Dica de Destaque

[Review] Silenced ( Em silêncio ) - Divagando Sempre

 

Ano de lançamento 2011

Duração 2h 5m

Direção Hwang Dong-Hyuk

Elenco Gong Yoo, Jung Yu-Mi, Baek Su-Ho, Gwang Jang, Choi Jin-Ho



Trailer 




DIVAGAÇÕES APRESENTANDO A HITÓRIA 

Kang In-Ho aceita dar aulas em uma cidade chamada Mujin, por indicação de um antigo professor em uma escola para crianças com deficiência auditiva. Precisando de dinheiro agora que é viúvo e sua filha precisa de cuidados médicos, In-Ho se depara inicialmente com um problema moral, onde vê que o diretor da escola abusa do poder com propina e intimida os alunos com agressões físicas, dizendo a In-Ho que as vezes a violência é necessária na educação dessas crianças.

Mas, In-Ho, ao socorrer uma aluna, descobre que além das agressões físicas, ela também sofria abuso sexual. Junto com uma ativista que conheceu no seu primeiro dia na cidade, ele então consegue a ajuda de 3 alunos que aceitaram depôr contra a escola. Porém, ninguém estava disposto a ajudar, polícia, ministério público ou secretaria de educação, só quando uma emissora de TV se interessou pelo caso e expos as atrocidades, que o diretor e responsáveis foram levados a julgamento. 

O que ainda dividiu opiniões pelo diretor e seu irmão fazerem parte de uma comunidade religiosa e estarem trabalhando com doações, a população acredita que seja um terrível engano. Infelizmente não existe justiça nesses casos onde o promotor aceita propina...








Minhas divagações finais 

Eu já havia lido que esse filme era muito forte e quando vi, realmente, não recomendo para qualquer um. Li muitas questões a cerca de como foram gravadas as cenas das crianças sendo molestadas pelos adultos. Pesquisei sobre mas não encontrei nada, a não ser as críticas à respeito. Eu, sinceramente espero que essas crianças tenham tido suporte e apoio emocional e que as cenas dos adultos as molestando tenham sido gravadas de alguma forma que não as prejudicaram. Porque foram muito pesadas. 

Dito isso, muitos comentários que li acerca dessa história achei mais preconceituosas do que horrorizadas com o tema. Abuso sexual acontece em qualquer lugar do mundo. Cada país tem seu modo da justiça não ser feita. Não é de hoje que temos conhecimento de juízes que aceitam propina e acabam dando penas leves para molestadores com algum tipo de poder e influência. E os dessa história não foi diferente. 

Agora, em relação a produção do filme, tem que ter muito preparo mental, tanto para os atores que fariam os abusadores como o professor que veria as cenas de violência e principalmente para as vítimas. Contar esse tipo de história não é difícil só para quem vai dirigir, mas muito mais para quem vai viver esses momentos. As pessoas hoje em dia gostam de assistir filmes procurando do que criticar. Achei as mensagens importantíssimas.

Me pergunto se fosse qualquer um de nós, como reagiríamos ao nos deparar com atos como esse? Também fica a dica de como o comportamento das crianças sempre mudam quando sofrem qualquer tipo de abuso e nunca estamos de fato atentos a isso. E o  pior do ser humano é quando adultos se aproveitam de crianças com deficiências. Pena de morte seria o mínimo para esse tipo de ato doentio. 

Enfim, não espere um final feliz, algumas crianças conseguiram sair desse inferno, ah, sem contar os familiares dessas crianças que fizeram acordo ganhando dinheiro em troca do perdão e assim a criança não precisaria depor. O que acarretou uma tragédia com um deles que não aceitou esse fim, pois só queria lutar por justiça. Se seu próprio familiar é corrupto, ignorando seu sofrimento, qual o sentido de lutar tanto? 

A história foi baseada em um acontecimento real, mas não pesquisei profundamente pois o filme já é traumatizante por si só. Confesso que as cenas de violência eu avancei pois não suportei ver. Só assisti mesmo porque queria conferir mais um trabalho de Gong Yoo e ainda vinha adiando durante muito tempo. Mas não adianta se preparar para ver porque jamais estaremos preparados para tanta violência e gente doente como esses diretores de escola. Mais uma vez não recomendo para qualquer um...

Apesar de horrível, minha nota será para Direção e atuação 10/10

Comentários