Dica de Destaque

[Review] Twister - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 1996

Duração 1h 53m

Direção Jan de Bont

Elenco Bill Paxton, Helen Hunt, Phillip Seymour Hoffman, Jami Gertz, Cary Elwes, Alan Ruck, Lois Smith, Jeremy Davies



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HISTÓRIA 

Bill vai atrás de sua antiga equipe de caçadores de tornado, para encontrar Jo e pegar os papéis do divórcio. Ele agora está com Melissa, com quem pretende se casar. Porém, pegar os papéis assinados não será fácil quando a equipe está atrás de um grande tornado para testar o novo equipamento que eles criaram, batizado de Doroty. 

Mas o que Bill não sabia era que a equipe concorrente roubou sua ideia e também fez o mesmo projeto, embora eles tenham mais condições financeiras por terem patrocinadores. Isso faz com que Bill decida ficar com a equipe, embora tenta se convencer de que na verdade está apenas atrás dos papéis do divórcio. 

Mas a cada tornado que encontram, Melissa tem cada vez mais certeza de que Bill não é para ela, já que eles acham emocionante essa caçada aos tornados enquanto ela acha apavorante e traumatizante. 












Minhas divagações finais 

Esse é um dos clássicos que não importa a passagem dos anos, continua tão bom quanto eu me lembrava. Na época em que vi a primeira vez, além de ser um tema da qual não temos controle: a natureza, também me fez ir atrás do filme que estava passando no cine Drive in, que tinha as duas garotinhas paradas no corredor e um menininho andando de motoquinha ao encontro delas. Quando descobri que era o filme O iluminado e que era baseado no livro de Stephen King, foi onde minha paixão por terror e por esse escritor nasceram. Terror eu já gostava de ver, mas ler? Foi com King que conheci o terror através de suas páginas assustadoras. 

Mas enfim, quanto ao filme, Twister, para mim sempre foi mais do que uma caçada por tornados. Primeiro foi a aceitação de Jo pela perda do pai pelo tornado quando era criança. Ela se arriscou a vida toda para estudar esse fenômeno no intuito de encontrar meios do aviso ser mais eficaz, dando tempo para as pessoas se abrigarem.  

Depois seu relacionamento com Bill, que apesar de ele ter seguido em frente, era óbvio que ainda sentia algo pela Jo. Talvez se não tivesse a procurado naquele momento, quem sabe o que teria acontecido. Claro que ela ficou evitando mandar os papéis assinados por talvez estar esperando algo acontecer. Mas depois que ele foi até lá com Melissa, ficou óbvio que ele queria seguir em frente, enquanto ela ainda tinha esperanças. 

A busca pelo tornado era emocionante, pois mesmo dando tempo de você fugir ou pelo menos não ficar no caminho dele, era algo fascinante. Embora após sua passagem era devastador pelo rastro de destruição que deixava. E, ainda tinha a competição com outra equipe que utilizava meios tecnológicos avançados para a caçada além de terem roubado a ideia Doroty de Jo e Bill.

A equipe de Jo era muito barulhenta, mas se via ali um clima de família. E a tia Meg de Jo era muito fofinha. A única pessoa ali que claramente se via que não se encaixava no local, era a Melissa. Mas não a criticando, pois ela só foi acompanhar Bill para pegar os papéis do divórcio e acabou envolvida na caçada aos tornados, porque Bill simplesmente não conseguia deixar essa vida para trás, por mais que estivesse tentando. Não tinha como odiá-la, mesmo sendo toda bonitinha, meiguinha e completamente diferente de Jo. Mas como ela disse no final, não tinha como ela competir com tudo aquilo. 

Pelas minhas lembranças, eu achava que alguém da equipe morreria ou até mesmo tia Meg, mas ainda bem que não foi nada disso. Embora alguém tenha de fato morrido... mas porque foi por teimosia... 

E o melhor de tudo, foi com esse filme que conheci Van Halen. Infelizmente meu integrante favorito, o guitarrista Eddie faleceu em 2020. A música que toca no filme é a Humans being. Segue o vídeo porque a música é fenomenal.


Nessa época eu já tinha saído da minha fase sertanejo e estava variando entre o pop e o rock. Mas Van Halen e Nirvana, marcaram minha adolescência. Ou seja, esse filme foi tudo de bom na minha vida. E considerando o ano, o modo como foi feito é excepcional. É um clássico memorável e que vale a pena ver e rever tantas vezes puder. 

Nota 10/10


Comentários