Dica de Destaque

Tony Hawk: até as rodinhas caírem - Divagando Sempre

 Ano de lançamento 2022

Duração 2h 9m

Direção Sam Jones 



Sinopse

Documentário investiga a psique complexa de um homem cuja determinação obstinada e desejo de sucesso o colocaram no auge de seu esporte. Confira um olhar abrangente sobre a vida e carreira lendária do skatista.

Trailer 







DIVAGAÇÕES, ANÁLISES E IMPRESSÕES PESSOAIS 

Já disse que amo documentários? Então, eu simplesmente amo documentários hahaha de qualquer tipo, musical, criminal, esportivo... eu queria poder dizer que já joguei o jogo do Tony Hawk, mas infelizmente não. Já joguei uns joguinhos de skate ( eu era péssima), de snowboard e bicicleta, mas do Tony só conhecia de nome. Na verdade nem sabia como era sua aparência hahaha 

Tony era uma criança muito ativa, sua mãe o teve já na casa dos 40, então era o mais novinho da família e para se manter calmo e disciplinado ele foi apresentado ao mundo do Skate. 

Como qualquer pessoa que atinge o sucesso, ele teve que literalmente suar a camisa. Seu início não foi tão bem recebido em comparação a famosos que foram descobertos em seu auge. Tony teve que provar sua capacidade e calar a boca dos que o criticaram no início. 

Por ser um jovem desengonçado, mirradinho, fazer manobras que não eram típicos do Skate e ter o pai que organizava seus eventos, não foi bem recebido pelo público, até que mostrou seu talento vencendo um campeonato fora de casa. 

Fez parte da equipe de skatistas chamado Bone Brigade, venceu inúmeros campeonatos, mas chegou a um determinado ponto em que não tinha mais sentido estar sempre no topo, mas sozinho, pois não havia mais adversários para derrotar. Se sentiu desanimado e quase desistiu do Skate, mas então começaram a filmar andando de skate e sua paixão continuou firme e forte até a idade avançada...

Mas nem tudo foi sucesso e riqueza. Durante um tempo o skate perdeu forças e quase ninguém mais andava ou falava sobre. Tony passou por momentos difíceis financeiramente até que um dia o skate voltou com tudo. Ele começou a fazer apresentações andando de skate e em um desses momentos, seu pai veio a falecer. Foi o momento mais triste de todo o filme. Pois aqueles que criticaram seu pai no início com certeza viram todo o apoio e amor que ele dava a Tony. 

Tony era determinado e nunca desistia. Um dos pontos altos de sua carreira foi quando conseguiu fazer a manobra 900 graus. Até eu vibrei quando ele conseguiu. Mas sua vida pessoal desmoronava quando ele percebeu o que se tornou ao deixar de lado esposa e filhos...

Achei um dos momentos mais reflexivos do filme quando ele conta que apesar de tudo, a vida pode ser mais do que apenas andar de skate. Alguns são viciados em drogas, cigarros, bebidas, Tony era viciado em skate.

Pior é saber que ele se quebrou todo no processo. Cada um dos skatistas entrevistados no doc disseram que já sofreram algum tipo de fratura durante a carreira, mas ninguém supera Tony. E ainda vão conviver com a dor até o fim da vida. 

Infelizmente eu também nunca andei de skate. Sempre amei essa modalidade, assim como os skatistas e seus modos de vestir. Mas andar é outra história  e o que dirá fazer manobras em rampas... capaz... é se esborrachar toda....

Nós dificilmente imaginamos como é a pessoa por trás dos holofotes, mas qualquer famoso tem seus demônios para enfrentar e todo sucesso traz consequências...  

Mas acho que apesar de jamais desistir dos sonhos, nós precisamos aprender a lidar com o sucesso quando o realizamos, independente se o sucesso é pessoal ou social.

A história de Tony foi incrível, porque sua superação ao mostrar do que era capaz foi inspirador. Claro que todos queremos ganhar dinheiro, mas fazê-lo com algo que amamos é melhor ainda. Só precisamos aprender a conviver com o sucesso sem quebrar nosso psicológico. 

No mais, super recomendo o doc.

Minha nota de satisfação pessoal 10/10


Comentários