assustador. 

Apesar que até o desenrolar da trama acontecer demore um pouco, eu já tinha minhas próprias teorias. E pela primeira vez eu acertei hahaha ou estava muito óbvio afinal de contas. 

Apesar da lentidão dos acontecimentos, detalhes de rotina, trabalho, segredos, são importantes para irmos juntando as peças no final. Não chega a ser surpreendente mas faz todo sentido, o que torna o livro espetacular.  

Gostei como o pai de Elliot vai lidando com o que acontece com o filho, inicialmente fiquei apreensiva com ele, pois se dentro do meio familiar não há compreensão e ajuda, onde Elliot iria conseguir isso? A justificativa do pai para ignorar ou não acreditar no que acontecia com ele, foi plausível. 

A história da Tess foi incrível, embora não tenha concordado com o que ela fez no final, fugiu, se escondeu para continuar viva, para no fim fazer isso? Eu aceitaria mais se a tivessem encontrado... 

E a história do Sebastian? Eu suspeitei dele o tempo todo e tinha certeza de quem ele era na verdade e o que o tio tinha feito, embora o modo tenha sido diferente. Não foi um suspense difícil de resolver e em alguns momentos senti um medinho até hahaha 

Pela sinopse deu a entender que seria algo bem mais assustador e que a perda do corpo de Elliot seria mais dramático. Ou, eu que entendi assim. Mas não foi tudo isso. Deu um certo trabalho, Elliot perdeu seu corpo por um tempo mas não é como se o fantasma quisesse ficar ali para sempre... ele só queria resolver algo pendente. 

Foi algo diferente confesso, a escrita é até boa, a leitura fluída, embora tenha gostado do desfecho,  não foi nada excepcional, mas foi bom.

Minha nota de satisfação pessoal 8/10

Comentários