Dica de Destaque

Lucas e Nicolas: um amor adolescente - Divagando Sempre

 Ano da primeira publicação 2016

Páginas 272

Autor/a Gabriel Spits



Sinopse 

Aparentemente, eles têm pouco em comum: Lucas não tem talento para o esporte, mas é um gênio na escola. Sua vida social é nula, mas nas redes sociais se vira bem; Nicolas é o fortão da turma, bonito, popular. Suas notas são vergonhosas, mas nos esportes ele se destaca. Suas dúvidas irão uni-los; suas certezas podem ser desastrosas. Em seu romance de estreia, o paulista Gabriel Spits pinta um retrato honesto, cativante e bem-humorado da adolescência nos dias de hoje. Lucas e Nicolas é um romance sobre amizade e homossexualidade, amor e descobertas na fase mais conturbada da vida.


DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Lucas não tem amigos, sua vida social é baseada em bullying principalmente por ser gay. Seu único amigo é Matheus, que conversa todo dia mas online, nunca se viram pessoalmente. Apesar de todos na escola saberem de sua orientação sexual, seus pais não fazem ideia e ele não sabe como se abrir para a família. 

Nicolas acaba de se mudar para a casa de seu pai. Quer começar de novo, sem estardalhaços, se encontrar mas também se manter discreto. O que não acontece, uma vez que sua aparência não ajuda ( já que é loiro, olhos claros, porte atlético e bonito ) e a professora já no primeiro dia não o deixou passar despercebido já dizendo a turma que ele é faixa preta em caratê. 

Lucas, não quer mas não consegue tirar os olhos de Nicolas e tem certeza que com esse porte todo, ele é hetero. Apesar de tentar manter a pose de durão, os acontecimentos levaram Nicolas até Lucas...


Minhas divagações finais 

Primeiro livro que leio onde os protagonistas gays não tiveram química nenhuma, pelo menos não senti isso entre eles. Nicolas ficava o tempo todo na defensiva. Claro que eu entendo, ainda mais por tudo o que passou antes. 

Mas Lucas sofreu também. Acho que a história ficou boa mesmo chegando para o final. Quando juntou um quarteto improvável hahaha 

A sinopse que encontrei diz que é o romance de estréia do autor, então vou reconsiderar algumas falhas. 

No fim, apesar da família presente de Lucas, não sabemos como reagiriam ao saberem sobre a homossexualidade do filho. O trabalho do pai do Nicolas só foi exposto quase no final, da forma como ele bebia, cheguei a pensar que seu trabalho era vergonhoso porque nunca falavam sobre hahaha se era só para surpreender no final, comigo não funcionou. 

Em toda conversa online com Matheus, nunca passou a mensagem de algo entre eles, ou que Matheus sentisse algo por Lucas. Nisso, achei um atropelo na história, porque do nada o menino apareceu e nutria sentimentos pelo Lucas? Ainda que, se ele tivesse servido para de repente fazer ciúmes no Nicolas e este despertar para a vida, que apesar de tudo também gostava do Lucas, teria sido mais interessante. 

Não foi de todo ruim, faltou apenas trabalhar um pouco melhor nos personagens e ter dado mais química aos dois protagonistas. Nem que na visão deles pensassem que não rolaria nada, mas por dentro estivessem sentindo algo mais. 

A parte do bullying com o Lucas foi horrível e é uma triste realidade onde nem contar a verdade para os pais ele teve coragem. Se os filhos não tem apoio dentro de casa, o que dirá lá fora mesmo... 

Enfim, apesar dos trancos e barrancos, minha nota de satisfação pessoal 7/10

Comentários