Ano de lançamento 2023
Duração 1h 45m
Direção Vasilis Katsoupis
Elenco Willem Dafoe
Trailer
DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA
Nemo, é um ladrão de arte que invade uma cobertura com a ajuda de um colega que ele chama de número 3. Número 3 invade o sistema de alarme da cobertura, onde Nemo chegou de helicóptero e ele tem 7 minutos para pegar todos os itens valiosos que puder. No entanto, o quadro mais valioso que procuram, não se encontra no local. Apressado então, Nemo se prepara para sair digitando o código de acesso que acaba disparando um alarme. Número 3 não consegue desfazer o erro e avisa Nemo que a partir de agora está por conta própria.
Enlouquecido com o barulho do alarme, Nemo tenta de tudo para silenciar o local e assim que consegue, percebe que acabou quebrando o painel digital da porta. Ele tenta entrar em contato com Número 3 sem sucesso. Tenta então quebrar a porta de entrada para descobrir que após o enfeite de madeira, ela é feita de aço. E como quebrou o painel digital, a temperatura fica desregulada começando a esquentar o apartamento.
Procurando rotas de fuga e coisas para comer e beber, Nemo agora precisa lutar contra a temperatura elevada, depois o frio, a fome, sede além da solidão. Passam-se dias preso onde destrói os móveis na tentativa de obter ferramentas para conseguir escapar.
Minhas divagações finais
Alguns filmes, quando não agradam o público, a primeira coisa que falam é: nossa, que filme ruim, como um ator tão famoso se submeteu a esse tipo de papel? Gente, um bom ator é versátil. E com certeza Willem Dafoe leu o roteiro antes de fazer o filme. Eu, como sempre, particularmente achei interessante.
Primeiro porque o cenário e o elenco é extremamente simples. Um apartamento e 3 ou 4 atores que aparecem durante a maior parte do filme. Sendo o ladrão o principal. Segundo, o roteiro é mais simples ainda com pouquíssimas falas de Nemo, tanto que acho que ele só teve falas para espantar a solidão. Sabe quando acabamos falando sozinhos para ouvirmos nossas próprias vozes? E por último, embora pareça simples, encenar alguém preso, sozinho, em um apartamento de luxo sem muitos meios de sobrevivência é até complexo.
Mas, eu também achei algumas falhas, ou inúmeros "se". Se Nemo não tivesse se desesperado e tentado achar um meio menos violento de parar o alarme, pelo menos o painel digital não teria sido destruído. Se como ladrões profissionais tivessem pensado melhor em uma rota de fuga, Nemo não teria ficado preso. Se o número 3 fosse um colega de profissão confiável, teria dado um jeito de salvar Nemo, sabendo que o proprietário do apartamento estaria fora ainda por vários dias. Se Nemo tivesse batido na porta com algo duro no metal em vez de só ficar chamando por socorro, talvez em algum momento a faxineira poderia ter escutado.
Agora as falhas, como que um prédio tão sofisticado e um apartamento com um sistema de alarme tão tecnológico não acessou a polícia ou o próprio dono do apartamento? Sendo assim, para que investir em algo tão falho né. E também, como que ladrões profissionais planejam um assalto em uma cobertura altamente "protegida" não estudaram o que poderia dar errado e uma rota de fuga? E não é uma falha mas foi algo que não fiquei satisfeita que foi o final. Aberto. Daqueles que você tira suas próprias conclusões. A minha foi a pior possível hahaha
Mas em retrospecto, o drama que Nemo vive preso ali, com as mudanças climáticas, a solidão, a falta de alimento, Dafoe nos transmitiu esses sentimentos muito bem. A falta de comida me fez lembrar algo que pensava enquanto assistia o filme. Os donos do apartamento podem ser ricos, mas na despensa só tinha comida de cachorro. Se Nemo tivesse ficado preso em um apartamento de família mais humilde, encontraria provisões para vários meses hahaha
Imagina o dono voltando e encontrando tudo quebrado, a piscina com fezes, e o pior seria encontrar um corpo ali. Falando em fezes, como é que Nemo não impregnou o apartamento com o cheiro delas? E, como que um apartamento desses não tem uma caixa de ferramentas? O apartamento podia ser cheio de coisas de valor, mas achei vazio na verdade. Não tinha cara de um lar, pode-se dizer que parecia mais um local de passagem...
De qualquer forma, achei interessante e aconselho ver sem compromisso. Muitos não gostaram, então caso não curta filmes de sobrevivência com apenas um personagem e ainda preso em local limitado, passe longe pois a experiência com certeza não será satisfatória.
Nota 8/10
Nenhum comentário:
Postar um comentário